Caminhos para a sustentabilidade: avaliação do composto orgânico em uma escola pública do semiárido.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FEITOSA, Jefferson Ferreira de Freitas.
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19618
Resumo: Esta pesquisa se baseia em uma proposta de educação ambiental e educação do solo para um projeto de intervenção educativa que recicla resíduos orgânicos de uma escola pública. O objetivo foi desenvolver um processo de compostagem dos resíduos orgânicos resultantes da confecção da merenda de uma escola pública de Patos-PB com a colaboração dos alunos e professoras e avaliar a qualidade do composto gerado. Inicialmente, realizou-se a separação das sobras orgânicas provenientes do preparo da merenda escolar durante uma semana. Foi realizado uma palestra abordando as temáticas: matéria orgânica, compostagem e desperdício da merenda escolar. Posteriormente foi construído um lixômetro (termo usado para chamar a atenção das crianças junto a atividade) para a pesagem do material orgânico para cada dia da semana com os alunos. Para confecção da composteira foram utilizados três baldes com capacidade de 15 kg cada, onde foram furados e sobrepostos. Para complemento da composteira foi utilizado solo, folhas secas e pó de serra. O material orgânico inicial pesou 3,525 kg ficando com 1,185 kg ao término da pesquisa, com uma redução em 66% aos 120 dias. Com o composto maturado, foi realizada análise química para observar a qualidade do composto produzido. Concluiu-se que a ação educativa foi fundamental para implantação da composteira na escola, tendo originado um substrato de boa qualidade para plantas, apresentando teores da relação C/N dentro dos limites estabelecidos pela legislação, para composto orgânico comerciável.
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spelling Caminhos para a sustentabilidade: avaliação do composto orgânico em uma escola pública do semiárido.Paths to sustainability: evaluation of organic compost in a public school in the semiarid region.Educação ambientalCompostagemEducação em solosComposto orgânico – avaliaçãoAgroecologiaProjeto de intervenção educativaReciclagem de resíduos orgânicosMerenda escolar – reciclagem dos resíduosResíduos orgânicos escolares – reciclagemReciclagem na escolaEscola pública do semiárido – reciclagemEnvironmental educationCompostingEducation in soilsOrganic compost - evaluationAgroecologyEducational intervention projectRecycling of organic wasteSchool lunch – recycling of wasteOrganic school waste – recyclingRecycling at schoolSchool semi-arid public transport – recyclingEsta pesquisa se baseia em uma proposta de educação ambiental e educação do solo para um projeto de intervenção educativa que recicla resíduos orgânicos de uma escola pública. O objetivo foi desenvolver um processo de compostagem dos resíduos orgânicos resultantes da confecção da merenda de uma escola pública de Patos-PB com a colaboração dos alunos e professoras e avaliar a qualidade do composto gerado. Inicialmente, realizou-se a separação das sobras orgânicas provenientes do preparo da merenda escolar durante uma semana. Foi realizado uma palestra abordando as temáticas: matéria orgânica, compostagem e desperdício da merenda escolar. Posteriormente foi construído um lixômetro (termo usado para chamar a atenção das crianças junto a atividade) para a pesagem do material orgânico para cada dia da semana com os alunos. Para confecção da composteira foram utilizados três baldes com capacidade de 15 kg cada, onde foram furados e sobrepostos. Para complemento da composteira foi utilizado solo, folhas secas e pó de serra. O material orgânico inicial pesou 3,525 kg ficando com 1,185 kg ao término da pesquisa, com uma redução em 66% aos 120 dias. Com o composto maturado, foi realizada análise química para observar a qualidade do composto produzido. Concluiu-se que a ação educativa foi fundamental para implantação da composteira na escola, tendo originado um substrato de boa qualidade para plantas, apresentando teores da relação C/N dentro dos limites estabelecidos pela legislação, para composto orgânico comerciável.This research is based on a proposal for environmental education and soil education for an educational intervention project that recycles organic waste from a public school. The objective was to develop a composting process for organic waste resulting from the preparation of a school lunch in Patos-PB with the collaboration of students and teachers and to evaluate the quality of the compost generated. Initially, the organic leftovers from the preparation of school meals were separated for one week. A lecture was held addressing the themes: organic matter, composting and school lunch waste. Subsequently, a lixometer (a term used to draw the children's attention with the activity) was built to weigh the organic material for each day of the week with the students. Three buckets with a capacity of 15 kg each were used to make the compost, where they were drilled and overlaid. To complement the compost, soil, dry leaves and saw dust were used. The initial organic material weighed 3.525 kg, leaving 1.185 kg at the end of the research, with a reduction of 66% at 120 days. With the matured compound, chemical analysis was performed to observe the quality of the produced compound. It was concluded that the educative action was fundamental for the implantation of the compost in the school, having originated a substrate of good quality for plants, presenting contents of the C / N relation within the limits established by the legislation, for marketable organic compost.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEIUFCGVITAL, Adriana de Fátima Meira.VITAL, A. F. M.http://lattes.cnpq.br/5317087265969022ALMEIDA, Maria das Graças Veloso Marinho de.FARIAS, José Ray Martins.FEITOSA, Jefferson Ferreira de Freitas.2020-11-042021-06-24T20:05:58Z2021-06-242021-06-24T20:05:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19618FEITOSA, Jefferson Ferreira de Freitas. Caminhos para a sustentabilidade: avaliação do composto orgânico em uma escola pública do semiárido. 2020. 51f. 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