A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERNANDES, Luanna Maira Lins.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4514
Resumo: Este trabalho monográfico teve por objeto de estudo a atuação do Coordenador Pedagógico, com o objetivo geral de analisar a prática cotidiana deste profissional no ambiente escolar. Para isso, os objetivos específicos foram: identificar as funções que são desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico em seu ambiente de trabalho; demarcar o papel do Coordenador Pedagógico no contexto escolar; pontuar as questões emergentes no exercício profissional do Coordenador Pedagógico na escola. A metodologia utilizada insere-se na abordagem da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realizadas com 4 (quatro) Coordenadores Pedagógicos, que atuam em 3 (três) escolas da educação básica pública, situadas na cidade de Sousa-PB. Para a análise dos dados, foi usada as técnicas da Análise de Conteúdo (AC). A pesquisa apontou as funções desenvolvidas pelos Coordenadores Pedagógicos nas escolas e sinalou que estes profissionais ainda não exercem prioritariamente sua função precípua, que é a formação e acompanhamento dos professores na escola, e que estão envolvidos em questões burocráticas, disciplinares, dentre outras funções, ficando sobrecarregados, deixando assim, de priorizar um melhor acompanhamento aos professores no percurso dos processos de ensino-aprendizagem.
id UFCG_ebb0f613ff32849bcc5e3849058000ab
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/4514
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar.The performance of the pedagogical coordinator in the school environment.Coordenador pedagógicoEducação básicaPrática pedagógicaPedagogical coordinatorbasic educationPedagogical practiceEducação.Este trabalho monográfico teve por objeto de estudo a atuação do Coordenador Pedagógico, com o objetivo geral de analisar a prática cotidiana deste profissional no ambiente escolar. Para isso, os objetivos específicos foram: identificar as funções que são desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico em seu ambiente de trabalho; demarcar o papel do Coordenador Pedagógico no contexto escolar; pontuar as questões emergentes no exercício profissional do Coordenador Pedagógico na escola. A metodologia utilizada insere-se na abordagem da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realizadas com 4 (quatro) Coordenadores Pedagógicos, que atuam em 3 (três) escolas da educação básica pública, situadas na cidade de Sousa-PB. Para a análise dos dados, foi usada as técnicas da Análise de Conteúdo (AC). A pesquisa apontou as funções desenvolvidas pelos Coordenadores Pedagógicos nas escolas e sinalou que estes profissionais ainda não exercem prioritariamente sua função precípua, que é a formação e acompanhamento dos professores na escola, e que estão envolvidos em questões burocráticas, disciplinares, dentre outras funções, ficando sobrecarregados, deixando assim, de priorizar um melhor acompanhamento aos professores no percurso dos processos de ensino-aprendizagem.This monographic work has as object of study the operation procedure of the Pedagogical Coordinator with the overall objective to analyze the daily practice of this professional in the school environment. For this purpose, the specific objectives are: to identify the functions that are developed by the Pedagogical Coordinator in their working environment; demarcate the role of CP in the school context and point out emerging issues in the professional exercise of the Pedagogical Coordinator in the school. The methodology used is part of a qualitative, exploratory and descriptive research approach. The data were collected through interviews with 4 (four) Teacher- Pedagogical-Coordinators, who work in 3 (three) public basic education schools, located in the city of Sousa-PB. For the analysis of the data, the techniques of Content Analysis (CA) were used. The research pointed out the functions developed by Teacher-Pedagogical-Coordinators in schools and signaled that these professionals have not yet carry out their primary function as a matter of priority, which is the training and follow-up of teachers in school, and who are involved in bureaucratic, disciplinary issues, among other functions being overloaded and not having as a priority a better training of teachers for better results in the teaching- learning processes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIRA, Rejane Maria de Araújo.LIRA, Rejane Maria de Araújo.http://lattes.cnpq.br/1844764770879206CAMPOS , Maria de Lourdes.FEITOSA, Belijane Marques.FERNANDES, Luanna Maira Lins.2018-02-282019-06-25T19:53:42Z2019-06-252019-06-25T19:53:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4514FERNANDES, Luanna Maíra Lins. A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar. 2018. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T14:37:24Zoai:localhost:riufcg/4514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T14:37:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar.
The performance of the pedagogical coordinator in the school environment.
title A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar.
spellingShingle A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar.
FERNANDES, Luanna Maira Lins.
Coordenador pedagógico
Educação básica
Prática pedagógica
Pedagogical coordinator
basic education
Pedagogical practice
Educação.
title_short A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar.
title_full A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar.
title_fullStr A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar.
title_full_unstemmed A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar.
title_sort A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar.
author FERNANDES, Luanna Maira Lins.
author_facet FERNANDES, Luanna Maira Lins.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIRA, Rejane Maria de Araújo.
LIRA, Rejane Maria de Araújo.
http://lattes.cnpq.br/1844764770879206
CAMPOS , Maria de Lourdes.
FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.author.fl_str_mv FERNANDES, Luanna Maira Lins.
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenador pedagógico
Educação básica
Prática pedagógica
Pedagogical coordinator
basic education
Pedagogical practice
Educação.
topic Coordenador pedagógico
Educação básica
Prática pedagógica
Pedagogical coordinator
basic education
Pedagogical practice
Educação.
description Este trabalho monográfico teve por objeto de estudo a atuação do Coordenador Pedagógico, com o objetivo geral de analisar a prática cotidiana deste profissional no ambiente escolar. Para isso, os objetivos específicos foram: identificar as funções que são desenvolvidas pelo Coordenador Pedagógico em seu ambiente de trabalho; demarcar o papel do Coordenador Pedagógico no contexto escolar; pontuar as questões emergentes no exercício profissional do Coordenador Pedagógico na escola. A metodologia utilizada insere-se na abordagem da pesquisa qualitativa, do tipo exploratória e descritiva. Os dados foram coletados por meio de entrevistas, realizadas com 4 (quatro) Coordenadores Pedagógicos, que atuam em 3 (três) escolas da educação básica pública, situadas na cidade de Sousa-PB. Para a análise dos dados, foi usada as técnicas da Análise de Conteúdo (AC). A pesquisa apontou as funções desenvolvidas pelos Coordenadores Pedagógicos nas escolas e sinalou que estes profissionais ainda não exercem prioritariamente sua função precípua, que é a formação e acompanhamento dos professores na escola, e que estão envolvidos em questões burocráticas, disciplinares, dentre outras funções, ficando sobrecarregados, deixando assim, de priorizar um melhor acompanhamento aos professores no percurso dos processos de ensino-aprendizagem.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-02-28
2019-06-25T19:53:42Z
2019-06-25
2019-06-25T19:53:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4514
FERNANDES, Luanna Maíra Lins. A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar. 2018. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4514
identifier_str_mv FERNANDES, Luanna Maíra Lins. A atuação do coordenador pedagógico no ambiente escolar. 2018. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744378201112576