Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino  Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim­ - CE.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Érika Paulino. 
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23819
Resumo: Esse trabalho teve como problema de pesquisa: Como estão organizadas as práticas pedagógicas com o uso das Tecnologias Digitais no período de ensino remoto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral desse trabalho foi: Investigar como as práticas pedagógicas no ensino remoto estão sendo realizadas a partir do uso das tecnologias digitais pelos professores. Os principais autores que fundamental o referencial teórico foram: Arruda, Eucidio Pimenta (2020). Essa pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado nessa pesquisa foi um questionário com 3 sujeitos, de uma escola municipal do munícipio de Ipaumirim. Os dados foram analisados seguindo os princípios da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2016). Os principais resultados dessa pesquisa a partir das respostas dos sujeitos que participaram da pesquisa foi de que o uso das tecnologias digitais deixa as aulas mais dinâmicas, o uso mais diário dessas tecnologias agora no ensino remoto está contribuindo para uma familiarização de outras tecnologias digitais. O que podem resultar em uma maior inserção das tecnologias digitais no retorno das aulas presenciais.
id UFCG_ed04fcc763f643ac3e6e3ec040f54afe
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/23819
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino  Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim­ - CE.Remote Teaching: Pedagogical Practices in the Early Years of Elementary Education in a Municipal School in Ipaumirim - CE.Tecnologias digitaisEnsino remotoAlfabetizaçãoAnos  iniciaisPrática pedagógicaDigital technologiesRemote teachingLiteracyInitial yearspedagogical practiceEducação.Esse trabalho teve como problema de pesquisa: Como estão organizadas as práticas pedagógicas com o uso das Tecnologias Digitais no período de ensino remoto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral desse trabalho foi: Investigar como as práticas pedagógicas no ensino remoto estão sendo realizadas a partir do uso das tecnologias digitais pelos professores. Os principais autores que fundamental o referencial teórico foram: Arruda, Eucidio Pimenta (2020). Essa pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado nessa pesquisa foi um questionário com 3 sujeitos, de uma escola municipal do munícipio de Ipaumirim. Os dados foram analisados seguindo os princípios da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2016). Os principais resultados dessa pesquisa a partir das respostas dos sujeitos que participaram da pesquisa foi de que o uso das tecnologias digitais deixa as aulas mais dinâmicas, o uso mais diário dessas tecnologias agora no ensino remoto está contribuindo para uma familiarização de outras tecnologias digitais. O que podem resultar em uma maior inserção das tecnologias digitais no retorno das aulas presenciais.This work had as a research problem: How are pedagogical practices organized with the use of Digital Technologies in the period of remote teaching in the Initial Years of Elementary School? The general objective of this work was: To investigate how pedagogical practices in remote teaching are being carried out from the use of digital technologies by teachers. The main authors that fundamental the theoretical framework were: Arruda, Eucidio Pimenta (2020). This research was carried out from a qualitative approach. The data collection instrument used in this research was a questionnaire with 3 subjects, from a municipal school in the municipality of Ipaumirim. Data were analyzed following the principles of content analysis based on Bardin (2016). The main results of this research from the answers of the subjects who participated in the research was that the use of digital technologies makes classes more dynamic, the more daily use of these technologies now in remote teaching is contributing to a familiarization of other digital technologies. Which can result in a greater insertion of digital technologies in the return of face-to-face classes.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGMACHADO, Viviane Guidotti.GUIDOTTI, Viviane.http://lattes.cnpq.br/3021482192977577CAMPOS, Maria de Lourdes. Pires, Aparecida Carneiro.SILVA, Érika Paulino. 2020-12-222022-03-11T12:13:57Z2022-03-112022-03-11T12:13:57Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23819SILVA, Érika Paulino.Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim - CE. 2020. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T18:14:22Zoai:localhost:riufcg/23819Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T18:14:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino  Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim­ - CE.
Remote Teaching: Pedagogical Practices in the Early Years of Elementary Education in a Municipal School in Ipaumirim - CE.
title Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino  Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim­ - CE.
spellingShingle Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino  Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim­ - CE.
SILVA, Érika Paulino. 
Tecnologias digitais
Ensino remoto
Alfabetização
Anos  iniciais
Prática pedagógica
Digital technologies
Remote teaching
Literacy
Initial years
pedagogical practice
Educação.
title_short Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino  Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim­ - CE.
title_full Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino  Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim­ - CE.
title_fullStr Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino  Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim­ - CE.
title_full_unstemmed Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino  Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim­ - CE.
title_sort Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino  Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim­ - CE.
author SILVA, Érika Paulino. 
author_facet SILVA, Érika Paulino. 
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv MACHADO, Viviane Guidotti.
GUIDOTTI, Viviane.
http://lattes.cnpq.br/3021482192977577
CAMPOS, Maria de Lourdes. 
Pires, Aparecida Carneiro.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Érika Paulino. 
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Ensino remoto
Alfabetização
Anos  iniciais
Prática pedagógica
Digital technologies
Remote teaching
Literacy
Initial years
pedagogical practice
Educação.
topic Tecnologias digitais
Ensino remoto
Alfabetização
Anos  iniciais
Prática pedagógica
Digital technologies
Remote teaching
Literacy
Initial years
pedagogical practice
Educação.
description Esse trabalho teve como problema de pesquisa: Como estão organizadas as práticas pedagógicas com o uso das Tecnologias Digitais no período de ensino remoto nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? O objetivo geral desse trabalho foi: Investigar como as práticas pedagógicas no ensino remoto estão sendo realizadas a partir do uso das tecnologias digitais pelos professores. Os principais autores que fundamental o referencial teórico foram: Arruda, Eucidio Pimenta (2020). Essa pesquisa foi realizada a partir de uma abordagem qualitativa. O instrumento de coleta de dados utilizado nessa pesquisa foi um questionário com 3 sujeitos, de uma escola municipal do munícipio de Ipaumirim. Os dados foram analisados seguindo os princípios da análise de conteúdo fundamentada em Bardin (2016). Os principais resultados dessa pesquisa a partir das respostas dos sujeitos que participaram da pesquisa foi de que o uso das tecnologias digitais deixa as aulas mais dinâmicas, o uso mais diário dessas tecnologias agora no ensino remoto está contribuindo para uma familiarização de outras tecnologias digitais. O que podem resultar em uma maior inserção das tecnologias digitais no retorno das aulas presenciais.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-22
2022-03-11T12:13:57Z
2022-03-11
2022-03-11T12:13:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23819
SILVA, Érika Paulino.Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim - CE. 2020. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/23819
identifier_str_mv SILVA, Érika Paulino.Ensino Remoto: Práticas Pedagógicas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Escola Municipal de Ipaumirim - CE. 2020. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744528167403520