Desafios docentes na educação escolar de autistas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Germana Alves.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6230
Resumo: O tema deste trabalho é os desafios docentes na educação escolar de autistas, e tem como objetivo geral descrever desafios enfrentados por professores com relação à educação formal de autistas. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Vasques, Cunha, Lopes, Mendonça, Obadia, Silva e Bianchi. Este é o resultado de um estudo exploratório construído com a aplicação de pesquisa bibliográfica. Foram selecionados dez artigos entre nacionais e internacionais que atenderam aos critérios de inclusão, cujas bibliografias abordassem a relação do autismo com a educação. Para a análise de dados, foi utilizada a construção de categorias, a partir das quais se possibilitou identificar entraves mais comuns encontrados no processo de inclusão de alunos com TEA. Os resultados mostraram que a referida inclusão é ainda uma realidade nova para os professores que se encontram, na maioria das vezes, despreparados, devido a uma defasagem em sua formação profissional e continuada. Além disso, o desconhecimento a respeito não só de critérios de inclusão, como também do próprio autismo, suas características e desenvolvimento, dificultam uma intervenção adequada por parte dos educadores. Contudo, pode-se afirmar que a inclusão destes alunos, apesar de não ser um processo simples, é possível. Esta pesquisa aponta os obstáculos que podem surgir para o professor, como também chama a atenção para a urgência em investimentos na formação do mesmo, sendo esta responsável por maior parte dos problemas ligados à inclusão.
id UFCG_ed5f07f7c5345cae7fecd40176f3b990
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6230
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Desafios docentes na educação escolar de autistas.Teaching Challenges in Autistic School Education.Educação especialEducação inclusivaAutismoInclusãoProfessorspecial educationinclusive educationAutismTeacherEducação.O tema deste trabalho é os desafios docentes na educação escolar de autistas, e tem como objetivo geral descrever desafios enfrentados por professores com relação à educação formal de autistas. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Vasques, Cunha, Lopes, Mendonça, Obadia, Silva e Bianchi. Este é o resultado de um estudo exploratório construído com a aplicação de pesquisa bibliográfica. Foram selecionados dez artigos entre nacionais e internacionais que atenderam aos critérios de inclusão, cujas bibliografias abordassem a relação do autismo com a educação. Para a análise de dados, foi utilizada a construção de categorias, a partir das quais se possibilitou identificar entraves mais comuns encontrados no processo de inclusão de alunos com TEA. Os resultados mostraram que a referida inclusão é ainda uma realidade nova para os professores que se encontram, na maioria das vezes, despreparados, devido a uma defasagem em sua formação profissional e continuada. Além disso, o desconhecimento a respeito não só de critérios de inclusão, como também do próprio autismo, suas características e desenvolvimento, dificultam uma intervenção adequada por parte dos educadores. Contudo, pode-se afirmar que a inclusão destes alunos, apesar de não ser um processo simples, é possível. Esta pesquisa aponta os obstáculos que podem surgir para o professor, como também chama a atenção para a urgência em investimentos na formação do mesmo, sendo esta responsável por maior parte dos problemas ligados à inclusão.The theme of this work is the relationship between autism and education, and aims to identify challenges faced by regular school teachers in the inclusion of autistic students. The theoretical framework is based on authors such as Vasques, Cunha, Lopes, Mendonça, Obadia, Silva and Bianchi. This is the result of an exploratory study built with the application of bibliographic research. Ten articles were selected between national and international that attended the inclusion criteria, whose bibliographies would approach the relation between autism and education. For data analysis, was used the construction of categories, from which it was possible to identify the most common obstacles found in the process of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder. The results showed that such inclusion is still a new reality for teachers, who are, for the most part, unprepared due to a lack of professional and continuing education. Besides that, the lack of knowledge regarding not only inclusion criteria, but also autism itself, its characteristics and development, make it difficult for the educators to intervene adequately. However, it can be said that the inclusion of these students, although not a simple process, is possible. This research points out the obstacles that may arise for the teacher, as also draws attention to the urgency of investments in teacher training, being this responsible for most of the problems related to inclusion.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.http://lattes.cnpq.br/3908692085613288CUNHA, Ane Cristine Hermínio.LIMA, Maria Janete de.PEREIRA, Germana Alves.2018-07-272019-08-27T13:32:52Z2019-08-272019-08-27T13:32:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6230PEREIRA, Germana Alves. Desafios docentes na educação escolar de autistas. 2018. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T11:53:06Zoai:localhost:riufcg/6230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T11:53:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Desafios docentes na educação escolar de autistas.
Teaching Challenges in Autistic School Education.
title Desafios docentes na educação escolar de autistas.
spellingShingle Desafios docentes na educação escolar de autistas.
PEREIRA, Germana Alves.
Educação especial
Educação inclusiva
Autismo
Inclusão
Professor
special education
inclusive education
Autism
Teacher
Educação.
title_short Desafios docentes na educação escolar de autistas.
title_full Desafios docentes na educação escolar de autistas.
title_fullStr Desafios docentes na educação escolar de autistas.
title_full_unstemmed Desafios docentes na educação escolar de autistas.
title_sort Desafios docentes na educação escolar de autistas.
author PEREIRA, Germana Alves.
author_facet PEREIRA, Germana Alves.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
http://lattes.cnpq.br/3908692085613288
CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Germana Alves.
dc.subject.por.fl_str_mv Educação especial
Educação inclusiva
Autismo
Inclusão
Professor
special education
inclusive education
Autism
Teacher
Educação.
topic Educação especial
Educação inclusiva
Autismo
Inclusão
Professor
special education
inclusive education
Autism
Teacher
Educação.
description O tema deste trabalho é os desafios docentes na educação escolar de autistas, e tem como objetivo geral descrever desafios enfrentados por professores com relação à educação formal de autistas. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Vasques, Cunha, Lopes, Mendonça, Obadia, Silva e Bianchi. Este é o resultado de um estudo exploratório construído com a aplicação de pesquisa bibliográfica. Foram selecionados dez artigos entre nacionais e internacionais que atenderam aos critérios de inclusão, cujas bibliografias abordassem a relação do autismo com a educação. Para a análise de dados, foi utilizada a construção de categorias, a partir das quais se possibilitou identificar entraves mais comuns encontrados no processo de inclusão de alunos com TEA. Os resultados mostraram que a referida inclusão é ainda uma realidade nova para os professores que se encontram, na maioria das vezes, despreparados, devido a uma defasagem em sua formação profissional e continuada. Além disso, o desconhecimento a respeito não só de critérios de inclusão, como também do próprio autismo, suas características e desenvolvimento, dificultam uma intervenção adequada por parte dos educadores. Contudo, pode-se afirmar que a inclusão destes alunos, apesar de não ser um processo simples, é possível. Esta pesquisa aponta os obstáculos que podem surgir para o professor, como também chama a atenção para a urgência em investimentos na formação do mesmo, sendo esta responsável por maior parte dos problemas ligados à inclusão.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-27
2019-08-27T13:32:52Z
2019-08-27
2019-08-27T13:32:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6230
PEREIRA, Germana Alves. Desafios docentes na educação escolar de autistas. 2018. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6230
identifier_str_mv PEREIRA, Germana Alves. Desafios docentes na educação escolar de autistas. 2018. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744388988862464