Desafios docentes na educação escolar de autistas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6230 |
Resumo: | O tema deste trabalho é os desafios docentes na educação escolar de autistas, e tem como objetivo geral descrever desafios enfrentados por professores com relação à educação formal de autistas. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Vasques, Cunha, Lopes, Mendonça, Obadia, Silva e Bianchi. Este é o resultado de um estudo exploratório construído com a aplicação de pesquisa bibliográfica. Foram selecionados dez artigos entre nacionais e internacionais que atenderam aos critérios de inclusão, cujas bibliografias abordassem a relação do autismo com a educação. Para a análise de dados, foi utilizada a construção de categorias, a partir das quais se possibilitou identificar entraves mais comuns encontrados no processo de inclusão de alunos com TEA. Os resultados mostraram que a referida inclusão é ainda uma realidade nova para os professores que se encontram, na maioria das vezes, despreparados, devido a uma defasagem em sua formação profissional e continuada. Além disso, o desconhecimento a respeito não só de critérios de inclusão, como também do próprio autismo, suas características e desenvolvimento, dificultam uma intervenção adequada por parte dos educadores. Contudo, pode-se afirmar que a inclusão destes alunos, apesar de não ser um processo simples, é possível. Esta pesquisa aponta os obstáculos que podem surgir para o professor, como também chama a atenção para a urgência em investimentos na formação do mesmo, sendo esta responsável por maior parte dos problemas ligados à inclusão. |
id |
UFCG_ed5f07f7c5345cae7fecd40176f3b990 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/6230 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Desafios docentes na educação escolar de autistas.Teaching Challenges in Autistic School Education.Educação especialEducação inclusivaAutismoInclusãoProfessorspecial educationinclusive educationAutismTeacherEducação.O tema deste trabalho é os desafios docentes na educação escolar de autistas, e tem como objetivo geral descrever desafios enfrentados por professores com relação à educação formal de autistas. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Vasques, Cunha, Lopes, Mendonça, Obadia, Silva e Bianchi. Este é o resultado de um estudo exploratório construído com a aplicação de pesquisa bibliográfica. Foram selecionados dez artigos entre nacionais e internacionais que atenderam aos critérios de inclusão, cujas bibliografias abordassem a relação do autismo com a educação. Para a análise de dados, foi utilizada a construção de categorias, a partir das quais se possibilitou identificar entraves mais comuns encontrados no processo de inclusão de alunos com TEA. Os resultados mostraram que a referida inclusão é ainda uma realidade nova para os professores que se encontram, na maioria das vezes, despreparados, devido a uma defasagem em sua formação profissional e continuada. Além disso, o desconhecimento a respeito não só de critérios de inclusão, como também do próprio autismo, suas características e desenvolvimento, dificultam uma intervenção adequada por parte dos educadores. Contudo, pode-se afirmar que a inclusão destes alunos, apesar de não ser um processo simples, é possível. Esta pesquisa aponta os obstáculos que podem surgir para o professor, como também chama a atenção para a urgência em investimentos na formação do mesmo, sendo esta responsável por maior parte dos problemas ligados à inclusão.The theme of this work is the relationship between autism and education, and aims to identify challenges faced by regular school teachers in the inclusion of autistic students. The theoretical framework is based on authors such as Vasques, Cunha, Lopes, Mendonça, Obadia, Silva and Bianchi. This is the result of an exploratory study built with the application of bibliographic research. Ten articles were selected between national and international that attended the inclusion criteria, whose bibliographies would approach the relation between autism and education. For data analysis, was used the construction of categories, from which it was possible to identify the most common obstacles found in the process of inclusion of students with Autism Spectrum Disorder. The results showed that such inclusion is still a new reality for teachers, who are, for the most part, unprepared due to a lack of professional and continuing education. Besides that, the lack of knowledge regarding not only inclusion criteria, but also autism itself, its characteristics and development, make it difficult for the educators to intervene adequately. However, it can be said that the inclusion of these students, although not a simple process, is possible. This research points out the obstacles that may arise for the teacher, as also draws attention to the urgency of investments in teacher training, being this responsible for most of the problems related to inclusion.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.http://lattes.cnpq.br/3908692085613288CUNHA, Ane Cristine Hermínio.LIMA, Maria Janete de.PEREIRA, Germana Alves.2018-07-272019-08-27T13:32:52Z2019-08-272019-08-27T13:32:52Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6230PEREIRA, Germana Alves. Desafios docentes na educação escolar de autistas. 2018. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-05T11:53:06Zoai:localhost:riufcg/6230Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-05T11:53:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desafios docentes na educação escolar de autistas. Teaching Challenges in Autistic School Education. |
title |
Desafios docentes na educação escolar de autistas. |
spellingShingle |
Desafios docentes na educação escolar de autistas. PEREIRA, Germana Alves. Educação especial Educação inclusiva Autismo Inclusão Professor special education inclusive education Autism Teacher Educação. |
title_short |
Desafios docentes na educação escolar de autistas. |
title_full |
Desafios docentes na educação escolar de autistas. |
title_fullStr |
Desafios docentes na educação escolar de autistas. |
title_full_unstemmed |
Desafios docentes na educação escolar de autistas. |
title_sort |
Desafios docentes na educação escolar de autistas. |
author |
PEREIRA, Germana Alves. |
author_facet |
PEREIRA, Germana Alves. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 CUNHA, Ane Cristine Hermínio. LIMA, Maria Janete de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
PEREIRA, Germana Alves. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação especial Educação inclusiva Autismo Inclusão Professor special education inclusive education Autism Teacher Educação. |
topic |
Educação especial Educação inclusiva Autismo Inclusão Professor special education inclusive education Autism Teacher Educação. |
description |
O tema deste trabalho é os desafios docentes na educação escolar de autistas, e tem como objetivo geral descrever desafios enfrentados por professores com relação à educação formal de autistas. O referencial teórico está fundamentado em autores, tais como Vasques, Cunha, Lopes, Mendonça, Obadia, Silva e Bianchi. Este é o resultado de um estudo exploratório construído com a aplicação de pesquisa bibliográfica. Foram selecionados dez artigos entre nacionais e internacionais que atenderam aos critérios de inclusão, cujas bibliografias abordassem a relação do autismo com a educação. Para a análise de dados, foi utilizada a construção de categorias, a partir das quais se possibilitou identificar entraves mais comuns encontrados no processo de inclusão de alunos com TEA. Os resultados mostraram que a referida inclusão é ainda uma realidade nova para os professores que se encontram, na maioria das vezes, despreparados, devido a uma defasagem em sua formação profissional e continuada. Além disso, o desconhecimento a respeito não só de critérios de inclusão, como também do próprio autismo, suas características e desenvolvimento, dificultam uma intervenção adequada por parte dos educadores. Contudo, pode-se afirmar que a inclusão destes alunos, apesar de não ser um processo simples, é possível. Esta pesquisa aponta os obstáculos que podem surgir para o professor, como também chama a atenção para a urgência em investimentos na formação do mesmo, sendo esta responsável por maior parte dos problemas ligados à inclusão. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-27 2019-08-27T13:32:52Z 2019-08-27 2019-08-27T13:32:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6230 PEREIRA, Germana Alves. Desafios docentes na educação escolar de autistas. 2018. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6230 |
identifier_str_mv |
PEREIRA, Germana Alves. Desafios docentes na educação escolar de autistas. 2018. 41f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744388988862464 |