A língua inglesa em contexto brasileiro: as tatuagens escritas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARNEIRO, Jessica Torquato.
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17914
Resumo: Por se tratar da língua franca atual, a língua inglesa está presente no cotidiano de pessoas de diversas nações do mundo, incluindo o Brasil. Ao observar o espaço urbano brasileiro, é possível identificar o inglês servindo a uma infinidade de propósitos, como para nomes de estabelecimentos comerciais e produtos, por exemplo. Um dos meios onde o inglês circula também é na pele sob a forma de tatuagens. Com isso, o presente trabalho se propõe a analisar o uso do inglês em tatuagens em contexto brasileiro através das justificativas dadas pelas pessoas tatuadas para a seguinte pergunta: “Por que você escolheu a língua inglesa para se tatuar?”, sendo responder a essa pergunta o objetivo geral deste trabalho. Através das respostas dadas pelos entrevistados, foi possível dividir o corpus em duas grandes categorias de análise: hegemonia da língua inglesa, cuja base teórica foi dada pelos autores Rajagopalan (2005), Dendrinos (2004) e Giblin (2005), e tradução enquanto prática “deformadora”, com os autores Ricoeur (2011) e Berman (2006). Além disto, é apresentado um panorama sobre a temática da tatuagem escrita, assim como também são apresentadas questões referentes a gêneros textuais e suporte, um breve histórico da tatuagem, e algumas ponderações sobre o uso de gêneros marginalizados em sala de aula. O trabalho inclui a descrição e análise de duas aulas de inglês instrumental, elaboradas com base em tatuagens em inglês, com o intuito de pôr em prática as concepções que haviam sido discutidas na fundamentação teórica e demonstrar como o trabalho com esse gênero pode ser proveitoso para o ensino de línguas. Ao propor um estudo pautado na análise de tatuagens, o presente trabalho busca apresentar como a tatuagem, enquanto um meio de expressão humana que atravessa fronteiras do tempo e do espaço, pode contribuir para que a sala de aula de línguas seja um espaço onde seja possível abranger as inúmeras maneiras que as pessoas se utilizam da linguagem no cotidiano, e, assim, expandir as concepções sobre o funcionamento da língua na sociedade. E, por se tratarem de tatuagens em língua inglesa, buscamos principalmente refletir sobre mais um meio de expressão verbal onde a língua inglesa está corriqueiramente presente em contexto brasileiro.
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Ao observar o espaço urbano brasileiro, é possível identificar o inglês servindo a uma infinidade de propósitos, como para nomes de estabelecimentos comerciais e produtos, por exemplo. Um dos meios onde o inglês circula também é na pele sob a forma de tatuagens. Com isso, o presente trabalho se propõe a analisar o uso do inglês em tatuagens em contexto brasileiro através das justificativas dadas pelas pessoas tatuadas para a seguinte pergunta: “Por que você escolheu a língua inglesa para se tatuar?”, sendo responder a essa pergunta o objetivo geral deste trabalho. Através das respostas dadas pelos entrevistados, foi possível dividir o corpus em duas grandes categorias de análise: hegemonia da língua inglesa, cuja base teórica foi dada pelos autores Rajagopalan (2005), Dendrinos (2004) e Giblin (2005), e tradução enquanto prática “deformadora”, com os autores Ricoeur (2011) e Berman (2006). Além disto, é apresentado um panorama sobre a temática da tatuagem escrita, assim como também são apresentadas questões referentes a gêneros textuais e suporte, um breve histórico da tatuagem, e algumas ponderações sobre o uso de gêneros marginalizados em sala de aula. O trabalho inclui a descrição e análise de duas aulas de inglês instrumental, elaboradas com base em tatuagens em inglês, com o intuito de pôr em prática as concepções que haviam sido discutidas na fundamentação teórica e demonstrar como o trabalho com esse gênero pode ser proveitoso para o ensino de línguas. Ao propor um estudo pautado na análise de tatuagens, o presente trabalho busca apresentar como a tatuagem, enquanto um meio de expressão humana que atravessa fronteiras do tempo e do espaço, pode contribuir para que a sala de aula de línguas seja um espaço onde seja possível abranger as inúmeras maneiras que as pessoas se utilizam da linguagem no cotidiano, e, assim, expandir as concepções sobre o funcionamento da língua na sociedade. E, por se tratarem de tatuagens em língua inglesa, buscamos principalmente refletir sobre mais um meio de expressão verbal onde a língua inglesa está corriqueiramente presente em contexto brasileiro.Since it is the current lingua franca, the English language is present in the everyday life of people from many different nationalities around the world, including in Brazil. When we observe the Brazilian urban area, it is possible to identify English being used in different kinds of purposes, such as names of stores and products, for example. One of the places where English is also used is on people’s skin. Therefore, this study aims to analyze the use of English in Brazilian context through the reasons given by tattooed people to the following question: “Why did you choose English to your tattoo?”, and answering this question is the general objective of this study. Through the answers given by the interviewees, it was possible to divide the corpus of this study in two main categories: the hegemony of English, which is based on authors such as Rajagopalan (2005), Dendrinos (2004) and Giblin (2005), and translating taken as a distorting act, which is based on authors such as Ricoeur (2011) and Berman (2006). Besides, it is also presented an overview about the theme of written tattoos, and also topics that concern text genre and medium, a brief consideration of the tattoo history and some aspects related to the use of marginalized text genres in the classroom. This study also presents the description and analysis of two classes of English for Specific Purposes, which were performed to put in practice conceptions that were discussed in the theoretical background, demonstrating how the work with this genre can be interesting to a language class. By suggesting a study based on the analysis of tattoos, this work aims to demonstrate how tattoos, a means of human expression that crosses time and space boundaries, can contribute to the language classroom, since it is an environment where the teacher can encompass the many ways that people use language in their daily life, and, therefore, broaden notions about language function in society. And, since the tattoos are in English, we mainly seek to reflect upon one more means of verbal expression where the English language is commonly present in Brazilian context.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGMONTEIRO, Vivian.MONTEIRO, V.http://lattes.cnpq.br/0044203978779488SANTOS, Cleydstone Chaves dos.LOPES, Sóstenes Carneiro.CARNEIRO, Jessica Torquato.20152021-04-03T21:08:45Z2021-04-032021-04-03T21:08:45Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17914CARNEIRO, Jessica Torquato. A língua inglesa em contexto brasileiro: as tatuagens escritas. 2015. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2015. 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