Os efeitos de uma formação docente imersiva em um programa internacional: percepções e mudanças.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18709 |
Resumo: | Diante dos desafios que a contemporaneidade tem lançado à educação, em distintos níveis e modalidades, o Programa Gira Mundo tem buscado contribuir tanto com a formação docente continuada, quanto com a inserção, no ensino paraibano, de novas práticas que reconfiguram os papéis e os métodos do processo de ensino aprendizagem. Tomando por base a experiência de imersão de uma docente paraibana no sistema ducacional finlandês (via Gira Mundo), a presente pesquisa objetiva analisar os efeitos dessa experiência de formação docente imersiva em educação de referência internacional dessa professora de educação básica e, de maneira mais específica, (i) identificar aspectos metodológicos apresentados durante o curso, que foram percebidos pela professora, como indicadores de possíveis mudanças, e (ii) identificar mudanças reveladas pela professora em seu dizer reflexivo sobre a sua prática de execução do projeto elaborado durante o curso, correlacionando esta vivência com teorias da formação docente continuada e em serviço e as de concepções de ensino-aprendizagem mediacionais, de orientação cognitiva. Além deste estudo de caso, utilizamos, como procedimentos metodológicos: análises a partir de fontes primárias (caderno de anotações, diário de bordo, fotos, vídeos, memorial, relatórios, dentre outros), com registros da experiência vivida pela professora, antes, durante e após a imersão; aporte teórico sobre formação docente continuada (TARDIF, 2014; BORGES, 2004; CORTALAZZO, 2018, IMBERNÓN, 2010; NÓVOA, 1995); formação continuada em serviço (IMBERNÓN 2010; SCHÖN, 2000); concepções de ensino-aprendizagem de orientação cognitiva e mediacional centrada no aluno (VYGOTSKY, 1978;2001; FREIRE, 1996; VYGOTSKY, 2001; SACRISTÁN; GOMÉZ, 1998; ROGERS, 1973); metodologias ativas (FILATRO; CAVALCANTI, 2018; BACICH; MORAN, 2018); Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e escrita de narrativas como fonte de reflexão da prática docente (MOITA, 1995; BOSI, 1994). Os resultados dessa pesquisa revelaram que a participação da professora em uma formação docente imersiva foram responsáveis por mudanças em sua prática profissional a partir da percepção de metodologias distintas das que estava familiarizada, bem como também resultou em uma mudança de concepção acerca do processo ensino aprendizagem, centralizando-o no protagonismo no aluno. Por outro lado, ao tentar implementar essas mudanças a partir de um projeto educacional que alterou ao longo de sua imersão, após seu retorno ao Brasil, a professora encontrou desafios relacionados à realidade sociocultural da sua localidade de origem, gerando necessidade de adaptações para superação de entraves. |
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Os efeitos de uma formação docente imersiva em um programa internacional: percepções e mudanças.The effects of an immersive teacher training in an international program: perceptions and changes.Formação Docente ContinuadaPrograma Gira MundoMetodologias AtivasEnsino-AprendizagemAprendizagem Centrada no AlunoContinuing Teacher EducationGira Mundo ProgramActive MethodologiesTeaching-LearningStudent Centered LearningLinguagemDiante dos desafios que a contemporaneidade tem lançado à educação, em distintos níveis e modalidades, o Programa Gira Mundo tem buscado contribuir tanto com a formação docente continuada, quanto com a inserção, no ensino paraibano, de novas práticas que reconfiguram os papéis e os métodos do processo de ensino aprendizagem. Tomando por base a experiência de imersão de uma docente paraibana no sistema ducacional finlandês (via Gira Mundo), a presente pesquisa objetiva analisar os efeitos dessa experiência de formação docente imersiva em educação de referência internacional dessa professora de educação básica e, de maneira mais específica, (i) identificar aspectos metodológicos apresentados durante o curso, que foram percebidos pela professora, como indicadores de possíveis mudanças, e (ii) identificar mudanças reveladas pela professora em seu dizer reflexivo sobre a sua prática de execução do projeto elaborado durante o curso, correlacionando esta vivência com teorias da formação docente continuada e em serviço e as de concepções de ensino-aprendizagem mediacionais, de orientação cognitiva. Além deste estudo de caso, utilizamos, como procedimentos metodológicos: análises a partir de fontes primárias (caderno de anotações, diário de bordo, fotos, vídeos, memorial, relatórios, dentre outros), com registros da experiência vivida pela professora, antes, durante e após a imersão; aporte teórico sobre formação docente continuada (TARDIF, 2014; BORGES, 2004; CORTALAZZO, 2018, IMBERNÓN, 2010; NÓVOA, 1995); formação continuada em serviço (IMBERNÓN 2010; SCHÖN, 2000); concepções de ensino-aprendizagem de orientação cognitiva e mediacional centrada no aluno (VYGOTSKY, 1978;2001; FREIRE, 1996; VYGOTSKY, 2001; SACRISTÁN; GOMÉZ, 1998; ROGERS, 1973); metodologias ativas (FILATRO; CAVALCANTI, 2018; BACICH; MORAN, 2018); Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999) e escrita de narrativas como fonte de reflexão da prática docente (MOITA, 1995; BOSI, 1994). Os resultados dessa pesquisa revelaram que a participação da professora em uma formação docente imersiva foram responsáveis por mudanças em sua prática profissional a partir da percepção de metodologias distintas das que estava familiarizada, bem como também resultou em uma mudança de concepção acerca do processo ensino aprendizagem, centralizando-o no protagonismo no aluno. Por outro lado, ao tentar implementar essas mudanças a partir de um projeto educacional que alterou ao longo de sua imersão, após seu retorno ao Brasil, a professora encontrou desafios relacionados à realidade sociocultural da sua localidade de origem, gerando necessidade de adaptações para superação de entraves.In view of the challenges that contemporary society has thrown at education, at different levels and modalities, the Gira Mundo Program has sought to contribute both to continuing teacher training and to the insertion of new practices of teaching in Paraíba which reconfigure roles and methods of the teaching-learning process. Based on the experience of immersion of a teacher from Paraíba in the Finnish educational system (through Gira Mundo), this research aims to analyze the effects of this immersive teacher training in international reference education on this basic education teacher and, more specifically, (i) to identify methodological aspects presented during the course, which were perceived by the teacher, as indicators of possible changes, and (ii) to identify changes revealed by the teacher in her reflections about her practice of carrying out the project developed during the course, correlating this experience with theories of continuing and in-service teacher training with those of mediational teaching-learning concepts, of cognitive orientation. In addition to this case study, we used, as methodological procedures: analyzes from primary sources (journal entries, notebook, logbook, photos, videos, memorial, reports, among others) with records of the experience lived by the teacher, before, during and after the immersion experience; theoretical contribution on continuing teacher education (TARDIF, 2014; BORGES, 2004; CORTALAZZO, 2018, IMBERNÓN, 2010; NÓVOA, 1995); continuing training in service (IMBERNÓN 2010; SCHÖN, 2000); student-centered cognitive and mediational teaching-learning concepts (VYGOTSKY, 1978; 2001; FREIRE, 1996; VYGOTSKY, 2001; SACRISTÁN; GOMÉZ, 1998; ROGERS, 1973); active methodologies (FILATRO; CAVALCANTI, 2018; BACICH; MORAN, 2018); Sociodiscursive interactionism (BRONCKART, 1999) and narratives writing as a source/tool of reflection about the teaching practice (MOITA, 1995; BOSI, 1994). The results of this research revealed that the teacher's participation in an immersive teacher training was responsible for changes in her professional practice from the perception of methodologies different from those she was familiar with, as well as also resulting in a change of conception about the teaching-learning process, centralizing it in the protagonism in the student. On the other hand, when trying to implement these changes from an educational project that changed throughout her immersion, after her return to Brazil, the teacher encountered challenges related to the socio-cultural reality of her home location, generating the need for adaptations to overcome obstacles.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGRAFAEL, Edmilson Luiz.RAFAEL, Edmilson L.http://lattes.cnpq.br/2629616354978358MIRANDA , Williany.TINOCO, Glícia Azevedo.COSTA, Carla Daniela de Oliveira Régis.2021-02-192021-05-12T13:23:06Z2021-05-122021-05-12T13:23:06Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18709COSTA, C. D. de O. R. Os efeitos de uma formação docente imersiva em um programa internacional: percepções e mudanças. 2021. 98 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18709porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-16T18:30:26Zoai:localhost:riufcg/18709Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-16T18:30:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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