Atividades de produção de textos na esfera acadêmica: abordagens de ensino e (re)contextualizações de práticas de letramento na situação emergencial de ensino remoto.
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27406 |
Resumo: | Esta investigação parte da seguinte questão de pesquisa: que sentidos são construídos por docentes e discentes de um curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em suas experiências com atividades de produção de textos na esfera acadêmica propostas em situação emergencial de ensino remoto? Para possibilitar respostas a essa questão, tem como objetivo geral: investigar sentidos construídos por docentes e discentes de um curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa da UFCG em suas experiências com atividades de produção de textos na esfera acadêmica propostas em situação emergencial de ensino remoto. E como objetivos específicos: 1) mapear atividades de produção de textos na esfera acadêmica evidenciadas em experiências narradas por docentes e discentes da Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa da UFCG em situação emergencial de ensino remoto; 2) identificar abordagens de ensino subjacentes à demanda das atividades de produção de textos, em situação emergencial de ensino remoto, evidenciadas nas experiências narradas pelos participantes focalizados; 3) analisar (re)contextualizações de práticas de letramento envolvendo as atividades de produção de textos mapeadas no contexto investigado. Teoricamente, considera contribuições dos Novos Estudos do Letramento (LEA; STREET, 1998, 2014; FISCHER, 2020; STREET, 2012), bem como da filosofia e da pesquisa educacionais (DEWEY, 1979a, 1979b; KENSKI, 2015a, 2015b; LARROSA, 2020 [2014]). Metodologicamente, adota, com base nos objetivos, a pesquisa descritiva e exploratória (GIL, 2008) e, com base nos procedimentos técnicos, a pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011). Filiada ao campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009), a pesquisa recorre a um paradigma interpretativo (MOREIRA; CALEFFE, 2008) e a uma abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2000). Focaliza as narrativas, geradas a partir de entrevistas semiestruturadas (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) on-line via Google Meet, de quatro (04) docentes e quatro (04) discentes. Também considera dados oriundos de questionários on-line, aplicados com os respectivos participantes via Google Forms. Os resultados indicam uma diversidade de atividades de produção de textos vivenciadas pelos docentes e discentes, realçando gêneros acadêmico-científicos, profissionais e oriundos de outros contextos sociais. Destacam-se as atividades voltadas para a produção do gênero resenha que demandaram (1) a sua retextualização em podcast e (2) o uso de texto-fonte live, revelando importantes sentidos construídos nas experiências dos participantes. Além disso, os sentidos construídos quanto ao uso de tecnologias digitais nas disciplinas demarcaram realização de escrita colaborativa, utilização de variadas plataformas digitais, criação de estratégias pedagógicas diversas e relações com a correção on-line dos textos. Diante do exposto, é possível reconhecer uma constante presença da abordagem dos letramentos acadêmicos, considerando aspectos institucionais e socioculturais. Ainda é possível identificar as abordagens de habilidades de estudo e de socialização acadêmica, com vistas a cumprir objetivos pedagógicos. As (re)contextualizações de práticas de letramento (FISCHER, 2020) evidenciadas parecem organizar-se em dois aspectos: os gêneros de texto selecionados/produzidos e as dinâmicas de aula vivenciadas. A presente pesquisa, portanto, pode contribuir para uma compreensão sobre o que e como ocorreram algumas das experiências ocasionadas pela situação emergencial de ensino remoto no contexto focalizado, resguardando-se a memória desse momento sócio- histórico na educação, além de se tornar uma fonte para estudos futuros sobre os seus possíveis efeitos retroativos. |
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Atividades de produção de textos na esfera acadêmica: abordagens de ensino e (re)contextualizações de práticas de letramento na situação emergencial de ensino remoto.Text production activities in the academic sphere: teaching approaches and (re)contextualizations of literacy practices in the emergency situation of remote teaching.Situação emergencial de ensino remotoEsfera acadêmicaAtividades de produção de textosAbordagens de ensino(Re)contextualizações de práticas de letramentoEmergency remote teaching situationAcademic sphereActivities of text productionTeaching approaches(Re)contextualizations of literacy practicesLingüísticaEsta investigação parte da seguinte questão de pesquisa: que sentidos são construídos por docentes e discentes de um curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) em suas experiências com atividades de produção de textos na esfera acadêmica propostas em situação emergencial de ensino remoto? Para possibilitar respostas a essa questão, tem como objetivo geral: investigar sentidos construídos por docentes e discentes de um curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa da UFCG em suas experiências com atividades de produção de textos na esfera acadêmica propostas em situação emergencial de ensino remoto. E como objetivos específicos: 1) mapear atividades de produção de textos na esfera acadêmica evidenciadas em experiências narradas por docentes e discentes da Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa da UFCG em situação emergencial de ensino remoto; 2) identificar abordagens de ensino subjacentes à demanda das atividades de produção de textos, em situação emergencial de ensino remoto, evidenciadas nas experiências narradas pelos participantes focalizados; 3) analisar (re)contextualizações de práticas de letramento envolvendo as atividades de produção de textos mapeadas no contexto investigado. Teoricamente, considera contribuições dos Novos Estudos do Letramento (LEA; STREET, 1998, 2014; FISCHER, 2020; STREET, 2012), bem como da filosofia e da pesquisa educacionais (DEWEY, 1979a, 1979b; KENSKI, 2015a, 2015b; LARROSA, 2020 [2014]). Metodologicamente, adota, com base nos objetivos, a pesquisa descritiva e exploratória (GIL, 2008) e, com base nos procedimentos técnicos, a pesquisa narrativa (CLANDININ; CONNELLY, 2011). Filiada ao campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 2006, 2009), a pesquisa recorre a um paradigma interpretativo (MOREIRA; CALEFFE, 2008) e a uma abordagem qualitativa (CHIZZOTTI, 2000). Focaliza as narrativas, geradas a partir de entrevistas semiestruturadas (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) on-line via Google Meet, de quatro (04) docentes e quatro (04) discentes. Também considera dados oriundos de questionários on-line, aplicados com os respectivos participantes via Google Forms. Os resultados indicam uma diversidade de atividades de produção de textos vivenciadas pelos docentes e discentes, realçando gêneros acadêmico-científicos, profissionais e oriundos de outros contextos sociais. Destacam-se as atividades voltadas para a produção do gênero resenha que demandaram (1) a sua retextualização em podcast e (2) o uso de texto-fonte live, revelando importantes sentidos construídos nas experiências dos participantes. Além disso, os sentidos construídos quanto ao uso de tecnologias digitais nas disciplinas demarcaram realização de escrita colaborativa, utilização de variadas plataformas digitais, criação de estratégias pedagógicas diversas e relações com a correção on-line dos textos. Diante do exposto, é possível reconhecer uma constante presença da abordagem dos letramentos acadêmicos, considerando aspectos institucionais e socioculturais. Ainda é possível identificar as abordagens de habilidades de estudo e de socialização acadêmica, com vistas a cumprir objetivos pedagógicos. As (re)contextualizações de práticas de letramento (FISCHER, 2020) evidenciadas parecem organizar-se em dois aspectos: os gêneros de texto selecionados/produzidos e as dinâmicas de aula vivenciadas. A presente pesquisa, portanto, pode contribuir para uma compreensão sobre o que e como ocorreram algumas das experiências ocasionadas pela situação emergencial de ensino remoto no contexto focalizado, resguardando-se a memória desse momento sócio- histórico na educação, além de se tornar uma fonte para estudos futuros sobre os seus possíveis efeitos retroativos.This investigation starts from the following research question: what meanings are constructed by teachers and students of a Licentiate in Letters: Portuguese Language Federal University of Campina Grande (UFCG) in their experiences with production of texts in the academic sphere proposed in an emergency situation of remote teaching? In order to provide answers to this question, its general objective is to investigate constructed by professors and students of a Licentiate in Letters: Portuguese Language UFCG in its experiences with text production activities in the academic sphere proposals in an emergency situation of remote teaching. And as specific objectives: 1) to map text production activities in the academic sphere evidenced in narrated experiences by professors and students of the Degree in Letters: Portuguese Language at UFCG in a situation remote teaching emergency; 2) identify teaching approaches underlying the demand of the text production activities, in an emergency situation of remote teaching, evidenced in the experiences narrated by the focused participants; 3) analyze (re)contextualizations of literacy practices involving text production activities mapped in the context under study. Theoretically, it considers contributions from the New Literacy Studies (LEA; STREET, 1998, 2014; FISCHER, 2020; STREET, 2012), as well as philosophy and research education (DEWEY, 1979a, 1979b; KENSKI, 2015a, 2015b; LARROSA, 2020 [2014]). Methodologically, based on the objectives, it adopts descriptive and exploratory research (GIL, 2008) and, based on technical procedures, narrative research (CLANDININ; CONNELLY, 2011). Affiliated to the field of Applied Linguistics (MOITA LOPES, 2006, 2009), the research uses an interpretive paradigm (MOREIRA; CALEFFE, 2008) and a qualitative approach (CHIZZOTTI, 2000). It focuses on the narratives, generated from semi-structured interviews (LÜDKE; ANDRÉ, 1986) online via Google Meet, of four (04) teachers and four (04) students. It also considers data from online questionnaires, applied with the respective participants via Google Forms. The results indicate a diversity of text production activities experienced by teachers and students, highlighting academic-scientific, professional genres and those from other social contexts. We highlight the activities aimed at the production of the review genre that demanded (1) the its retextualization in podcast and (2) the use of live source text, revealing important meanings built on the participants' experiences. In addition, the meanings constructed regarding the use of digital technologies in the disciplines demarcated collaborative writing, use of various digital platforms, creation of different pedagogical strategies and relationships with on-line correction of texts. In view of the above, it is possible to recognize a constant presence of the approach of academic literacies, considering aspects institutional and sociocultural. It is still possible to identify approaches to skills of study and academic socialization, with a view to fulfilling pedagogical objectives. At (re)contextualizations of literacy practices (FISCHER, 2020) evidenced seem organized into two aspects: the selected/produced text genres and the dynamics of experienced class. The present research, therefore, can contribute to an understanding of what and how some of the experiences caused by the emergency situation of remote teaching in the focused context, protecting the memory of this socio- history in education, in addition to becoming a source for future studies on its possible retroactive effects.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGSILVA, Elizabeth Maria da.SILVA, ELIZABETH MARIA DA.Elizabeth Maria da.http://lattes.cnpq.br/2114551483682345SILVA, Williany Miranda da.SILVA, W. M.SILVA, WILLIANY MIRANDA DA.SILVA, WILLIANY MIRANDA.http://lattes.cnpq.br/0044907035446244MIRANDA, Flávia Danielle Sordi Silva.MIRANDA, FLÁVIA DANIELLE SORDI SILVA.http://lattes.cnpq.br/6472551664103613SANTOS, Eliete Correia dos.SANTOS, ELIETE CORREIA DOS.http://lattes.cnpq.br/3267723385743006BOTELHO, Laura Silveira.BOTELHO, L. S.BOTELHO, LAURA SILVEIRA.http://lattes.cnpq.br/8723594801152544COSTA FILHO, Roberto Barbosa.2022-06-132022-09-22T19:59:51Z2022-09-222022-09-22T19:59:51Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/27406COSTA FILHO, Roberto Barbosa. Atividades de produção de textos na esfera acadêmica: abordagens de ensino e (re)contextualizações de práticas de letramento na situação emergencial de ensino remoto. 2022. 124 fl. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino), Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2022.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-09-22T19:59:51Zoai:localhost:riufcg/27406Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-09-22T19:59:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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