Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24327 |
Resumo: | A realização desta monografia tem como enfoque abordar um estudo sobre a ludicidade, que é uma estratégia pedagógica utilizada pelo professor em sala de aula. Assim, temos como objetivo relatar a problemática deste estudo e delimitamoscompreender como é trabalhado a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental Ide uma escola pública municipal, e assim, saber de que modo os profissionais desenvolvem a ludicidade no cotidiano escolar.Ainda buscaremos, a partir da literatura disponível, de autores na área educacional discutir as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Portanto, para melhor organização deste trabalho destacaremos também sobre algumas informações, sobre o histórico da ludicidade,um pouco sobre as tecnologias e, por fim, como é trabalhada a ludicidade no ensino fundamental I. Com relação à metodologia, o estudo será desenvolvido através de pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo no tocante ao uso da ludicidade bem como, suas contribuições para a aprendizagem da criança. Podemos mencionar que este trabalho foi de suma importância, através da pesquisa cientificadas reflexões e dados coletados, pudemos colher as informações necessárias para o estudo deste tema proposto. No entanto, constatamos teoricamente que todos os objetivos mencionados neste trabalho foram alcançados, concluímos que o ciclo da pesquisa não se fecha afinal toda pesquisa produz conhecimento e gera indagações e novas investigações podem ser feitas. |
id |
UFCG_ef491f2321494edc961900b0add44e7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/24327 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental.Contributions of playfulness in the learning of children in the 4th year of elementary school.LudicidadeAprendizagemLúdicoProfessor mediadorplayfulnessLearningLudicMediator teacherEducação.A realização desta monografia tem como enfoque abordar um estudo sobre a ludicidade, que é uma estratégia pedagógica utilizada pelo professor em sala de aula. Assim, temos como objetivo relatar a problemática deste estudo e delimitamoscompreender como é trabalhado a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental Ide uma escola pública municipal, e assim, saber de que modo os profissionais desenvolvem a ludicidade no cotidiano escolar.Ainda buscaremos, a partir da literatura disponível, de autores na área educacional discutir as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Portanto, para melhor organização deste trabalho destacaremos também sobre algumas informações, sobre o histórico da ludicidade,um pouco sobre as tecnologias e, por fim, como é trabalhada a ludicidade no ensino fundamental I. Com relação à metodologia, o estudo será desenvolvido através de pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo no tocante ao uso da ludicidade bem como, suas contribuições para a aprendizagem da criança. Podemos mencionar que este trabalho foi de suma importância, através da pesquisa cientificadas reflexões e dados coletados, pudemos colher as informações necessárias para o estudo deste tema proposto. No entanto, constatamos teoricamente que todos os objetivos mencionados neste trabalho foram alcançados, concluímos que o ciclo da pesquisa não se fecha afinal toda pesquisa produz conhecimento e gera indagações e novas investigações podem ser feitas.The purpose of this monograph is to approach a study about playfulness, which is a pedagogical strategy used by the teacher in the classroom. Thus, we aim to report the problem of this study and delimitate to understand how it is worked the playfulness in the process of teaching and learning in the 4th year of elementary school I of a municipal public school, and thus, to know how the professionals develop the playfulness in the everyday life. We will also seek, from the available literature, authors in the educational area to discuss the contributions of playfulness to the development and learning of the child. Therefore, in order to better organize this work, we will also highlight some information about the history of playfulness, a little about the technologies and, finally, how the playfulness in elementary education is worked I. With respect to the methodology, the study will be developed through field research and bibliographic research of a qualitative nature regarding the use of playfulness as well as their contributions to the child's learning. We can mention that this work was of great importance, through the scientific research of the reflections and data collected, we were able to gather the necessary information for the study of this proposed theme. However, we find theoretically that all the objectives mentioned in this work were reached, we conclude that the research cycle is not closed after all research produces knowledge and generates inquiries and further investigations can be made.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPIRES, Aparecida Carneiro.PIRES, Aparecida Carneiro.http://lattes.cnpq.br/5613969088897311CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.LIMA, Maria Janete de.LEITE, Josefa Patrícia de Aquino.2018-03-012022-04-06T12:02:30Z2022-04-062022-04-06T12:02:30Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24327LEITE, Josefa Patrícia de Aquino. Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. 2018. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T13:12:29Zoai:localhost:riufcg/24327Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T13:12:29Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. Contributions of playfulness in the learning of children in the 4th year of elementary school. |
title |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. LEITE, Josefa Patrícia de Aquino. Ludicidade Aprendizagem Lúdico Professor mediador playfulness Learning Ludic Mediator teacher Educação. |
title_short |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. |
title_full |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. |
title_sort |
Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. |
author |
LEITE, Josefa Patrícia de Aquino. |
author_facet |
LEITE, Josefa Patrícia de Aquino. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
PIRES, Aparecida Carneiro. PIRES, Aparecida Carneiro. http://lattes.cnpq.br/5613969088897311 CORRÊA, Adriana Moreira de Souza. LIMA, Maria Janete de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
LEITE, Josefa Patrícia de Aquino. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ludicidade Aprendizagem Lúdico Professor mediador playfulness Learning Ludic Mediator teacher Educação. |
topic |
Ludicidade Aprendizagem Lúdico Professor mediador playfulness Learning Ludic Mediator teacher Educação. |
description |
A realização desta monografia tem como enfoque abordar um estudo sobre a ludicidade, que é uma estratégia pedagógica utilizada pelo professor em sala de aula. Assim, temos como objetivo relatar a problemática deste estudo e delimitamoscompreender como é trabalhado a ludicidade no processo de ensino e aprendizagem no 4º ano do ensino fundamental Ide uma escola pública municipal, e assim, saber de que modo os profissionais desenvolvem a ludicidade no cotidiano escolar.Ainda buscaremos, a partir da literatura disponível, de autores na área educacional discutir as contribuições da ludicidade para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Portanto, para melhor organização deste trabalho destacaremos também sobre algumas informações, sobre o histórico da ludicidade,um pouco sobre as tecnologias e, por fim, como é trabalhada a ludicidade no ensino fundamental I. Com relação à metodologia, o estudo será desenvolvido através de pesquisa de campo e pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo no tocante ao uso da ludicidade bem como, suas contribuições para a aprendizagem da criança. Podemos mencionar que este trabalho foi de suma importância, através da pesquisa cientificadas reflexões e dados coletados, pudemos colher as informações necessárias para o estudo deste tema proposto. No entanto, constatamos teoricamente que todos os objetivos mencionados neste trabalho foram alcançados, concluímos que o ciclo da pesquisa não se fecha afinal toda pesquisa produz conhecimento e gera indagações e novas investigações podem ser feitas. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-01 2022-04-06T12:02:30Z 2022-04-06 2022-04-06T12:02:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24327 LEITE, Josefa Patrícia de Aquino. Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. 2018. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/24327 |
identifier_str_mv |
LEITE, Josefa Patrícia de Aquino. Contribuições da ludicidade na aprendizagem de crianças no 4º ano do ensino fundamental. 2018. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744532606025728 |