A proposta do programa escola cidadã integral para o ensino de leitura: um olhar sobre o (des) alinhamento com o trabalho do professor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FERREIRA, Sabrina Silva.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18532
Resumo: A leitura apesar de ser um tema que tem sido bastante debatido no contexto acadêmico, ao longo dos anos, não tem conseguido repercussões significativas na escola, no sentido de formar leitores críticos, conforme comprovam avaliações feitas pelo Ministério da Educação (SAEB; PISA), bem como por pesquisas já realizadas sobre o tema. Esta realidade, a nosso ver, vincula-se, entre outros fatores, aos aspectos teóricos metodológicos que subjazem o ensino de leitura no contexto escolar. Diante dessa realidade, o nosso principal objetivo é analisar a proposta de leitura de um novo Programa de escola intitulado Programa Escola Cidadã Integral verificando o (des) alinhamento da proposta de leitura deste com o trabalho realizado pelo professor. Como objetivos específicos, estabelecemos: 1) Identificar qual é a proposta de ensino de leitura da Escola Cidadã Integral; 2) Verificar as perspectivas teórico metodológicas de leitura assumidas pelo professor da Escola Cidadã Integral; 3) Refletir e discutir sobre as implicações do (des) alinhamento entre a proposta de ensino de leitura do programa e o trabalho realizado pelo professor tendo em vista a formação do leitor crítico. Perante os objetivos traçados, utilizamos como aportes teóricos estudos vinculados a uma perspectiva sociointeracionista de Linguagem, aos Postulados do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e da Teoria da Clínica da Atividade. Mais precisamente, lançamos mão de estudos sobre a leitura a partir dos trabalhos de Leffa (1999), Leurquin (2001;2014), Alves (2011; 2014); Hila, 2009, entre outros; e sobre o conceito de trabalho docente prescrito e real teorizados por Amigues (2004); Bronckart (2006); Clot (2007); Machado (2004; 2007) Medrado e Pérez (2011, 2014), entre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta se caracteriza por ser de natureza qualitativa com traços da etnográfica. No tocante aos meios, nosso estudo é de base documental e pesquisa de campo. O corpus constitui-se de vários segmentos. O primeiro segmento é documental concernente à análise de documentos da Escola Cidadã. O segundo segmento constitui-se da análise de entrevista semi/estruturada gravadas em áudio. O terceiro segmento constitui-se de aulas de leitura gravadas em áudio e registradas em protocolos de observação. Os resultados apontam que a abordagem teórica e metodologia de leitura do Programa Escola Cidadã Integral não é clara, ora assume a abordagem interativa, ora assume a leitura como abordagem ascendente de leitura. Na mesma direção, as concepções e práticas de ensino de leitura das professoras participantes corroboram ora com a abordagem interativa, ora com a abordagem ascendente. Tal evidência demostra que o trabalho realizado pelas professoras participantes encontra-se alinhado à proposta de ensino de leitura do Programa Escola Cidadã Integral. Esse alinhamento, a nosso ver, traz implicações para a formação do aluno leitor, tendo em vista que apesar da intenção de contemplar a leitura como atividade interativa, há o predomínio da abordagem ascendente, numa perspectiva tradicionalista, abordagem essa que não dá conta da complexidade do ensino e aprendizagem da leitura.
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Como objetivos específicos, estabelecemos: 1) Identificar qual é a proposta de ensino de leitura da Escola Cidadã Integral; 2) Verificar as perspectivas teórico metodológicas de leitura assumidas pelo professor da Escola Cidadã Integral; 3) Refletir e discutir sobre as implicações do (des) alinhamento entre a proposta de ensino de leitura do programa e o trabalho realizado pelo professor tendo em vista a formação do leitor crítico. Perante os objetivos traçados, utilizamos como aportes teóricos estudos vinculados a uma perspectiva sociointeracionista de Linguagem, aos Postulados do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) e da Teoria da Clínica da Atividade. Mais precisamente, lançamos mão de estudos sobre a leitura a partir dos trabalhos de Leffa (1999), Leurquin (2001;2014), Alves (2011; 2014); Hila, 2009, entre outros; e sobre o conceito de trabalho docente prescrito e real teorizados por Amigues (2004); Bronckart (2006); Clot (2007); Machado (2004; 2007) Medrado e Pérez (2011, 2014), entre outros. Quanto aos procedimentos metodológicos, esta se caracteriza por ser de natureza qualitativa com traços da etnográfica. No tocante aos meios, nosso estudo é de base documental e pesquisa de campo. O corpus constitui-se de vários segmentos. O primeiro segmento é documental concernente à análise de documentos da Escola Cidadã. O segundo segmento constitui-se da análise de entrevista semi/estruturada gravadas em áudio. O terceiro segmento constitui-se de aulas de leitura gravadas em áudio e registradas em protocolos de observação. Os resultados apontam que a abordagem teórica e metodologia de leitura do Programa Escola Cidadã Integral não é clara, ora assume a abordagem interativa, ora assume a leitura como abordagem ascendente de leitura. Na mesma direção, as concepções e práticas de ensino de leitura das professoras participantes corroboram ora com a abordagem interativa, ora com a abordagem ascendente. Tal evidência demostra que o trabalho realizado pelas professoras participantes encontra-se alinhado à proposta de ensino de leitura do Programa Escola Cidadã Integral. Esse alinhamento, a nosso ver, traz implicações para a formação do aluno leitor, tendo em vista que apesar da intenção de contemplar a leitura como atividade interativa, há o predomínio da abordagem ascendente, numa perspectiva tradicionalista, abordagem essa que não dá conta da complexidade do ensino e aprendizagem da leitura.Reading, despite being a topic that has been widely debated in the academic context, over the years, has not achieved significant repercussions in the school, in the sense of training critical readers, as evidenced by evaluations made by the Ministry of Education (SAEB; PISA), as well as research already carried out on the topic. This reality, in our view, is linked, among other factors, to the theoretical methodological aspects that underlie the teaching of reading in the school context. In view of this reality, our main objective is to analyze the proposed reading of a new School Program entitled Escola Cidadã Integral Program, verifying the (mis) alignment of this reading proposal with the work done by the teacher. As specific objectives, we establish: 1) Identify what is the proposal for teaching reading at Escola Cidadã Integral; 2) Verify the theoretical and methodological perspectives of reading assumed by the teacher of Escola Cidadã Integral; 3) Reflect and discuss the implications of (mis) alignment between the proposed teaching of reading the program and the work carried out by the teacher with a view to formation of the critical reader. In view of the objectives set, we used as theoretical contributions studies linked to a sociointeractionist perspective of Language, to the Postulates of Sociodiscursive Interactionism (ISD) and the Theory of Activity Clinic. More precisely, we made use of studies on reading based on the works of Leffa (1999), Leurquin (2001; 2014), Alves (2011; 2014); Hila, 2009, among others; and on the concept of prescribed and real teaching work theorized by Amigues (2004); Bronckart (2006); Clot (2007); Machado (2004; 2007) Medrado and Pérez (2011, 2014), among others. As for the methodological procedures, this is characterized by being of a qualitative nature with ethnographic features. Regarding the means, our study is based on documents and field research. The corpus consists of several segments. The first segment is documentary concerning the analysis of documents from Escola Cidadã. The second segment consists of the analysis of semi / structured interviews recorded in audio. The third segment consists of reading classes recorded in audio and recorded in observation protocols. The results show that the theoretical approach and reading methodology of the Escola Cidadã Integral Program is not clear, sometimes it takes the interactive approach, sometimes it takes reading as the bottom-up approach to reading. In the same direction, the conceptions and practices of teaching reading by participating teachers corroborate sometimes with the interactive approach, sometimes with the bottom-up approach. Such evidence shows that the work carried out by the participating teachers is in line with the reading education proposal of the Escola Cidadã Integral Program. This alignment, in our view, has implications for the formation of the student reader, considering that despite the intention to contemplate reading as an interactive activity, there is a predominance of the bottom-up approach, in a traditionalist perspective, an approach that does not account for the complexity teaching and learning to read.Submitted by Emanuel Varela Cardoso (emanuel.varela@ufcg.edu.br) on 2021-05-03T19:05:41Z No. of bitstreams: 1 SABRINA SILVA FERREIRA – DISSERTAÇÃO (PPGLE) 2021.pdf: 3013679 bytes, checksum: 47e6d200ee191185d88237032adf6789 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-03T19:05:41Z (GMT). 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A proposta do programa escola cidadã integral para o ensino de leitura: um olhar sobre o (des) alinhamento com o trabalho do professor. 163 f. (Dissertação de Mestrado em Linguagem e Ensino), Programa de Pós-graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2021. 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