Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12173 |
Resumo: | No atual contexto das organizações é notória a crescente necessidade de investimentos em ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação - TD&E por meio das quais os colaboradores podem desenvolver novas competências e habilidades, bem como experimentar mudanças comportamentais que irão contribuir para a manutenção da sua própria empregabilidade e para o aumento da competitividade organizacional. Porém, os resultados de um treinamento nem sempre são visivelmente quantificáveis, daí a importância da utilização de instrumentos que permitam medir o impacto do treinamento no trabalho, podendo este ser observado através de duas dimensões: o impacto em profundidade e em amplitude. Com base no Modelo Integrado de Avaliação do Treinamento no Trabalho – IMPACT desenvolvido por Abbad (1999), o presente estudo teve como objetivo descrever o impacto em amplitude do treinamento no trabalho na perspectiva de autoavaliação dos supervisores de uma empresa de Call Center localizada em Campina Grande - PB. Para tanto, foi realizado uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados através de questionários aplicados a uma amostra de 45 supervisores que participaram de um treinamento denominado Coaching oferecido pela empresa. Os resultados apontam que o impacto em amplitude deste treinamento, na percepção de autoavaliação dos participantes foi bastante positivo, apresentando baixa dispersão em todos os itens avaliados. Os participantes afirmaram que utilizam com frequência o que foi ensinado e aproveitam os ensinamentos para minimizar erros. Também observaram aumento de sua autoconfiança e motivação para o trabalho. |
id |
UFCG_efd61855a2be5bf47b9a59b3e2c2440f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12173 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB.Impact of coaching training at work: a study with employees of a call center company in Campina Grande - PB.TreinamentoCoachingImpactoTrainingCoachingImpactAdministraçãoNo atual contexto das organizações é notória a crescente necessidade de investimentos em ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação - TD&E por meio das quais os colaboradores podem desenvolver novas competências e habilidades, bem como experimentar mudanças comportamentais que irão contribuir para a manutenção da sua própria empregabilidade e para o aumento da competitividade organizacional. Porém, os resultados de um treinamento nem sempre são visivelmente quantificáveis, daí a importância da utilização de instrumentos que permitam medir o impacto do treinamento no trabalho, podendo este ser observado através de duas dimensões: o impacto em profundidade e em amplitude. Com base no Modelo Integrado de Avaliação do Treinamento no Trabalho – IMPACT desenvolvido por Abbad (1999), o presente estudo teve como objetivo descrever o impacto em amplitude do treinamento no trabalho na perspectiva de autoavaliação dos supervisores de uma empresa de Call Center localizada em Campina Grande - PB. Para tanto, foi realizado uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados através de questionários aplicados a uma amostra de 45 supervisores que participaram de um treinamento denominado Coaching oferecido pela empresa. Os resultados apontam que o impacto em amplitude deste treinamento, na percepção de autoavaliação dos participantes foi bastante positivo, apresentando baixa dispersão em todos os itens avaliados. Os participantes afirmaram que utilizam com frequência o que foi ensinado e aproveitam os ensinamentos para minimizar erros. Também observaram aumento de sua autoconfiança e motivação para o trabalho.In the current context of organizations is notoriously increasing need for investments in shares of Training, Development and Education – TD&E through which employees can develop new skills and abilities, and to experience behavioral changes that will contribute to maintenance of its own employability and increasing organizational competitiveness. However, the results of training are not always visibly measurable, hence the importance of using instruments to measure the impact of training on the job, this can be observed through two dimensions, the impact depth and amplitude. Based on Assessment Work Training Integrated Model – IMPACT developed by Abbad (1999), the current study aimed to describe the impact of the amplitude on the job training from the perspective of self-assessment of the supervisors of a company's Call Center located in Campina Grande - PB. To this end, was performed a descriptive research with quantitative approach, whose data were collected through questionnaires applied to a sample of 45 supervisors who participated in a training program called Coaching offered by the company. The results indicate that the impact of this training in amplitude in the perception of self-assessment of participants was very positive, with low dispersion in all items. Participants said they often use what was taught and enjoying the lessons to minimize errors. We also observed an increase in self-confidence and motivation to work.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGOLIVEIRA, Hildegardes Santos de.OLIVEIRA, H. S.http://lattes.cnpq.br/8684527627469710MENESES, Ailma Raposo de.20132020-02-24T15:55:03Z2020-02-242020-02-24T15:55:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12173MENESES, Ailma Raposo de. Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. 2013. 53 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12173porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-01-28T10:47:53Zoai:localhost:riufcg/12173Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-01-28T10:47:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. Impact of coaching training at work: a study with employees of a call center company in Campina Grande - PB. |
title |
Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. |
spellingShingle |
Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. MENESES, Ailma Raposo de. Treinamento Coaching Impacto Training Coaching Impact Administração |
title_short |
Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. |
title_full |
Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. |
title_fullStr |
Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. |
title_full_unstemmed |
Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. |
title_sort |
Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. |
author |
MENESES, Ailma Raposo de. |
author_facet |
MENESES, Ailma Raposo de. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Hildegardes Santos de. OLIVEIRA, H. S. http://lattes.cnpq.br/8684527627469710 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MENESES, Ailma Raposo de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Treinamento Coaching Impacto Training Coaching Impact Administração |
topic |
Treinamento Coaching Impacto Training Coaching Impact Administração |
description |
No atual contexto das organizações é notória a crescente necessidade de investimentos em ações de Treinamento, Desenvolvimento e Educação - TD&E por meio das quais os colaboradores podem desenvolver novas competências e habilidades, bem como experimentar mudanças comportamentais que irão contribuir para a manutenção da sua própria empregabilidade e para o aumento da competitividade organizacional. Porém, os resultados de um treinamento nem sempre são visivelmente quantificáveis, daí a importância da utilização de instrumentos que permitam medir o impacto do treinamento no trabalho, podendo este ser observado através de duas dimensões: o impacto em profundidade e em amplitude. Com base no Modelo Integrado de Avaliação do Treinamento no Trabalho – IMPACT desenvolvido por Abbad (1999), o presente estudo teve como objetivo descrever o impacto em amplitude do treinamento no trabalho na perspectiva de autoavaliação dos supervisores de uma empresa de Call Center localizada em Campina Grande - PB. Para tanto, foi realizado uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, cujos dados foram coletados através de questionários aplicados a uma amostra de 45 supervisores que participaram de um treinamento denominado Coaching oferecido pela empresa. Os resultados apontam que o impacto em amplitude deste treinamento, na percepção de autoavaliação dos participantes foi bastante positivo, apresentando baixa dispersão em todos os itens avaliados. Os participantes afirmaram que utilizam com frequência o que foi ensinado e aproveitam os ensinamentos para minimizar erros. Também observaram aumento de sua autoconfiança e motivação para o trabalho. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2020-02-24T15:55:03Z 2020-02-24 2020-02-24T15:55:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12173 MENESES, Ailma Raposo de. Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. 2013. 53 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12173 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12173 |
identifier_str_mv |
MENESES, Ailma Raposo de. Impacto do treinamento coaching no trabalho: um estudo com colaboradores de uma empresa de call center em Campina Grande - PB. 2013. 53 f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Relatório de Estágio Supervisionado), Curso de Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12173 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744438577070080 |