O impacto do coaching nos CTT

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jaime, Ana Luísa
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7222
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar o impacto do programa de coaching dos CTT a nível individual e a nível empresarial. Foi aplicado um desenho ex post facto baseado, fundamentalmente, numa análise qualitativa. Realizou-se uma revisão de literatura que permitiu integrar vários conceitos e, deste modo, construiu-se um guião, para a realização de entrevistas individuais semiestruturadas, a uma amostra de sete, dos dez coacheesque terminaram o programa de coachingno início de 2012. Avaliaram-se, então, as seguintes dimensões: (i) reação; (ii) aprendizagem; (iii) comportamento; (iv) resultados e (v) ROI (retorno do investimento). Como complemento, analisaram-se os relatórios iniciais e finais da coach, para cada coachee, com o objetivo de ter uma perceção mais sustentada do programa, nomeadamente, nas dimensões: (i) coach; (ii) coachee; (iii) relação coach-coacheee (iv) processo. Foram, ainda, tidos em conta os dados quantitativos respeitantes aos resultados tangíveis da empresa (Compromisso de Gestão). Todos os coacheesse demonstraram satisfeitos com o programa, com as novas aprendizagens que, consequentemente, levaram a uma mudança comportamental e resultados mensuráveis, na maioria dos casos, acima do esperado, embora nenhum dos coacheestenha conseguido estimar um valor para o ROI. Os relatórios e os dados quantitativos do Compromisso de Gestão corroboram a análise das entrevistas, permitindo aferir a eficácia e eficiência do programa de coaching. Apesar de não se conseguir estabelecer uma relação linear de causa-efeito, constatou-se, sem margem para dúvidas, que o impacto do coachingestá no desenvolvimento de competências individuais, que se traduzem numa mudança transformacional do coacheecom repercussões na sua equipa e, consequentemente, nos resultados tangíveis da empresa.
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