Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331 |
Resumo: | A presente pesquisa trata sobre os desafios do trabalho de leitura, tendo como intuito mostrar a importância dessa atividade, especialmente, com o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura. Assim como também contribui para a formação humana, tornando o aluno um cidadão mais consciente, reflexivo e crítico acerca dos fatos que acontecem ao seu redor e no mundo, ou seja, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos de modo que a aprendizagem ultrapasse os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não estão acostumados com atividades de leitura, por isso, eles sentem dificuldades para compreender os textos, principalmente, a poesia. Além disso, não entendem as influências que tal atividade pode contribuir para a formação de cidadão. A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade. |
id |
UFCG_f0437e4d7fc76c1c19a08248819b5de9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/37331 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.Poetry: contributions to the formation of critical and reflective citizens.LeituraPoesiaLíngua portuguesaIdentidadeEnsino de língua portuguesaTexto poéticoAntologia de poemasLeitura e cidadaniaReadingPoetryPortuguese languageIdentityPortuguese language teachingPoetic textAnthology of poemsReading and citizenshipLiteratura.A presente pesquisa trata sobre os desafios do trabalho de leitura, tendo como intuito mostrar a importância dessa atividade, especialmente, com o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura. Assim como também contribui para a formação humana, tornando o aluno um cidadão mais consciente, reflexivo e crítico acerca dos fatos que acontecem ao seu redor e no mundo, ou seja, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos de modo que a aprendizagem ultrapasse os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não estão acostumados com atividades de leitura, por isso, eles sentem dificuldades para compreender os textos, principalmente, a poesia. Além disso, não entendem as influências que tal atividade pode contribuir para a formação de cidadão. A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20152024-08-14T22:34:42Z2024-08-142024-08-14T22:34:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331RAMOS, Larícia Pinheiro Silva; OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de; ALEXANDRO, Isadora Sousa; ALMEIDA, Leandro Sousa; SOUSA, Rafael Barros de; HENRIQUE, Naiara da Silva. Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331porRAMOS, Larícia Pinheiro Silva.OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de.ALEXANDRO, Isadora Sousa.ALMEIDA, Leandro Sousa.SOUSA, Rafael Barros de.HENRIQUE, Naiara da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-14T22:35:19Zoai:localhost:riufcg/37331Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-14T22:35:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Poetry: contributions to the formation of critical and reflective citizens. |
title |
Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. |
spellingShingle |
Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. RAMOS, Larícia Pinheiro Silva. Leitura Poesia Língua portuguesa Identidade Ensino de língua portuguesa Texto poético Antologia de poemas Leitura e cidadania Reading Poetry Portuguese language Identity Portuguese language teaching Poetic text Anthology of poems Reading and citizenship Literatura. |
title_short |
Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. |
title_full |
Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. |
title_fullStr |
Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. |
title_full_unstemmed |
Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. |
title_sort |
Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. |
author |
RAMOS, Larícia Pinheiro Silva. |
author_facet |
RAMOS, Larícia Pinheiro Silva. OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de. ALEXANDRO, Isadora Sousa. ALMEIDA, Leandro Sousa. SOUSA, Rafael Barros de. HENRIQUE, Naiara da Silva. |
author_role |
author |
author2 |
OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de. ALEXANDRO, Isadora Sousa. ALMEIDA, Leandro Sousa. SOUSA, Rafael Barros de. HENRIQUE, Naiara da Silva. |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RAMOS, Larícia Pinheiro Silva. OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de. ALEXANDRO, Isadora Sousa. ALMEIDA, Leandro Sousa. SOUSA, Rafael Barros de. HENRIQUE, Naiara da Silva. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Leitura Poesia Língua portuguesa Identidade Ensino de língua portuguesa Texto poético Antologia de poemas Leitura e cidadania Reading Poetry Portuguese language Identity Portuguese language teaching Poetic text Anthology of poems Reading and citizenship Literatura. |
topic |
Leitura Poesia Língua portuguesa Identidade Ensino de língua portuguesa Texto poético Antologia de poemas Leitura e cidadania Reading Poetry Portuguese language Identity Portuguese language teaching Poetic text Anthology of poems Reading and citizenship Literatura. |
description |
A presente pesquisa trata sobre os desafios do trabalho de leitura, tendo como intuito mostrar a importância dessa atividade, especialmente, com o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura. Assim como também contribui para a formação humana, tornando o aluno um cidadão mais consciente, reflexivo e crítico acerca dos fatos que acontecem ao seu redor e no mundo, ou seja, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos de modo que a aprendizagem ultrapasse os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não estão acostumados com atividades de leitura, por isso, eles sentem dificuldades para compreender os textos, principalmente, a poesia. Além disso, não entendem as influências que tal atividade pode contribuir para a formação de cidadão. A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2024-08-14T22:34:42Z 2024-08-14 2024-08-14T22:34:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331 RAMOS, Larícia Pinheiro Silva; OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de; ALEXANDRO, Isadora Sousa; ALMEIDA, Leandro Sousa; SOUSA, Rafael Barros de; HENRIQUE, Naiara da Silva. Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331 |
identifier_str_mv |
RAMOS, Larícia Pinheiro Silva; OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de; ALEXANDRO, Isadora Sousa; ALMEIDA, Leandro Sousa; SOUSA, Rafael Barros de; HENRIQUE, Naiara da Silva. Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744633545097216 |