Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, Larícia Pinheiro Silva.
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de., ALEXANDRO, Isadora Sousa., ALMEIDA, Leandro Sousa., SOUSA, Rafael Barros de., HENRIQUE, Naiara da Silva.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331
Resumo: A presente pesquisa trata sobre os desafios do trabalho de leitura, tendo como intuito mostrar a importância dessa atividade, especialmente, com o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura. Assim como também contribui para a formação humana, tornando o aluno um cidadão mais consciente, reflexivo e crítico acerca dos fatos que acontecem ao seu redor e no mundo, ou seja, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos de modo que a aprendizagem ultrapasse os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não estão acostumados com atividades de leitura, por isso, eles sentem dificuldades para compreender os textos, principalmente, a poesia. Além disso, não entendem as influências que tal atividade pode contribuir para a formação de cidadão. A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade.
id UFCG_f0437e4d7fc76c1c19a08248819b5de9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/37331
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.Poetry: contributions to the formation of critical and reflective citizens.LeituraPoesiaLíngua portuguesaIdentidadeEnsino de língua portuguesaTexto poéticoAntologia de poemasLeitura e cidadaniaReadingPoetryPortuguese languageIdentityPortuguese language teachingPoetic textAnthology of poemsReading and citizenshipLiteratura.A presente pesquisa trata sobre os desafios do trabalho de leitura, tendo como intuito mostrar a importância dessa atividade, especialmente, com o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura. Assim como também contribui para a formação humana, tornando o aluno um cidadão mais consciente, reflexivo e crítico acerca dos fatos que acontecem ao seu redor e no mundo, ou seja, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos de modo que a aprendizagem ultrapasse os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não estão acostumados com atividades de leitura, por isso, eles sentem dificuldades para compreender os textos, principalmente, a poesia. Além disso, não entendem as influências que tal atividade pode contribuir para a formação de cidadão. A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20152024-08-14T22:34:42Z2024-08-142024-08-14T22:34:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331RAMOS, Larícia Pinheiro Silva; OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de; ALEXANDRO, Isadora Sousa; ALMEIDA, Leandro Sousa; SOUSA, Rafael Barros de; HENRIQUE, Naiara da Silva. Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331porRAMOS, Larícia Pinheiro Silva.OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de.ALEXANDRO, Isadora Sousa.ALMEIDA, Leandro Sousa.SOUSA, Rafael Barros de.HENRIQUE, Naiara da Silva.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-08-14T22:35:19Zoai:localhost:riufcg/37331Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-08-14T22:35:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
Poetry: contributions to the formation of critical and reflective citizens.
title Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
spellingShingle Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
RAMOS, Larícia Pinheiro Silva.
Leitura
Poesia
Língua portuguesa
Identidade
Ensino de língua portuguesa
Texto poético
Antologia de poemas
Leitura e cidadania
Reading
Poetry
Portuguese language
Identity
Portuguese language teaching
Poetic text
Anthology of poems
Reading and citizenship
Literatura.
title_short Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
title_full Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
title_fullStr Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
title_full_unstemmed Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
title_sort Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos.
author RAMOS, Larícia Pinheiro Silva.
author_facet RAMOS, Larícia Pinheiro Silva.
OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de.
ALEXANDRO, Isadora Sousa.
ALMEIDA, Leandro Sousa.
SOUSA, Rafael Barros de.
HENRIQUE, Naiara da Silva.
author_role author
author2 OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de.
ALEXANDRO, Isadora Sousa.
ALMEIDA, Leandro Sousa.
SOUSA, Rafael Barros de.
HENRIQUE, Naiara da Silva.
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, Larícia Pinheiro Silva.
OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de.
ALEXANDRO, Isadora Sousa.
ALMEIDA, Leandro Sousa.
SOUSA, Rafael Barros de.
HENRIQUE, Naiara da Silva.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Poesia
Língua portuguesa
Identidade
Ensino de língua portuguesa
Texto poético
Antologia de poemas
Leitura e cidadania
Reading
Poetry
Portuguese language
Identity
Portuguese language teaching
Poetic text
Anthology of poems
Reading and citizenship
Literatura.
topic Leitura
Poesia
Língua portuguesa
Identidade
Ensino de língua portuguesa
Texto poético
Antologia de poemas
Leitura e cidadania
Reading
Poetry
Portuguese language
Identity
Portuguese language teaching
Poetic text
Anthology of poems
Reading and citizenship
Literatura.
description A presente pesquisa trata sobre os desafios do trabalho de leitura, tendo como intuito mostrar a importância dessa atividade, especialmente, com o texto poético e procuramos evidenciar através disso que o ensino de Língua Portuguesa torna-se mais significativo para os discentes, incentivando a apreciação da literatura. Assim como também contribui para a formação humana, tornando o aluno um cidadão mais consciente, reflexivo e crítico acerca dos fatos que acontecem ao seu redor e no mundo, ou seja, contribuindo para a ampliação dos conhecimentos de modo que a aprendizagem ultrapasse os muros da escola. Partimos da problemática de que os discentes não estão acostumados com atividades de leitura, por isso, eles sentem dificuldades para compreender os textos, principalmente, a poesia. Além disso, não entendem as influências que tal atividade pode contribuir para a formação de cidadão. A metodologia usada no presente estudo foi uma pesquisa de campo com os alunos em que eles desenvolveram uma análise de uma antologia de poemas de autores regionais e nacionais, consistindo numa aplicação de teorias literárias e da relação com aspectos históricos e culturais. Como resultado, obtivemos um maior interesse dos discentes pela leitura e um olhar mais crítico e reflexivo sobre o texto através da observação das entrelinhas ou espaços em brancos das obras. Assim como, a percepção de que o texto literário contribui para que refletissem sobre questões sociais, contribuindo para a formação da sua identidade.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2024-08-14T22:34:42Z
2024-08-14
2024-08-14T22:34:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331
RAMOS, Larícia Pinheiro Silva; OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de; ALEXANDRO, Isadora Sousa; ALMEIDA, Leandro Sousa; SOUSA, Rafael Barros de; HENRIQUE, Naiara da Silva. Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331
identifier_str_mv RAMOS, Larícia Pinheiro Silva; OLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de; ALEXANDRO, Isadora Sousa; ALMEIDA, Leandro Sousa; SOUSA, Rafael Barros de; HENRIQUE, Naiara da Silva. Poesia: contribuições para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB... Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37331
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744633545097216