A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10099 |
Resumo: | A motivação é muito importante para que ocorra o processo de ensino-aprendizagem. Durante esse processo acreditamos que a motivação deva estar presente em todos os momentos da vida escolar do aluno e também do professor. Mas por sua vez cabe ao professor facilitar a construção na formação do aluno, influenciando o mesmo no desenvolvimento da motivação da aprendizagem. Para analisar tais proposições buscamos no pensamento de autores como Paín (1989), Vygotsky (1991), Tapia (2001), Santos (2001), Moraes e Varella (2007) entre outros, compreender a sistemática que rege o universo da motivação no processo ensino e aprendizagem. Os métodos e técnicas utilizadas foram: observação do cotidiano da escola; intervenção (momento do estágio); questionário semi-estruturado e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) aplicada aos professores. Pudemos concluir que para este grupo a motivação está em poder mediar os conhecimentos adquiridos com os discentes, ter paciência para lidar com as adversidades ocorridas em sala de aula, além de ser inovador na sua prática pedagógica. |
id |
UFCG_f1063a94cd9d6e0251577e29b4e2abf3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/10099 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar.The importance of motivation during the teaching process in recent years in the school space.MotivaçãoEnsino FundamentalEnsino-AprendizagemMotivationElementary SchoolTeaching-LearningEducação.A motivação é muito importante para que ocorra o processo de ensino-aprendizagem. Durante esse processo acreditamos que a motivação deva estar presente em todos os momentos da vida escolar do aluno e também do professor. Mas por sua vez cabe ao professor facilitar a construção na formação do aluno, influenciando o mesmo no desenvolvimento da motivação da aprendizagem. Para analisar tais proposições buscamos no pensamento de autores como Paín (1989), Vygotsky (1991), Tapia (2001), Santos (2001), Moraes e Varella (2007) entre outros, compreender a sistemática que rege o universo da motivação no processo ensino e aprendizagem. Os métodos e técnicas utilizadas foram: observação do cotidiano da escola; intervenção (momento do estágio); questionário semi-estruturado e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) aplicada aos professores. Pudemos concluir que para este grupo a motivação está em poder mediar os conhecimentos adquiridos com os discentes, ter paciência para lidar com as adversidades ocorridas em sala de aula, além de ser inovador na sua prática pedagógica.Motivation is very important to assure that the process of teaching and learning. During this process of teaching and learning we believe that motivation must be present at all times of the school life of the student and also the teacher. But in turn rests with the teacher to facilitate the construction of the training process of the student, even influencing the development of learning motivation. To examine these propositions seek the thinking of authors like Pain(1989), Vygotsky (1991), Tapia(2001), Santos(2001), Moraes and Varella (2007) among others understand the systematic governing the universe of motivation in the teaching and learning. The methods and techniques used were: observation of everyday school; intervention(time stage); semi-structured questionnaire and Test Free Word Association(TALP) applied to teachers. We concluded that the motivation for this group is able to mediate the acquired knowledge with the students, have the patience to deal with adversity that occurred in the classroom, and be innovative in their teaching.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOARES, Luisa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/3152646710019289PEREIRA, Zildene Francisca.DANTAS, Nozângela Maria Rolim.RODRIGUÊS, Rogeane Araújo.20132019-12-11T13:33:20Z2019-12-112019-12-11T13:33:20Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10099RODRIGUÊS, Rogeane Araújo. A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar. 2013. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-12T11:22:50Zoai:localhost:riufcg/10099Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-12T11:22:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar. The importance of motivation during the teaching process in recent years in the school space. |
title |
A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar. |
spellingShingle |
A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar. RODRIGUÊS, Rogeane Araújo. Motivação Ensino Fundamental Ensino-Aprendizagem Motivation Elementary School Teaching-Learning Educação. |
title_short |
A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar. |
title_full |
A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar. |
title_fullStr |
A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar. |
title_full_unstemmed |
A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar. |
title_sort |
A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar. |
author |
RODRIGUÊS, Rogeane Araújo. |
author_facet |
RODRIGUÊS, Rogeane Araújo. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. SOARES, L. M. R. http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 PEREIRA, Zildene Francisca. DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
RODRIGUÊS, Rogeane Araújo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Ensino Fundamental Ensino-Aprendizagem Motivation Elementary School Teaching-Learning Educação. |
topic |
Motivação Ensino Fundamental Ensino-Aprendizagem Motivation Elementary School Teaching-Learning Educação. |
description |
A motivação é muito importante para que ocorra o processo de ensino-aprendizagem. Durante esse processo acreditamos que a motivação deva estar presente em todos os momentos da vida escolar do aluno e também do professor. Mas por sua vez cabe ao professor facilitar a construção na formação do aluno, influenciando o mesmo no desenvolvimento da motivação da aprendizagem. Para analisar tais proposições buscamos no pensamento de autores como Paín (1989), Vygotsky (1991), Tapia (2001), Santos (2001), Moraes e Varella (2007) entre outros, compreender a sistemática que rege o universo da motivação no processo ensino e aprendizagem. Os métodos e técnicas utilizadas foram: observação do cotidiano da escola; intervenção (momento do estágio); questionário semi-estruturado e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) aplicada aos professores. Pudemos concluir que para este grupo a motivação está em poder mediar os conhecimentos adquiridos com os discentes, ter paciência para lidar com as adversidades ocorridas em sala de aula, além de ser inovador na sua prática pedagógica. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2019-12-11T13:33:20Z 2019-12-11 2019-12-11T13:33:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10099 RODRIGUÊS, Rogeane Araújo. A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar. 2013. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10099 |
identifier_str_mv |
RODRIGUÊS, Rogeane Araújo. A importância da motivação durante o processo de ensino aprendizagem nos anos iniciais no espaço escolar. 2013. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744421503107072 |