Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25458
Resumo: Este trabalho apresenta a relevância da leitura como ferramenta indispensável no processo de desenvolvimento intelectual e social do ser humano e, portanto, o seu lugar de destaque na escola. Nesse sentido, há uma urgente necessidade de aproximar a leitura realizada na escola dos contextos e suportes nos quais as crianças e jovens leem, atualmente, em seu cotidiano. Desse modo, este trabalho tem o objetivo geral de discutir os Multiletramentos como motivadores da leitura em sala de aula, ao apresentarem-se como mecanismos que podem colaborar para o desenvolvimento de leitores proficientes, ao desenvolverem competências e habilidades que conferem autonomia e criticidade nos mais variados contextos de uso da língua. Construído a partir de uma pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa, este trabalho apresenta um aporte teórico baseado nos estudos de Soares (2017-2002), Köche e Marinello (2017-2015), Rojo e Moura (2012), Antunes (2009-2003), Ribeiro (2006-2007), Koch e Elias (2006), Marcuschi (2003-2001), Bräkling (2000), Solé (1998), Chartier (1998- 1996) e Kleiman (1995-1989). Dividido em quatro capítulos, o primeiro, apresentou considerações introdutórias sobre a importância da leitura dentro e fora da escola e a necessidade de inovação de suas práticas, a partir do uso de variados suportes de texto, principalmente os que envolvem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). No segundo capítulo, elaborou-se a fundamentação teórica da pesquisa, valendo-se das concepções de Leitura e Letramento, a partir de alguns dos principais estudiosos dessas temáticas, além do estudo sobre os Multiletramentos e seu uso para promover uma leitura na tela que seja interativa, dinâmica e colaborativa, desenvolvida a partir de gêneros textuais argumentativos. O terceiro capítulo apresentou o percurso metodológico que norteou a pesquisa, sua natureza e a explicitação de uma Proposta de Intervenção para o trabalho com leitura. No quarto e último capítulo, foi desenvolvida a Proposta de Intervenção, baseada em oficinas de leitura, a ser executada na Escola de Ensino Básico Francisca Josué de Souza Carneiro, em Deputado Irapuan Pinheiro-CE, com professores de Língua Portuguesa do 9º Ano do Ensino Fundamental. Espera-se então, que este material contribua com ações profícuas de leitura, em que os Multiletramentos tenham efetiva presença e possibilitem a formação crítica e social dos leitores.
id UFCG_f13f39146b80abf7a7f5fdc747f88f09
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/25458
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula.Multiliteracies as motivators of reading practice in the classroom.LeituraMultiletramentosLetramentoGêneros textuaisLeitura em sala de aulaWhatsAppReadingMultiliteraciesliteracyTextual genresClassroom readingLetras.Este trabalho apresenta a relevância da leitura como ferramenta indispensável no processo de desenvolvimento intelectual e social do ser humano e, portanto, o seu lugar de destaque na escola. Nesse sentido, há uma urgente necessidade de aproximar a leitura realizada na escola dos contextos e suportes nos quais as crianças e jovens leem, atualmente, em seu cotidiano. Desse modo, este trabalho tem o objetivo geral de discutir os Multiletramentos como motivadores da leitura em sala de aula, ao apresentarem-se como mecanismos que podem colaborar para o desenvolvimento de leitores proficientes, ao desenvolverem competências e habilidades que conferem autonomia e criticidade nos mais variados contextos de uso da língua. Construído a partir de uma pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa, este trabalho apresenta um aporte teórico baseado nos estudos de Soares (2017-2002), Köche e Marinello (2017-2015), Rojo e Moura (2012), Antunes (2009-2003), Ribeiro (2006-2007), Koch e Elias (2006), Marcuschi (2003-2001), Bräkling (2000), Solé (1998), Chartier (1998- 1996) e Kleiman (1995-1989). Dividido em quatro capítulos, o primeiro, apresentou considerações introdutórias sobre a importância da leitura dentro e fora da escola e a necessidade de inovação de suas práticas, a partir do uso de variados suportes de texto, principalmente os que envolvem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). No segundo capítulo, elaborou-se a fundamentação teórica da pesquisa, valendo-se das concepções de Leitura e Letramento, a partir de alguns dos principais estudiosos dessas temáticas, além do estudo sobre os Multiletramentos e seu uso para promover uma leitura na tela que seja interativa, dinâmica e colaborativa, desenvolvida a partir de gêneros textuais argumentativos. O terceiro capítulo apresentou o percurso metodológico que norteou a pesquisa, sua natureza e a explicitação de uma Proposta de Intervenção para o trabalho com leitura. No quarto e último capítulo, foi desenvolvida a Proposta de Intervenção, baseada em oficinas de leitura, a ser executada na Escola de Ensino Básico Francisca Josué de Souza Carneiro, em Deputado Irapuan Pinheiro-CE, com professores de Língua Portuguesa do 9º Ano do Ensino Fundamental. Espera-se então, que este material contribua com ações profícuas de leitura, em que os Multiletramentos tenham efetiva presença e possibilitem a formação crítica e social dos leitores.This work presents the relevance of reading as an indispensable tool in the process of intellectual and social development of the human being and, therefore, its prominent place in school. In this sense, there is an urgent need to bring the reading performed at school closer to the contexts and supports in which children and young people currently read in their daily lives. Thus, this work has the general objective of discussing Multiliteracies as motivators of reading in the classroom, as they present themselves as mechanisms that can collaborate for the development of proficient readers, by developing competences and abilities that confer autonomy and criticality in the most different contexts of language use. Constructed from a bibliographical research and of a qualitative nature, this This work presents a theoretical contribution based on studies by Soares (2017-2002), Köche and Marinello (2017-2015), Rojo and Moura (2012), Antunes (2009-2003), Ribeiro (2006-2007), Koch and Elias ( 2006), Marcuschi (2003-2001), Bräkling (2000), Solé (1998), Chartier (1998-1996) and Kleiman (1995-1989). Divided into four chapters, the first presented introductory considerations about the importance of reading inside and outside school and the need to innovate their practices, from the use of various text supports, especially those involving Information and Communication Technologies (ICTs). In the second chapter, the theoretical foundation of the research was elaborated, using the concepts of Reading and Literacy, from some of the main scholars of these themes, in addition to the study of Multiliteracies and its use to promote a reading on the screen that is interactive, dynamic and collaborative, developed from textual genres argumentative. The third chapter presented the methodological course that guided the research, its nature and the explanation of an Intervention Proposal for the work with reading. In the fourth and final chapter, the Intervention Proposal was developed, based on reading workshops, to be carried out at the Francisca Josué de Souza Basic Education School. Carneiro, in Deputado Irapuan Pinheiro-CE, with Portuguese Language teachers from the 9th grade of Elementary School. It is expected, then, that this material contributes to fruitful reading actions, in which the Multiliteracies have an effective presence and enable the critical and social formation of readers.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)UFCGPEREIRA, Hérica Paiva.PEREIRA, Hérica Paiva.http://lattes.cnpq.br/0140741349526284OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.PINHEIRO, Maria do Socorro.SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de.2019-04-262022-06-02T18:52:22Z2022-06-022022-06-02T18:52:22Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25458SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de. Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula. 2019. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-06-07T18:25:25Zoai:localhost:riufcg/25458Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-06-07T18:25:25Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula.
Multiliteracies as motivators of reading practice in the classroom.
title Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula.
spellingShingle Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula.
SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de.
Leitura
Multiletramentos
Letramento
Gêneros textuais
Leitura em sala de aula
WhatsApp
Reading
Multiliteracies
literacy
Textual genres
Classroom reading
Letras.
title_short Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula.
title_full Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula.
title_fullStr Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula.
title_full_unstemmed Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula.
title_sort Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula.
author SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de.
author_facet SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Hérica Paiva.
PEREIRA, Hérica Paiva.
http://lattes.cnpq.br/0140741349526284
OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
PINHEIRO, Maria do Socorro.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de.
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Multiletramentos
Letramento
Gêneros textuais
Leitura em sala de aula
WhatsApp
Reading
Multiliteracies
literacy
Textual genres
Classroom reading
Letras.
topic Leitura
Multiletramentos
Letramento
Gêneros textuais
Leitura em sala de aula
WhatsApp
Reading
Multiliteracies
literacy
Textual genres
Classroom reading
Letras.
description Este trabalho apresenta a relevância da leitura como ferramenta indispensável no processo de desenvolvimento intelectual e social do ser humano e, portanto, o seu lugar de destaque na escola. Nesse sentido, há uma urgente necessidade de aproximar a leitura realizada na escola dos contextos e suportes nos quais as crianças e jovens leem, atualmente, em seu cotidiano. Desse modo, este trabalho tem o objetivo geral de discutir os Multiletramentos como motivadores da leitura em sala de aula, ao apresentarem-se como mecanismos que podem colaborar para o desenvolvimento de leitores proficientes, ao desenvolverem competências e habilidades que conferem autonomia e criticidade nos mais variados contextos de uso da língua. Construído a partir de uma pesquisa bibliográfica e de natureza qualitativa, este trabalho apresenta um aporte teórico baseado nos estudos de Soares (2017-2002), Köche e Marinello (2017-2015), Rojo e Moura (2012), Antunes (2009-2003), Ribeiro (2006-2007), Koch e Elias (2006), Marcuschi (2003-2001), Bräkling (2000), Solé (1998), Chartier (1998- 1996) e Kleiman (1995-1989). Dividido em quatro capítulos, o primeiro, apresentou considerações introdutórias sobre a importância da leitura dentro e fora da escola e a necessidade de inovação de suas práticas, a partir do uso de variados suportes de texto, principalmente os que envolvem as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). No segundo capítulo, elaborou-se a fundamentação teórica da pesquisa, valendo-se das concepções de Leitura e Letramento, a partir de alguns dos principais estudiosos dessas temáticas, além do estudo sobre os Multiletramentos e seu uso para promover uma leitura na tela que seja interativa, dinâmica e colaborativa, desenvolvida a partir de gêneros textuais argumentativos. O terceiro capítulo apresentou o percurso metodológico que norteou a pesquisa, sua natureza e a explicitação de uma Proposta de Intervenção para o trabalho com leitura. No quarto e último capítulo, foi desenvolvida a Proposta de Intervenção, baseada em oficinas de leitura, a ser executada na Escola de Ensino Básico Francisca Josué de Souza Carneiro, em Deputado Irapuan Pinheiro-CE, com professores de Língua Portuguesa do 9º Ano do Ensino Fundamental. Espera-se então, que este material contribua com ações profícuas de leitura, em que os Multiletramentos tenham efetiva presença e possibilitem a formação crítica e social dos leitores.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-04-26
2022-06-02T18:52:22Z
2022-06-02
2022-06-02T18:52:22Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25458
SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de. Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula. 2019. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/25458
identifier_str_mv SOUSA, Caio Eder Santiago Lopes de. Os multiletramentos como motivadores da prática de leitura em sala de aula. 2019. 108f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744541698228224