O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOARES, Aline Vanara Maciel.
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19853
Resumo: Este trabalho analisa o romance Persuasão (1818), da escritora inglesa Jane Austen (1775­ 1817), ressaltando aspectos que caracterizam a obra como um Bildungsroman Feminino, ou seja, um Romance de Formação ou Aprendizagem Feminino. Para tanto, contou com o aporte teórico de autores, tais como, Pinto (1990), Maas (2000), Neto (2013), Woolf (2011), Dias  (2014), Paula (2017), dentre outros. Inicialmente, mostraremos os primórdios do subgênero do  romance  em  estudo,  cujo  foco  estava  ajustado  para  o  mundo  masculino  (Bildungsroman tradicional),  em  seguida,  mostraremos  sua  ramificação  envolvendo  o  mundo  feminino (Bildungsroman feminino), por meio do qual ganhou força do final do século XVIII ao início  do XXI. Posteriormente, trataremos da autora, suas obras e seu estilo de escrita, situadas na  sociedade inglesa do século XIX, onde viveu e escreveu. Com isso, lançaremos luzes sobre o  viés feminista que se destaca nos seus escritos. Por fim, analisaremos o romance, com ênfase  no  contexto  histórico  da  época,  seus  costumes  e  valores  como  marcos  iniciais  do  Bildungsroman. Além disso, evidenciaremos o processo de formação da heroína (característica importante  do  subgênero  em  estudo)  e  suas  críticas  socias (viés  feminista).  Esta  pesquisa demonstra como a autora se pautou na estética tradicionalmente masculina, para debater a visão e mundo das mulheres de sua época.  
id UFCG_f28d785b919472759e6ed6aaa21dd26a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/19853
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen.The female Bildungsroman in Jane Austen's persuasion.Estudos literáriosAnálise literáriaRomance de formaçãoLiteratura feministaAnne ElliotJane AustenRomance InglêsLiteratura inglesaLiterary StudiesLiterary analysisTraining novelFeminist literatureEnglish novelEnglish literatureLetras- Língua Inglesa.Este trabalho analisa o romance Persuasão (1818), da escritora inglesa Jane Austen (1775­ 1817), ressaltando aspectos que caracterizam a obra como um Bildungsroman Feminino, ou seja, um Romance de Formação ou Aprendizagem Feminino. Para tanto, contou com o aporte teórico de autores, tais como, Pinto (1990), Maas (2000), Neto (2013), Woolf (2011), Dias  (2014), Paula (2017), dentre outros. Inicialmente, mostraremos os primórdios do subgênero do  romance  em  estudo,  cujo  foco  estava  ajustado  para  o  mundo  masculino  (Bildungsroman tradicional),  em  seguida,  mostraremos  sua  ramificação  envolvendo  o  mundo  feminino (Bildungsroman feminino), por meio do qual ganhou força do final do século XVIII ao início  do XXI. Posteriormente, trataremos da autora, suas obras e seu estilo de escrita, situadas na  sociedade inglesa do século XIX, onde viveu e escreveu. Com isso, lançaremos luzes sobre o  viés feminista que se destaca nos seus escritos. Por fim, analisaremos o romance, com ênfase  no  contexto  histórico  da  época,  seus  costumes  e  valores  como  marcos  iniciais  do  Bildungsroman. Além disso, evidenciaremos o processo de formação da heroína (característica importante  do  subgênero  em  estudo)  e  suas  críticas  socias (viés  feminista).  Esta  pesquisa demonstra como a autora se pautou na estética tradicionalmente masculina, para debater a visão e mundo das mulheres de sua época.  This work analyses the novel Persuasion (1818), by the English writer Jane Austen (1775­1817), highlighting aspects that constitute it as a Female Bildungsroman, that is, a Feminine Novel of Formation. For such, it is based on the theoretical support of writers, such as, Pinto (1990), Maas (2000), Neto (2013), Woolf (2014), Dias (2011), Paula (2017), among others. First, we will show the beginning of the subgenre of the novel in debate, whose focus was on the male world (Traditional Bildungsroman), later, we will show its branch about the feminine world (Feminine Bildungsroman), since through it, this subgenre developed from the end of the 18th century to the beginning of the 21th. Then, we will discuss aspects of the writer’s work and style, located in the English society of the beginning of the 19th century. Finally, we will analyze the novel, emphasizing its historical context, habits and values as initial features of the Bildungsroman. Besides, we will discuss the heroine’s process of formation (important characteristics of the subgenre in focus) and its social criticism (feminist bias). This research shows how the writer used the traditionally male literary aesthetics to debate the female world view of her time.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564ALVES, Francisco Francimar de Sousa.SILVA, Fabione Gomes da.SOARES, Aline Vanara Maciel.2021-05-252021-07-06T12:13:44Z2021-07-062021-07-06T12:13:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19853Sousa, Aline Vanara Maciel. O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-09T12:33:41Zoai:localhost:riufcg/19853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-09T12:33:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen.
The female Bildungsroman in Jane Austen's persuasion.
title O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen.
spellingShingle O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen.
SOARES, Aline Vanara Maciel.
Estudos literários
Análise literária
Romance de formação
Literatura feminista
Anne Elliot
Jane Austen
Romance Inglês
Literatura inglesa
Literary Studies
Literary analysis
Training novel
Feminist literature
English novel
English literature
Letras- Língua Inglesa.
title_short O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen.
title_full O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen.
title_fullStr O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen.
title_full_unstemmed O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen.
title_sort O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen.
author SOARES, Aline Vanara Maciel.
author_facet SOARES, Aline Vanara Maciel.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DIAS, Daise Lilian Fonseca.
DIAS, D. L. F.
http://lattes.cnpq.br/4229082666899564
ALVES, Francisco Francimar de Sousa.
SILVA, Fabione Gomes da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SOARES, Aline Vanara Maciel.
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos literários
Análise literária
Romance de formação
Literatura feminista
Anne Elliot
Jane Austen
Romance Inglês
Literatura inglesa
Literary Studies
Literary analysis
Training novel
Feminist literature
English novel
English literature
Letras- Língua Inglesa.
topic Estudos literários
Análise literária
Romance de formação
Literatura feminista
Anne Elliot
Jane Austen
Romance Inglês
Literatura inglesa
Literary Studies
Literary analysis
Training novel
Feminist literature
English novel
English literature
Letras- Língua Inglesa.
description Este trabalho analisa o romance Persuasão (1818), da escritora inglesa Jane Austen (1775­ 1817), ressaltando aspectos que caracterizam a obra como um Bildungsroman Feminino, ou seja, um Romance de Formação ou Aprendizagem Feminino. Para tanto, contou com o aporte teórico de autores, tais como, Pinto (1990), Maas (2000), Neto (2013), Woolf (2011), Dias  (2014), Paula (2017), dentre outros. Inicialmente, mostraremos os primórdios do subgênero do  romance  em  estudo,  cujo  foco  estava  ajustado  para  o  mundo  masculino  (Bildungsroman tradicional),  em  seguida,  mostraremos  sua  ramificação  envolvendo  o  mundo  feminino (Bildungsroman feminino), por meio do qual ganhou força do final do século XVIII ao início  do XXI. Posteriormente, trataremos da autora, suas obras e seu estilo de escrita, situadas na  sociedade inglesa do século XIX, onde viveu e escreveu. Com isso, lançaremos luzes sobre o  viés feminista que se destaca nos seus escritos. Por fim, analisaremos o romance, com ênfase  no  contexto  histórico  da  época,  seus  costumes  e  valores  como  marcos  iniciais  do  Bildungsroman. Além disso, evidenciaremos o processo de formação da heroína (característica importante  do  subgênero  em  estudo)  e  suas  críticas  socias (viés  feminista).  Esta  pesquisa demonstra como a autora se pautou na estética tradicionalmente masculina, para debater a visão e mundo das mulheres de sua época.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-25
2021-07-06T12:13:44Z
2021-07-06
2021-07-06T12:13:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19853
Sousa, Aline Vanara Maciel. O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19853
identifier_str_mv Sousa, Aline Vanara Maciel. O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744498730729472