O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19853 |
Resumo: | Este trabalho analisa o romance Persuasão (1818), da escritora inglesa Jane Austen (1775 1817), ressaltando aspectos que caracterizam a obra como um Bildungsroman Feminino, ou seja, um Romance de Formação ou Aprendizagem Feminino. Para tanto, contou com o aporte teórico de autores, tais como, Pinto (1990), Maas (2000), Neto (2013), Woolf (2011), Dias (2014), Paula (2017), dentre outros. Inicialmente, mostraremos os primórdios do subgênero do romance em estudo, cujo foco estava ajustado para o mundo masculino (Bildungsroman tradicional), em seguida, mostraremos sua ramificação envolvendo o mundo feminino (Bildungsroman feminino), por meio do qual ganhou força do final do século XVIII ao início do XXI. Posteriormente, trataremos da autora, suas obras e seu estilo de escrita, situadas na sociedade inglesa do século XIX, onde viveu e escreveu. Com isso, lançaremos luzes sobre o viés feminista que se destaca nos seus escritos. Por fim, analisaremos o romance, com ênfase no contexto histórico da época, seus costumes e valores como marcos iniciais do Bildungsroman. Além disso, evidenciaremos o processo de formação da heroína (característica importante do subgênero em estudo) e suas críticas socias (viés feminista). Esta pesquisa demonstra como a autora se pautou na estética tradicionalmente masculina, para debater a visão e mundo das mulheres de sua época. |
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O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen.The female Bildungsroman in Jane Austen's persuasion.Estudos literáriosAnálise literáriaRomance de formaçãoLiteratura feministaAnne ElliotJane AustenRomance InglêsLiteratura inglesaLiterary StudiesLiterary analysisTraining novelFeminist literatureEnglish novelEnglish literatureLetras- Língua Inglesa.Este trabalho analisa o romance Persuasão (1818), da escritora inglesa Jane Austen (1775 1817), ressaltando aspectos que caracterizam a obra como um Bildungsroman Feminino, ou seja, um Romance de Formação ou Aprendizagem Feminino. Para tanto, contou com o aporte teórico de autores, tais como, Pinto (1990), Maas (2000), Neto (2013), Woolf (2011), Dias (2014), Paula (2017), dentre outros. Inicialmente, mostraremos os primórdios do subgênero do romance em estudo, cujo foco estava ajustado para o mundo masculino (Bildungsroman tradicional), em seguida, mostraremos sua ramificação envolvendo o mundo feminino (Bildungsroman feminino), por meio do qual ganhou força do final do século XVIII ao início do XXI. Posteriormente, trataremos da autora, suas obras e seu estilo de escrita, situadas na sociedade inglesa do século XIX, onde viveu e escreveu. Com isso, lançaremos luzes sobre o viés feminista que se destaca nos seus escritos. Por fim, analisaremos o romance, com ênfase no contexto histórico da época, seus costumes e valores como marcos iniciais do Bildungsroman. Além disso, evidenciaremos o processo de formação da heroína (característica importante do subgênero em estudo) e suas críticas socias (viés feminista). Esta pesquisa demonstra como a autora se pautou na estética tradicionalmente masculina, para debater a visão e mundo das mulheres de sua época. This work analyses the novel Persuasion (1818), by the English writer Jane Austen (17751817), highlighting aspects that constitute it as a Female Bildungsroman, that is, a Feminine Novel of Formation. For such, it is based on the theoretical support of writers, such as, Pinto (1990), Maas (2000), Neto (2013), Woolf (2014), Dias (2011), Paula (2017), among others. First, we will show the beginning of the subgenre of the novel in debate, whose focus was on the male world (Traditional Bildungsroman), later, we will show its branch about the feminine world (Feminine Bildungsroman), since through it, this subgenre developed from the end of the 18th century to the beginning of the 21th. Then, we will discuss aspects of the writer’s work and style, located in the English society of the beginning of the 19th century. Finally, we will analyze the novel, emphasizing its historical context, habits and values as initial features of the Bildungsroman. Besides, we will discuss the heroine’s process of formation (important characteristics of the subgenre in focus) and its social criticism (feminist bias). This research shows how the writer used the traditionally male literary aesthetics to debate the female world view of her time.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGDIAS, Daise Lilian Fonseca.DIAS, D. L. F.http://lattes.cnpq.br/4229082666899564ALVES, Francisco Francimar de Sousa.SILVA, Fabione Gomes da.SOARES, Aline Vanara Maciel.2021-05-252021-07-06T12:13:44Z2021-07-062021-07-06T12:13:44Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/19853Sousa, Aline Vanara Maciel. O Bildungsroman feminino em persuasão de Jane Austen. 2021. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2021.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-08-09T12:33:41Zoai:localhost:riufcg/19853Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-08-09T12:33:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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