A Sina como manifestação do real maravilhoso americano em Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE, Ana Cláudia Claudino.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6675
Resumo: A partir do chamado ―boom‖ da década de 1960, a nova narrativa hispano-americana, conhecida como real maravilhoso americano, ganhou notoriedade mundial, evidenciando-se autores e obras que circulavam pelo menos desde 1940, e assistindo-se a uma grande leva de novos títulos e escritores nas décadas seguintes. Essa nova tendência, todavia, apresenta-se timidamente entre os autores e a crítica brasileiros, o que se revela no desnível quanti-qualitativo na produção crítico-teórico produzida em língua portuguesa sobre o gênero, em comparação com a abundância de estudos encontrados em espanhol. Esta pesquisa, no afã de modificar esse cenário, adota uma metodologia exploratória, de natureza básica, cujo procedimento é o bibliográfico, uma vez que a construção crítico-teórica da pesquisa se alicerça em estudos tais como o de Eliade (1992), Chiampi (2015), Carpentier (2010), Llosa (2016), Fonseca (2015), Amorim (2016), e outros. Embora já tenham se debruçado sobre o assunto autores como Irlemar Chiampi, justificamos a pertinência da pesquisa realizada como uma contribuição ao material acadêmico brasileiro sobre o real maravilhoso. Assim, elegemos o romance Cem anos de solidão (2015), considerado um marco do real maravilhoso, como corpus, mas preocupando-nos, sobretudo, com os aspectos relacionados à crença numa maldição que se propaga através do sangue, atualizada no ideário latino-americano como Sina e sintetizada na mítica Macondo segundo o ponto de vista da matriarca dos Buendía, Úrsula Iguarán. Para isto, torna-se nosso objetivo principal estabelecer uma correlação entre a visão da Sina e o modo narrativo real maravilhoso no romance Cem anos de solidão (2015), do escritor colombiano Gabriel García Márquez; assim como discutir e confrontar o realismo maravilhoso, o realismo, o maravilhoso, o mágico e o fantástico (no âmbito da literatura), de modo a que os contornos do primeiro se tornem mais nítidos; identificar como ocorre o registro da Sina na obra pesquisada, tendo como referência a tradição literária ocidental; interpretar os mecanismos formais do romance em apreço como significativamente representantes dessa nova narrativa hispano-americana.
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spelling A Sina como manifestação do real maravilhoso americano em Cem anos de solidão, de Gabriel García Márquez.The Sina as a manifestation of the real wonderful American in Gabriel García Márquez's One Hundred Years of Solitude.Estudos literáriosSinaReal maravilhosoMárquez, Gabriel GarcíaLiterary studiesReal wonderfulLetras - Língua Portuguesa.A partir do chamado ―boom‖ da década de 1960, a nova narrativa hispano-americana, conhecida como real maravilhoso americano, ganhou notoriedade mundial, evidenciando-se autores e obras que circulavam pelo menos desde 1940, e assistindo-se a uma grande leva de novos títulos e escritores nas décadas seguintes. Essa nova tendência, todavia, apresenta-se timidamente entre os autores e a crítica brasileiros, o que se revela no desnível quanti-qualitativo na produção crítico-teórico produzida em língua portuguesa sobre o gênero, em comparação com a abundância de estudos encontrados em espanhol. Esta pesquisa, no afã de modificar esse cenário, adota uma metodologia exploratória, de natureza básica, cujo procedimento é o bibliográfico, uma vez que a construção crítico-teórica da pesquisa se alicerça em estudos tais como o de Eliade (1992), Chiampi (2015), Carpentier (2010), Llosa (2016), Fonseca (2015), Amorim (2016), e outros. Embora já tenham se debruçado sobre o assunto autores como Irlemar Chiampi, justificamos a pertinência da pesquisa realizada como uma contribuição ao material acadêmico brasileiro sobre o real maravilhoso. Assim, elegemos o romance Cem anos de solidão (2015), considerado um marco do real maravilhoso, como corpus, mas preocupando-nos, sobretudo, com os aspectos relacionados à crença numa maldição que se propaga através do sangue, atualizada no ideário latino-americano como Sina e sintetizada na mítica Macondo segundo o ponto de vista da matriarca dos Buendía, Úrsula Iguarán. Para isto, torna-se nosso objetivo principal estabelecer uma correlação entre a visão da Sina e o modo narrativo real maravilhoso no romance Cem anos de solidão (2015), do escritor colombiano Gabriel García Márquez; assim como discutir e confrontar o realismo maravilhoso, o realismo, o maravilhoso, o mágico e o fantástico (no âmbito da literatura), de modo a que os contornos do primeiro se tornem mais nítidos; identificar como ocorre o registro da Sina na obra pesquisada, tendo como referência a tradição literária ocidental; interpretar os mecanismos formais do romance em apreço como significativamente representantes dessa nova narrativa hispano-americana.A partir del llamado "boom" de la década de 1960, la nueva narrativa hispanoamericana, conocida como real maravilloso americano, ganó notoriedad mundial, evidenciándose autores y obras que circulaban por lo menos desde 1940, y asistiendo a una gran leva de nuevos títulos y escritores en las décadas siguientes. Esta nueva tendencia, sin embargo, aparece con timidez entre los autores y la crítica brasileña, que se revela en la brecha cuantitativa y cualitativa en la producción crítico-teórico producido en português em el género, en comparación con la abundancia de los estudios se encuentran en español. Esta investigación, en el afán de modificar ese escenario, adopta una metodología exploratoria, de naturaleza básica, cuyo procedimiento es el bibliográfico, una vez que la construcción crítico-teórica de la investigación se fundamenta en estudios tales como el de Eliade (1992), Chiampi (1992) (2010), Llosa (2016), Fonseca (2015), Amorim (2016), y otros. Aunque ya se han centrado en el tema autores como Irlemar Chiampi, justificamos la pertinencia de la investigación realizada como una contribución al material académico brasileño sobre lo real maravilloso. Así, elegimos la novela Cien años de soledad (2015), considerado un marco de lo real maravilloso, como corpus, pero preocupándonos, sobre todo, com los aspectos relacionados a la creencia en una maldición que se propaga a través de la sangre, actualizada en el ideario latinoamericano, como Sina y sintetizada en la mítica Macondo según el punto de vista de la matriarca de los Buendía, Úrsula Iguarán. Para ello, se convierte en nuestro objetivo principal establecer una correlación entre la visión de la Sina y el modo narrativo real maravilloso en la novela Cien años de soledad (2015), del escritor colombiano Gabriel García Márquez; así como discutir y confrontar el realismo maravilloso, el realismo, lo maravilloso, lo mágico y lo fantástico (en el ámbito de la literatura), de modo que los contornos del primero se vuelven más nítidos; identificar cómo ocurre el registro de la Sina en la obra investigada, teniendo como referencia la tradición literaria occidental; interpretar los mecanismos formales del romance en aprecio como significativamente representantes de esa nueva narrativa hispanoamericana.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Elri Bandeira de.SOUSA, E. 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