MATERIALIDADES REAIS MARAVILHOSAS DE OXUM EM DO AMOR E OUTROS DEMÔNIOS, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZ
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Letras Norte@mentos |
Texto Completo: | https://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12149 |
Resumo: | No presente artigo, analisa-se a presença de aspectos reais maravilhosos no romance Do amor e outros demônios, obra escrita pelo colombiano Gabriel García Márquez (2017). A protagonista do romance manifesta signos reais maravilhosos que a aproximam da cultura iorubá, de modo a imprimir na narrativa aspectos sobrenaturais que a associam a Oxum, orixá do amor, das águas, da sedução e da fertilidade. Durante a análise, leva-se em conta o modo de se produzir literatura que está frequentemente associado a crise do realismo na América Latina, considerando proposições feitas por Alejo Carpentier (1985; 1987), Irlemar Chiampi (1980) e Reginaldo Prandi (2001). Conclui-se que a ótica cristã impede que os signos afro-caribenhos que compõem a protagonista sejam acessados pelos pais, comunidade e igreja, e, por esse motivo, essa personagem viva uma espécie de solidão. |
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MATERIALIDADES REAIS MARAVILHOSAS DE OXUM EM DO AMOR E OUTROS DEMÔNIOS, DE GABRIEL GARCÍA MÁRQUEZDo amor e outros demôniosGabriel García MárquezReal MaravilhosoOxumNo presente artigo, analisa-se a presença de aspectos reais maravilhosos no romance Do amor e outros demônios, obra escrita pelo colombiano Gabriel García Márquez (2017). A protagonista do romance manifesta signos reais maravilhosos que a aproximam da cultura iorubá, de modo a imprimir na narrativa aspectos sobrenaturais que a associam a Oxum, orixá do amor, das águas, da sedução e da fertilidade. Durante a análise, leva-se em conta o modo de se produzir literatura que está frequentemente associado a crise do realismo na América Latina, considerando proposições feitas por Alejo Carpentier (1985; 1987), Irlemar Chiampi (1980) e Reginaldo Prandi (2001). Conclui-se que a ótica cristã impede que os signos afro-caribenhos que compõem a protagonista sejam acessados pelos pais, comunidade e igreja, e, por esse motivo, essa personagem viva uma espécie de solidão.Editora UNEMAT2024-05-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/1214910.30681/rln.v17i47.12149Revista de Letras Norte@mentos; v. 17 n. 47 (2024): ESTUDOS LITERÁRIOS1983-8018reponame:Revista de Letras Norte@mentosinstname:Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)instacron:UNEMATporhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/article/view/12149/8413Copyright (c) 2024 Revista de Letras Norte@mentoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessLima, George2024-05-02T16:33:14Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12149Revistahttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentosPUBhttps://periodicos.unemat.br/index.php/norteamentos/oai||revistanorteamentos@unemat-net.br1983-80181983-8018opendoar:2024-05-02T16:33:14Revista de Letras Norte@mentos - Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)false |
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