Práticas curriculares nos anos iniciais do ensino fundamental: impasse e avanços no tocante á implementação das ações pedagógicas no cotidiano escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Kênia Rodrigues da.
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6534
Resumo: No presente trabalho monográfico intitulado: “Práticas Curriculares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: impasses e avanços no tocante à implementação de ações pedagógicas no cotidiano escolar”, discute-se questões relativas às Práticas Curriculares implementadas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no âmbito das escolas públicas. Para tanto, parte de uma compreensão de como os professores estão implementando as práticas curriculares para a efetivação das ações pedagógicas em sala de aula. A questão central delineada para a pesquisa foi instituída pela inquietação: de que modo são implementadas as práticas curriculares nos Anos Iniciais do Ensino fundamental de escola pública, no tocante à implementação das ações pedagógicas no cotidiano escolar? Neste estudo, como objetivo geral busca-se analisar de que modo são implementadas as práticas curriculares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escola pública, no tocante à implementação das ações pedagógicas no cotidiano escolar. Uma vez que as práticas curriculares devem nortear as ações pedagógicas envidadas pelos professores em suas ações educativas cotidianas. Concomitantemente, a partir de estudos, como por exemplo, os de Silva (2002); Sacristán (2000); Moreira e Silva (1995), apresenta-se uma discussão sobre definições atribuídas ao termo currículo e consequentemente suas influências sobre o processo educativo, buscando-se ao longo das discussões compreender a relação entre práticas curriculares e sistematização do currículo no atual contexto educacional. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e, para a coleta de dados optou-se por utilizar a entrevista semiestrutura, aplicada a 09 (nove) sujeitos, sendo 06 (seis) docentes e 03 (três) técnicos, dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de São João do Rio do Peixe-PB. Dentre os principais resultados da pesquisa, é possível apontar uma limitação dos professores quanto a implementação de práticas curriculares singulares às necessidades da comunidade escolar, ficando atrelados a atender determinações dos órgãos centrais, bem como uma certa dificuldade em compreender o caráter polissêmico do currículo para com as ações pedagógicas pautadas pela instituição. Deste modo, a pesquisa envidada torna-se relevante para o incentivo de novos estudos em torno do campo conceitual do currículo e por conseguinte voltadas para as práticas curriculares, assim como, para se compreender a interação entre práticas curriculares e ações pedagógicas necessárias e estruturantes da ação educativa cotidiana em escola pública.
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Para tanto, parte de uma compreensão de como os professores estão implementando as práticas curriculares para a efetivação das ações pedagógicas em sala de aula. A questão central delineada para a pesquisa foi instituída pela inquietação: de que modo são implementadas as práticas curriculares nos Anos Iniciais do Ensino fundamental de escola pública, no tocante à implementação das ações pedagógicas no cotidiano escolar? Neste estudo, como objetivo geral busca-se analisar de que modo são implementadas as práticas curriculares nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de escola pública, no tocante à implementação das ações pedagógicas no cotidiano escolar. Uma vez que as práticas curriculares devem nortear as ações pedagógicas envidadas pelos professores em suas ações educativas cotidianas. Concomitantemente, a partir de estudos, como por exemplo, os de Silva (2002); Sacristán (2000); Moreira e Silva (1995), apresenta-se uma discussão sobre definições atribuídas ao termo currículo e consequentemente suas influências sobre o processo educativo, buscando-se ao longo das discussões compreender a relação entre práticas curriculares e sistematização do currículo no atual contexto educacional. A pesquisa fundamenta-se na abordagem qualitativa e, para a coleta de dados optou-se por utilizar a entrevista semiestrutura, aplicada a 09 (nove) sujeitos, sendo 06 (seis) docentes e 03 (três) técnicos, dos Anos Iniciais, do Ensino Fundamental de uma escola pública localizada na cidade de São João do Rio do Peixe-PB. Dentre os principais resultados da pesquisa, é possível apontar uma limitação dos professores quanto a implementação de práticas curriculares singulares às necessidades da comunidade escolar, ficando atrelados a atender determinações dos órgãos centrais, bem como uma certa dificuldade em compreender o caráter polissêmico do currículo para com as ações pedagógicas pautadas pela instituição. Deste modo, a pesquisa envidada torna-se relevante para o incentivo de novos estudos em torno do campo conceitual do currículo e por conseguinte voltadas para as práticas curriculares, assim como, para se compreender a interação entre práticas curriculares e ações pedagógicas necessárias e estruturantes da ação educativa cotidiana em escola pública.In this monographic work entitled "Curricular Practices in Early Years of Elementary School: impasses and progress regarding the implementation of pedagogical actions in school life”, discusses issues related to Curricular Practices implemented in early years of elementary school within public schools. Therefore, starts from an understanding of how teachers are implementing the curricular practices for the realization of educational activities in the classroom. The central question outlined for the research was established by concern: how are implemented the curricular practices in the Early Years of elementary education of the public school, regarding the implementation of educational activities in school life? In this study, the general objective seeks to analyze how the curricular practices are implemented in the Early Years of Elementary Education on the public school, regarding the implementation of pedagogical actions in school life. Once that the curricular practices should guide pedagogical actions implemented by teachers in their daily educational activities. Concomitantly, based on studies, for example, Silva (2002); Sacristan (1998); Moreira and Silva (1995), it presents a discussion of definitions assigned to the term curriculum and therefore emphasize their influence on the educational process, seeking during the discussions to understand the relationship between curricular practices and systematization of the curriculum in the current educational context. The research is based on qualitative approache. For the collection of data it was decided to use the semi-structured interview, applied to nine (09) subjects, 06 (six) teachers and three (03) technicians, of the Early Years of Elementary Education in a public school located in São João do Rio do Peixe-PB. Among the main results of the research, it is possible to point out a limitation of the teachers regarding the implementation of singular curricular practices to the needs of the school community, being pegged to attend the determinations of the central offices, as well as some difficulty in understanding the polysemic nature of the curriculum to the pedagogical actions guided by the school. Therefore, the research applied is relevant to the encouragement of new studies around the conceptual field of the curriculum and consequently focused on the curricular practices, as well as, to understand the interaction between curricular practices and pedagogical actions necessary and structuring of the daily educational activities in public school.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus Freitas.LOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502SILVA, José Amiraldo da.NOVIKOFF, Cristina.SILVA, Kênia Rodrigues da.2016-10-062019-09-02T15:42:55Z2019-09-022019-09-02T15:42:55Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6534SILVA, kênia Rodrigues. Práticas curriculares nos anos iniciais do ensino fundamental: impasse e avanços no tocante á implementação das ações pedagógicas no cotidiano escolar. 2016. 81f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T12:17:57Zoai:localhost:riufcg/6534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T12:17:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
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