Representações sociais dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca de currículo e suas implicações pedagógicas na prática educativa.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7348 |
Resumo: | A monografia intitulada “Representações sociais de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca de currículo e suas implicações pedagógicas na prática educativa” consiste em uma investigação a respeito das práticas pedagógicas destes professores enquanto agentes operacionalizadores de currículo em sala de aula. O trabalho tem como questão de pesquisa a necessidade de se compreender quais as implicações que as representações sociais sobre currículo dos professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental exercem sobre suas práticas pedagógicas em sala de aula? Objetivando, pois, analisar as representações sociais de professores acerca de currículo e suas implicações na prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta torna-se relevante na medida em que serve para discutir a importância de compreender-se a relevância de incentivarmos estudos mais aprofundados em torno do papel da teoria das Representações Sociais enquanto esclarecedora dos processos educativos e em especial da relação entre o currículo e a prática pedagógica dos professores, assim como para ampliar a visão dos professores sobre o caráter polissêmico de currículo e do papel destes enquanto agentes críticos e reflexivos de suas práticas e por consequência também construtores de currículo. A pesquisa realizou-se tomando como base os princípios da pesquisa quantitativa-qualitativa, com preponderância qualitativa, adotando-se como instrumento de coleta de dados observações de encontro de planejamento e práticas dos sujeitos pesquisados, tendo como instrumento estratégico, além da observação uma entrevista semiestruturada aplicada junto a dez professores dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas da zona periférica da cidade Cajazeiras – PB. Dentre os principais resultados da investigação constatou-se uma limitação das professoras entrevistadas para com o caráter polissêmico do currículo e por consequência práticas pedagógicas baseadas em uma perspectiva reducionista e meramente técnica dos processos educativos realizados nas escolas públicas, um dos pontos positivos seria a compreensão destes de se aprofundarem mais nos estudos deste campo conceitual, assim como em alguns casos o entendimento de que o currículo não pode se resumir unicamente a uma “grade curricular” de conteúdos a serem ensinados. |
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Representações sociais dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca de currículo e suas implicações pedagógicas na prática educativa.Social representations of teachers in the early years of elementary school about curriculum and its pedagogical implications in educational practice.Currículo - representações sociaisPrática pedagógicaEnsino fundamentalCurriculum - Social RepresentationsPedagogical PracticeElementary SchoolEducação.A monografia intitulada “Representações sociais de professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca de currículo e suas implicações pedagógicas na prática educativa” consiste em uma investigação a respeito das práticas pedagógicas destes professores enquanto agentes operacionalizadores de currículo em sala de aula. O trabalho tem como questão de pesquisa a necessidade de se compreender quais as implicações que as representações sociais sobre currículo dos professores dos primeiros anos do Ensino Fundamental exercem sobre suas práticas pedagógicas em sala de aula? Objetivando, pois, analisar as representações sociais de professores acerca de currículo e suas implicações na prática educativa nos anos iniciais do ensino fundamental. Esta torna-se relevante na medida em que serve para discutir a importância de compreender-se a relevância de incentivarmos estudos mais aprofundados em torno do papel da teoria das Representações Sociais enquanto esclarecedora dos processos educativos e em especial da relação entre o currículo e a prática pedagógica dos professores, assim como para ampliar a visão dos professores sobre o caráter polissêmico de currículo e do papel destes enquanto agentes críticos e reflexivos de suas práticas e por consequência também construtores de currículo. A pesquisa realizou-se tomando como base os princípios da pesquisa quantitativa-qualitativa, com preponderância qualitativa, adotando-se como instrumento de coleta de dados observações de encontro de planejamento e práticas dos sujeitos pesquisados, tendo como instrumento estratégico, além da observação uma entrevista semiestruturada aplicada junto a dez professores dos anos iniciais do ensino fundamental de duas escolas públicas da zona periférica da cidade Cajazeiras – PB. Dentre os principais resultados da investigação constatou-se uma limitação das professoras entrevistadas para com o caráter polissêmico do currículo e por consequência práticas pedagógicas baseadas em uma perspectiva reducionista e meramente técnica dos processos educativos realizados nas escolas públicas, um dos pontos positivos seria a compreensão destes de se aprofundarem mais nos estudos deste campo conceitual, assim como em alguns casos o entendimento de que o currículo não pode se resumir unicamente a uma “grade curricular” de conteúdos a serem ensinados.The monograph entitled "Social representations of teachers in the early years of elementary school about curriculum and its pedagogical implications in educational practice" consists of an investigation of the pedagogical practices of these teachers as agents operacionalizadores curriculum in the classroom. The work is research question the need to understand what implications the social representations of the curriculum for teachers of the early years of elementary education have on their teaching practices in the classroom? Aiming therefore analyze the social representations of teachers about curriculum and its implications for educational practice in the early years of elementary school. This becomes relevant in that it serves to discuss the importance of understanding the relevance of encourage further studies on the role of the theory of social representations as enlightening educational processes and in particular the relationship between curriculum and practice teaching of teachers, as well as to expand the vision of teachers on the ambiguous character of the curriculum and the role of these agents as critical and reflective of their practices and therefore also resume builders. The research was conducted on the basis of the principles of qualitative research quantitatively with qualitative preponderance, using as instrument for data collection of observations and meeting planning practices of the subjects, and as a strategic tool, and observation an interview semi-structured interviews with ten teachers of the early years of elementary education in two public schools in the peripheral zone of the city Cajazeiras - PB. Among the main results of the research found a weakness of the teachers interviewed for with the ambiguous character of the curriculum and therefore pedagogical practices based on a reductionist and purely technical perspective of educational processes conducted in public schools, one of the positives would be the understanding of these to further deepen the studies of this conceptual field as well as in some cases the understanding that the curriculum can not be reduced solely to a "curriculum" of content to be taught.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLOPES, Wiama de Jesus FeitasLOPES, Wiama de Jesus Freitas.http://lattes.cnpq.br/5222750643490502AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.CAMPOS, Maria de Luordes.TEIXEIRA, Vanessa Maria.20142019-09-26T12:18:32Z2019-09-262019-09-26T12:18:32Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/7348TEIXEIRA, Vanessa Maria. Representações sociais dos professores dos anos iniciais do ensino fundamental acerca de currículo e suas implicações pedagógicas na prática educativa. 2014. 90f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-31T13:29:12Zoai:localhost:riufcg/7348Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-31T13:29:12Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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