O comportamento da criança em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte.
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13347
Resumo: O presente estudo tem como objetivo apreender o comportamento da criança em sala de aula. Sabe-se que existem dificuldades na aprendizagem e que estas podem estar relacionadas aos comportamentos estabelecidos por elas na escola. Nesse sentido, o resultado apresentado e sobre uma pesquisa com concepções a respeito dos tipos de comportamentos que os alunos tem no seu cotidiano escolar. A visão dos alunos a respeito de alguns tipos de comportamentos, as contribuições que os leva a ter e a entender a sua maneira de pensar e agir, formas que podem ser trabalhadas pelos professores e planejadas pelos alunos na realidade atual do contexto educacional, A concepção central da realização de uma educação com qualidade depende tanto do aluno como do professor, nesse caso, e necessário que o educador pense como podem ser trabalhadas atitudes comportamentais em sala de aula para a contribuição da aprendizagem efetiva do educando. Nessa perspective a pesquisa e de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados observação, entrevista, além de fontes documentais como o diário de campo e o caderno de pianos de aulas empregados na realização do estagio supervisionado em docência que contribuiu para o fortalecimento da aprendizagem dos educandos e na profissionalização do educador. Conclui-se que a maioria dos alunos tem vários tipos de comportamentos a serem trabalhados em e mesmo que para eles o seu modo de pensar e agir seja correto, deve-se como profissional da educação trabalhar todos os comportamentos que venham a surgir no cotidiano escolar dessas crianças, para um melhor desempenho em sua educação.
id UFCG_f4823ca237f678f76e8b954744e7283c
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13347
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O comportamento da criança em sala de aula.The child's behavior in the classroom.Psicologia educacionalComportamento infantil- sala de aulaCrianças- comportamento escolarEducação infantilDesenvolvimento infantilAprendizagem escolarEducational PsychologyChild behavior - classroomChildren - school behaviorChild educationChild developmentSchool learningEducação.O presente estudo tem como objetivo apreender o comportamento da criança em sala de aula. Sabe-se que existem dificuldades na aprendizagem e que estas podem estar relacionadas aos comportamentos estabelecidos por elas na escola. Nesse sentido, o resultado apresentado e sobre uma pesquisa com concepções a respeito dos tipos de comportamentos que os alunos tem no seu cotidiano escolar. A visão dos alunos a respeito de alguns tipos de comportamentos, as contribuições que os leva a ter e a entender a sua maneira de pensar e agir, formas que podem ser trabalhadas pelos professores e planejadas pelos alunos na realidade atual do contexto educacional, A concepção central da realização de uma educação com qualidade depende tanto do aluno como do professor, nesse caso, e necessário que o educador pense como podem ser trabalhadas atitudes comportamentais em sala de aula para a contribuição da aprendizagem efetiva do educando. Nessa perspective a pesquisa e de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados observação, entrevista, além de fontes documentais como o diário de campo e o caderno de pianos de aulas empregados na realização do estagio supervisionado em docência que contribuiu para o fortalecimento da aprendizagem dos educandos e na profissionalização do educador. Conclui-se que a maioria dos alunos tem vários tipos de comportamentos a serem trabalhados em e mesmo que para eles o seu modo de pensar e agir seja correto, deve-se como profissional da educação trabalhar todos os comportamentos que venham a surgir no cotidiano escolar dessas crianças, para um melhor desempenho em sua educação.The present study aims to learn the child's behavior in the classroom. It is known that there are learning difficulties and that these may be related to behaviors established by them at school. In this sense, the result presented and on a research with conceptions about the types of behaviors that students have in their school routine. The students' view of some types of behavior, the contributions that lead them to have and understand their way of thinking and acting, ways that can be worked by teachers and planned by students in the current reality of the context The central concept of delivering quality education depends on both the student and the teacher, in this case, and it is necessary for the educator to think how they can be behavioral attitudes are worked on in the classroom to contribute to the student's effective learning. In this perspective, research and a qualitative approach, using as instruments for data collection, observation, interview, in addition to documentary sources such as the field diary and the notebook of lessons used in carrying out the supervised internship in teaching which contributed to the strengthening of the students' learning and to the professionalization of the educator. It is concluded that most students have various types of behaviors to be worked on and even if their way of thinking and acting is correct for them, as an education professional, they should work on all the behaviors that may arise in the school routine. of these children, for a better performance in their education.  Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte.2010-122020-07-17T10:32:17Z2020-07-172020-07-17T10:32:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13347BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte. O comportamento da criança em sala de aula. 2010. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T15:37:38Zoai:localhost:riufcg/13347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T15:37:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O comportamento da criança em sala de aula.
The child's behavior in the classroom.
title O comportamento da criança em sala de aula.
spellingShingle O comportamento da criança em sala de aula.
BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte.
Psicologia educacional
Comportamento infantil- sala de aula
Crianças- comportamento escolar
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Aprendizagem escolar
Educational Psychology
Child behavior - classroom
Children - school behavior
Child education
Child development
School learning
Educação.
title_short O comportamento da criança em sala de aula.
title_full O comportamento da criança em sala de aula.
title_fullStr O comportamento da criança em sala de aula.
title_full_unstemmed O comportamento da criança em sala de aula.
title_sort O comportamento da criança em sala de aula.
author BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte.
author_facet BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOUSA, Débia Suênia da Silva.
SOUSA, D. S. S.
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263
dc.contributor.author.fl_str_mv BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte.
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia educacional
Comportamento infantil- sala de aula
Crianças- comportamento escolar
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Aprendizagem escolar
Educational Psychology
Child behavior - classroom
Children - school behavior
Child education
Child development
School learning
Educação.
topic Psicologia educacional
Comportamento infantil- sala de aula
Crianças- comportamento escolar
Educação infantil
Desenvolvimento infantil
Aprendizagem escolar
Educational Psychology
Child behavior - classroom
Children - school behavior
Child education
Child development
School learning
Educação.
description O presente estudo tem como objetivo apreender o comportamento da criança em sala de aula. Sabe-se que existem dificuldades na aprendizagem e que estas podem estar relacionadas aos comportamentos estabelecidos por elas na escola. Nesse sentido, o resultado apresentado e sobre uma pesquisa com concepções a respeito dos tipos de comportamentos que os alunos tem no seu cotidiano escolar. A visão dos alunos a respeito de alguns tipos de comportamentos, as contribuições que os leva a ter e a entender a sua maneira de pensar e agir, formas que podem ser trabalhadas pelos professores e planejadas pelos alunos na realidade atual do contexto educacional, A concepção central da realização de uma educação com qualidade depende tanto do aluno como do professor, nesse caso, e necessário que o educador pense como podem ser trabalhadas atitudes comportamentais em sala de aula para a contribuição da aprendizagem efetiva do educando. Nessa perspective a pesquisa e de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados observação, entrevista, além de fontes documentais como o diário de campo e o caderno de pianos de aulas empregados na realização do estagio supervisionado em docência que contribuiu para o fortalecimento da aprendizagem dos educandos e na profissionalização do educador. Conclui-se que a maioria dos alunos tem vários tipos de comportamentos a serem trabalhados em e mesmo que para eles o seu modo de pensar e agir seja correto, deve-se como profissional da educação trabalhar todos os comportamentos que venham a surgir no cotidiano escolar dessas crianças, para um melhor desempenho em sua educação.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12
2020-07-17T10:32:17Z
2020-07-17
2020-07-17T10:32:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13347
BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte. O comportamento da criança em sala de aula. 2010. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13347
identifier_str_mv BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte. O comportamento da criança em sala de aula. 2010. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744447387205632