O comportamento da criança em sala de aula.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13347 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo apreender o comportamento da criança em sala de aula. Sabe-se que existem dificuldades na aprendizagem e que estas podem estar relacionadas aos comportamentos estabelecidos por elas na escola. Nesse sentido, o resultado apresentado e sobre uma pesquisa com concepções a respeito dos tipos de comportamentos que os alunos tem no seu cotidiano escolar. A visão dos alunos a respeito de alguns tipos de comportamentos, as contribuições que os leva a ter e a entender a sua maneira de pensar e agir, formas que podem ser trabalhadas pelos professores e planejadas pelos alunos na realidade atual do contexto educacional, A concepção central da realização de uma educação com qualidade depende tanto do aluno como do professor, nesse caso, e necessário que o educador pense como podem ser trabalhadas atitudes comportamentais em sala de aula para a contribuição da aprendizagem efetiva do educando. Nessa perspective a pesquisa e de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados observação, entrevista, além de fontes documentais como o diário de campo e o caderno de pianos de aulas empregados na realização do estagio supervisionado em docência que contribuiu para o fortalecimento da aprendizagem dos educandos e na profissionalização do educador. Conclui-se que a maioria dos alunos tem vários tipos de comportamentos a serem trabalhados em e mesmo que para eles o seu modo de pensar e agir seja correto, deve-se como profissional da educação trabalhar todos os comportamentos que venham a surgir no cotidiano escolar dessas crianças, para um melhor desempenho em sua educação. |
id |
UFCG_f4823ca237f678f76e8b954744e7283c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/13347 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
O comportamento da criança em sala de aula.The child's behavior in the classroom.Psicologia educacionalComportamento infantil- sala de aulaCrianças- comportamento escolarEducação infantilDesenvolvimento infantilAprendizagem escolarEducational PsychologyChild behavior - classroomChildren - school behaviorChild educationChild developmentSchool learningEducação.O presente estudo tem como objetivo apreender o comportamento da criança em sala de aula. Sabe-se que existem dificuldades na aprendizagem e que estas podem estar relacionadas aos comportamentos estabelecidos por elas na escola. Nesse sentido, o resultado apresentado e sobre uma pesquisa com concepções a respeito dos tipos de comportamentos que os alunos tem no seu cotidiano escolar. A visão dos alunos a respeito de alguns tipos de comportamentos, as contribuições que os leva a ter e a entender a sua maneira de pensar e agir, formas que podem ser trabalhadas pelos professores e planejadas pelos alunos na realidade atual do contexto educacional, A concepção central da realização de uma educação com qualidade depende tanto do aluno como do professor, nesse caso, e necessário que o educador pense como podem ser trabalhadas atitudes comportamentais em sala de aula para a contribuição da aprendizagem efetiva do educando. Nessa perspective a pesquisa e de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados observação, entrevista, além de fontes documentais como o diário de campo e o caderno de pianos de aulas empregados na realização do estagio supervisionado em docência que contribuiu para o fortalecimento da aprendizagem dos educandos e na profissionalização do educador. Conclui-se que a maioria dos alunos tem vários tipos de comportamentos a serem trabalhados em e mesmo que para eles o seu modo de pensar e agir seja correto, deve-se como profissional da educação trabalhar todos os comportamentos que venham a surgir no cotidiano escolar dessas crianças, para um melhor desempenho em sua educação.The present study aims to learn the child's behavior in the classroom. It is known that there are learning difficulties and that these may be related to behaviors established by them at school. In this sense, the result presented and on a research with conceptions about the types of behaviors that students have in their school routine. The students' view of some types of behavior, the contributions that lead them to have and understand their way of thinking and acting, ways that can be worked by teachers and planned by students in the current reality of the context The central concept of delivering quality education depends on both the student and the teacher, in this case, and it is necessary for the educator to think how they can be behavioral attitudes are worked on in the classroom to contribute to the student's effective learning. In this perspective, research and a qualitative approach, using as instruments for data collection, observation, interview, in addition to documentary sources such as the field diary and the notebook of lessons used in carrying out the supervised internship in teaching which contributed to the strengthening of the students' learning and to the professionalization of the educator. It is concluded that most students have various types of behaviors to be worked on and even if their way of thinking and acting is correct for them, as an education professional, they should work on all the behaviors that may arise in the school routine. of these children, for a better performance in their education. Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOUSA, Débia Suênia da Silva.SOUSA, D. S. S.http://lattes.cnpq.br/9308347413386263BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte.2010-122020-07-17T10:32:17Z2020-07-172020-07-17T10:32:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13347BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte. O comportamento da criança em sala de aula. 2010. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-26T15:37:38Zoai:localhost:riufcg/13347Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-26T15:37:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O comportamento da criança em sala de aula. The child's behavior in the classroom. |
title |
O comportamento da criança em sala de aula. |
spellingShingle |
O comportamento da criança em sala de aula. BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte. Psicologia educacional Comportamento infantil- sala de aula Crianças- comportamento escolar Educação infantil Desenvolvimento infantil Aprendizagem escolar Educational Psychology Child behavior - classroom Children - school behavior Child education Child development School learning Educação. |
title_short |
O comportamento da criança em sala de aula. |
title_full |
O comportamento da criança em sala de aula. |
title_fullStr |
O comportamento da criança em sala de aula. |
title_full_unstemmed |
O comportamento da criança em sala de aula. |
title_sort |
O comportamento da criança em sala de aula. |
author |
BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte. |
author_facet |
BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. SOUSA, D. S. S. http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Psicologia educacional Comportamento infantil- sala de aula Crianças- comportamento escolar Educação infantil Desenvolvimento infantil Aprendizagem escolar Educational Psychology Child behavior - classroom Children - school behavior Child education Child development School learning Educação. |
topic |
Psicologia educacional Comportamento infantil- sala de aula Crianças- comportamento escolar Educação infantil Desenvolvimento infantil Aprendizagem escolar Educational Psychology Child behavior - classroom Children - school behavior Child education Child development School learning Educação. |
description |
O presente estudo tem como objetivo apreender o comportamento da criança em sala de aula. Sabe-se que existem dificuldades na aprendizagem e que estas podem estar relacionadas aos comportamentos estabelecidos por elas na escola. Nesse sentido, o resultado apresentado e sobre uma pesquisa com concepções a respeito dos tipos de comportamentos que os alunos tem no seu cotidiano escolar. A visão dos alunos a respeito de alguns tipos de comportamentos, as contribuições que os leva a ter e a entender a sua maneira de pensar e agir, formas que podem ser trabalhadas pelos professores e planejadas pelos alunos na realidade atual do contexto educacional, A concepção central da realização de uma educação com qualidade depende tanto do aluno como do professor, nesse caso, e necessário que o educador pense como podem ser trabalhadas atitudes comportamentais em sala de aula para a contribuição da aprendizagem efetiva do educando. Nessa perspective a pesquisa e de abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta de dados observação, entrevista, além de fontes documentais como o diário de campo e o caderno de pianos de aulas empregados na realização do estagio supervisionado em docência que contribuiu para o fortalecimento da aprendizagem dos educandos e na profissionalização do educador. Conclui-se que a maioria dos alunos tem vários tipos de comportamentos a serem trabalhados em e mesmo que para eles o seu modo de pensar e agir seja correto, deve-se como profissional da educação trabalhar todos os comportamentos que venham a surgir no cotidiano escolar dessas crianças, para um melhor desempenho em sua educação. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-12 2020-07-17T10:32:17Z 2020-07-17 2020-07-17T10:32:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13347 BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte. O comportamento da criança em sala de aula. 2010. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13347 |
identifier_str_mv |
BEZERRA, Francisca das Neves Almeida Ricarte. O comportamento da criança em sala de aula. 2010. 34f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2010. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744447387205632 |