(In) Disciplina:entendimentos constituídos na formação docente vivenciados na prática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Elaynne Pereira da.
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6683
Resumo: O estudo tem como perspectiva questionar a formação do professor para enfrentar os desafios dos comportamentos denominados de indisciplina no cotidiano da escola. Espera-se mapear os entendimentos de professores e da literatura educacional, o conceito de disciplina e indisciplina. A posteriori pensar se são possíveis outros entendimentos. Partimos da hipótese teórica de que tanto a disciplina como a indisciplina carrega uma conotação pejorativa impregnada de preconceitos e estereótipos de corporeidade. A discussão pretendida é repensar a partir de um estudo de caso as inquietudes corporais, sejam de movimento ou de fala, analisando possíveis motivações e implicações no processo de ensino e aprendizagem. Optamos pela pesquisa qualitativa com descrição analítica de um estudo de caso com uma criança de nove anos para nos ajudar a compreender melhor a forma e os motivos que contribuem para essas inquietações. Dessa maneira, esperamos contribuir com os professores e pais um melhor entendimento sobre o que acarreta a criança a tais comportamentos inquietos. Para um bom desenvolvimento no estudo será realizado observações em seu meio familiar, educacional e social. Diante do estudo, percebemos que é preciso um cuidado do professor nas ações dos alunos. O professor preocupa-se muito com o conteúdo a ser aplicado e esquece do essencial, que é a observação e o diálogo que não pode faltar entre professor e aluno. Fica perceptível a importância de uma formação continuada para professores, que inúmeras vezes se acomodam apenas com sua graduação. A família passa por um dilema por não conseguir que a criança respeite regras e limites, mas o que os pais precisam saber é a maneira de impor esses limites, que inúmeras vezes parece ser ordem. A criança sente a falta de afeto pelo pai e isso colabora para a indisciplina. A falta de diálogo também está presente na vida familiar da criança e sua indisciplina mostra ser uma maneira de chamar a atenção dos pais.
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A discussão pretendida é repensar a partir de um estudo de caso as inquietudes corporais, sejam de movimento ou de fala, analisando possíveis motivações e implicações no processo de ensino e aprendizagem. Optamos pela pesquisa qualitativa com descrição analítica de um estudo de caso com uma criança de nove anos para nos ajudar a compreender melhor a forma e os motivos que contribuem para essas inquietações. Dessa maneira, esperamos contribuir com os professores e pais um melhor entendimento sobre o que acarreta a criança a tais comportamentos inquietos. Para um bom desenvolvimento no estudo será realizado observações em seu meio familiar, educacional e social. Diante do estudo, percebemos que é preciso um cuidado do professor nas ações dos alunos. O professor preocupa-se muito com o conteúdo a ser aplicado e esquece do essencial, que é a observação e o diálogo que não pode faltar entre professor e aluno. Fica perceptível a importância de uma formação continuada para professores, que inúmeras vezes se acomodam apenas com sua graduação. A família passa por um dilema por não conseguir que a criança respeite regras e limites, mas o que os pais precisam saber é a maneira de impor esses limites, que inúmeras vezes parece ser ordem. A criança sente a falta de afeto pelo pai e isso colabora para a indisciplina. A falta de diálogo também está presente na vida familiar da criança e sua indisciplina mostra ser uma maneira de chamar a atenção dos pais.The aim of this study is to question the teacher 's education in order to face the challenges of behaviors called indiscipline in the daily life of the school. It is hoped to map the understandings of teachers and the educational literature, the concept of discipline and indiscipline. A posteriori to think if other understandings are possible. We start from the theoretical hypothesis that both discipline and indiscipline carry a pejorative connotation impregnated with prejudices and stereotypes of corporeity. The intended discussion is to rethink from a case study the bodily concerns, be they of movement or speech, analyzing possible motivations and implications in the teaching and learning process. We chose qualitative research with an analytical description of a case study with a nine-year-old child to help us better understand the form and motives that contribute to these concerns. In this way, we hope to contribute with teachers and parents a better understanding of what causes the child to such restless behaviors. For a good development in the study will be realized observations in their family, educational and social environment. Before the study, we realized that it takes a teacher's care in the actions of the students. The teacher is very concerned about the content to be applied and forgets the essential, which is observation and dialogue that can not be lacking between teacher and student. The importance of continuing education for teachers, who are often accommodated only by their graduation, is noticeable. The family is in a dilemma for failing to respect the rules and limits, but what parents need to know is how to enforce those boundaries, which often appear to be order. The child feels the lack of affection for the father and this contributes to the indiscipline. The lack of dialogue is also present in the family life of the child and his indiscipline proves to be a way to draw the attention of parents.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGNOVIKOFF, Cristina.NOVIKOFF, C.http://lattes.cnpq.br/7039307262566253GARCIA, Sônia Cardoso Moreira.GOMES, Hérica Cambraia.SILVA, Elaynne Pereira da.2017-09-122019-09-04T17:33:02Z2019-09-042019-09-04T17:33:02Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6683SILVA, Elaynne Pereira da. (In)disciplina:entendimentos constituídos na formação docente e vivenciados na prática.2017. 51f. 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