Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Maria do Socorro.
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13329
Resumo: O estudo realizado tem como temática central a avaliação escolar e como objetivo principal mostrar que a avaliação e um requisito fundamental ao processo ensino-aprendizagem. O referido trabalho possui inicialmente um caráter de pesquisa exploratória e no que se refere aos procedimentos de coleta de dados e as fontes de pesquisa, preferi primeiramente realizar uma pesquisa bibliográfica que sem duvida e indispensável em todo estudo cientifico. Em seguida, realizei a pesquisa de campo, onde ocorre uma aproximação entre o pesquisador e a população investigada. Realizei um estudo de caso e usei como meio de coleta de dados questionários, entrevistas e a observação participante, que no caso garante a obtenção de dados com professores, alunos e núcleo gestor da escola de maneira natural e descontraída. Nesse estudo, coloco minha opinião quanto ao processo de avaliação da escola pesquisada, bem como a avaliação de modo geral. Sabemos que o processo avaliativo progrediu em relação as suas concepções passadas, mas ainda, precisa ser questionada em termos de organização, de normas burocráticas, precisa de uma redefinição em termos de conteúdos e funções docentes. A avaliação pode ser importante condição de desenvolvimento integral, elemento criativo e transformador da personalidade humana, assim como pode tornar-se instrumento de eliminação e seletividade em um sistema educacional voltado para os aspectos quantitativos deste processo. Demonstra-se a necessidade de continuar pensando a avaliação, sobretudo, de uma avaliação continua, formativa, na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno.
id UFCG_f5e3a119e9e95787ef75fd7a00181bce
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/13329
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem.School evaluation: a fundamental requirement for the teaching-learning process.Avaliação escolarAprendizagemAvaliação- conceitosAvaliação- funçõesSchool evaluationLearningEvaluation- conceptsEvaluation- functionsO estudo realizado tem como temática central a avaliação escolar e como objetivo principal mostrar que a avaliação e um requisito fundamental ao processo ensino-aprendizagem. O referido trabalho possui inicialmente um caráter de pesquisa exploratória e no que se refere aos procedimentos de coleta de dados e as fontes de pesquisa, preferi primeiramente realizar uma pesquisa bibliográfica que sem duvida e indispensável em todo estudo cientifico. Em seguida, realizei a pesquisa de campo, onde ocorre uma aproximação entre o pesquisador e a população investigada. Realizei um estudo de caso e usei como meio de coleta de dados questionários, entrevistas e a observação participante, que no caso garante a obtenção de dados com professores, alunos e núcleo gestor da escola de maneira natural e descontraída. Nesse estudo, coloco minha opinião quanto ao processo de avaliação da escola pesquisada, bem como a avaliação de modo geral. Sabemos que o processo avaliativo progrediu em relação as suas concepções passadas, mas ainda, precisa ser questionada em termos de organização, de normas burocráticas, precisa de uma redefinição em termos de conteúdos e funções docentes. A avaliação pode ser importante condição de desenvolvimento integral, elemento criativo e transformador da personalidade humana, assim como pode tornar-se instrumento de eliminação e seletividade em um sistema educacional voltado para os aspectos quantitativos deste processo. Demonstra-se a necessidade de continuar pensando a avaliação, sobretudo, de uma avaliação continua, formativa, na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGAMARAL, Maria Gerlaine Belchior.AMARAL, M. G. B.http://lattes.cnpq.br/9799573547841899PEREIRA, Maria do Socorro.2007-11-102020-07-15T18:20:29Z2020-07-152020-07-15T18:20:29Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13329PEREIRA, Maria do Socorro. Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-05-29T18:15:05Zoai:localhost:riufcg/13329Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-29T18:15:05Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem.
School evaluation: a fundamental requirement for the teaching-learning process.
title Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem.
spellingShingle Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem.
PEREIRA, Maria do Socorro.
Avaliação escolar
Aprendizagem
Avaliação- conceitos
Avaliação- funções
School evaluation
Learning
Evaluation- concepts
Evaluation- functions
title_short Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem.
title_full Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem.
title_fullStr Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem.
title_full_unstemmed Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem.
title_sort Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem.
author PEREIRA, Maria do Socorro.
author_facet PEREIRA, Maria do Socorro.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AMARAL, Maria Gerlaine Belchior.
AMARAL, M. G. B.
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Maria do Socorro.
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação escolar
Aprendizagem
Avaliação- conceitos
Avaliação- funções
School evaluation
Learning
Evaluation- concepts
Evaluation- functions
topic Avaliação escolar
Aprendizagem
Avaliação- conceitos
Avaliação- funções
School evaluation
Learning
Evaluation- concepts
Evaluation- functions
description O estudo realizado tem como temática central a avaliação escolar e como objetivo principal mostrar que a avaliação e um requisito fundamental ao processo ensino-aprendizagem. O referido trabalho possui inicialmente um caráter de pesquisa exploratória e no que se refere aos procedimentos de coleta de dados e as fontes de pesquisa, preferi primeiramente realizar uma pesquisa bibliográfica que sem duvida e indispensável em todo estudo cientifico. Em seguida, realizei a pesquisa de campo, onde ocorre uma aproximação entre o pesquisador e a população investigada. Realizei um estudo de caso e usei como meio de coleta de dados questionários, entrevistas e a observação participante, que no caso garante a obtenção de dados com professores, alunos e núcleo gestor da escola de maneira natural e descontraída. Nesse estudo, coloco minha opinião quanto ao processo de avaliação da escola pesquisada, bem como a avaliação de modo geral. Sabemos que o processo avaliativo progrediu em relação as suas concepções passadas, mas ainda, precisa ser questionada em termos de organização, de normas burocráticas, precisa de uma redefinição em termos de conteúdos e funções docentes. A avaliação pode ser importante condição de desenvolvimento integral, elemento criativo e transformador da personalidade humana, assim como pode tornar-se instrumento de eliminação e seletividade em um sistema educacional voltado para os aspectos quantitativos deste processo. Demonstra-se a necessidade de continuar pensando a avaliação, sobretudo, de uma avaliação continua, formativa, na perspectiva do desenvolvimento integral do aluno.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-11-10
2020-07-15T18:20:29Z
2020-07-15
2020-07-15T18:20:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13329
PEREIRA, Maria do Socorro. Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/13329
identifier_str_mv PEREIRA, Maria do Socorro. Avaliação escolar: um requisito fundamental ao processo ensino- aprendizagem. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande – Cajazeiras- Paraíba - Brasil, 2007.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744447334776832