A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ROLIM, Danielly Christine Feitoza.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6258
Resumo: O presente estudo trata de um trabalho de conclusão de curso, que tem como objeto de estudo a timidez no ambiente escolar, cujo objetivo foi analisar as concepções dos docentes, dos anos iniciais do ensino fundamental, sobre timidez e com o objetivo específico de identificar quais metodologias de ensino empregadas por estes docentes possam contribuir com os alunos na superação de sua timidez. Trata-se, pois, de uma pesquisa de campo realizada com 04 docentes de uma escola municipal de cidade de Cajazeiras/PB. Possui abordagem qualitativa e exploratória. A coleta de dados discorreu através da entrevista semiestruturada e analisada através da técnica de análise de conteúdo (AC) (BAUER, 2002). Esta pesquisa permitiu constatar que as professoras reconhecem a timidez e consequentemente, seus alunos tímidos, a partir das características como medo, a vergonha e o nervosismo; ainda, atribuem a timidez mais desvantagens do que vantagens. Os dados, também, demonstram que as entrevistadas reconhecem a timidez como uma condição que pode ser superada, e mostram-se preocupadas em ajudar seus alunos tímidos a superá-la, embora nem todas saibam qual/is metodologia/s utilizar para obter êxito. Assim, conclui-se reconhecendo a necessidade que este tema ganhe espaços na formação de professores (acadêmica ou continuada) para que estes possam contribuir com seus alunos tímidos na perspectiva de saber lidar ou superar a timidez.
id UFCG_f641189335fb1de183a4be12e5508aad
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/6258
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.Shyness in the conception of teachers of the early years of education fundamental.Psicologia da educaçãoTimidezMetodologia do ensinoEnsino fundamentalEducational psychologyShynessTeaching MethodologyElementary SchoolEducação.O presente estudo trata de um trabalho de conclusão de curso, que tem como objeto de estudo a timidez no ambiente escolar, cujo objetivo foi analisar as concepções dos docentes, dos anos iniciais do ensino fundamental, sobre timidez e com o objetivo específico de identificar quais metodologias de ensino empregadas por estes docentes possam contribuir com os alunos na superação de sua timidez. Trata-se, pois, de uma pesquisa de campo realizada com 04 docentes de uma escola municipal de cidade de Cajazeiras/PB. Possui abordagem qualitativa e exploratória. A coleta de dados discorreu através da entrevista semiestruturada e analisada através da técnica de análise de conteúdo (AC) (BAUER, 2002). Esta pesquisa permitiu constatar que as professoras reconhecem a timidez e consequentemente, seus alunos tímidos, a partir das características como medo, a vergonha e o nervosismo; ainda, atribuem a timidez mais desvantagens do que vantagens. Os dados, também, demonstram que as entrevistadas reconhecem a timidez como uma condição que pode ser superada, e mostram-se preocupadas em ajudar seus alunos tímidos a superá-la, embora nem todas saibam qual/is metodologia/s utilizar para obter êxito. Assim, conclui-se reconhecendo a necessidade que este tema ganhe espaços na formação de professores (acadêmica ou continuada) para que estes possam contribuir com seus alunos tímidos na perspectiva de saber lidar ou superar a timidez.The present study deals with a conclusion course, which has the object of study shyness in the school environment, whose objective was to analyze the conceptions of teachers, the initial years of elementary school, about shyness and with the specific objective of identifying which methodologies used by these teachers can contribute with the students in overcoming their shyness. It is, therefore, a field research carried out with 04 teachers from a municipal school in the city of Cajazeiras / PB. It has a qualitative and exploratory approach. Data collection was done through the semi-structured interview and analyzed through the technique of content analysis (BA) (BAUER, 2002). This research allowed to verify that the teachers recognize the shyness and consequently, its shy students, from the characteristics like fear, the shame and the nervousness; yet, they attribute shyness more disadvantages than advantages. The data also demonstrate that respondents recognize shyness as a condition that can be overcome, and are concerned to help their shy students overcome it, although not all of them know which methodology to use to succeed. Thus, we conclude by recognizing the need for this theme to gain spaces in the formation of teachers (academic or continuing) so that they can contribute with their shy students in the perspective of knowing how to deal with or overcome shyness.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSOARES, Luisa de Marillac Ramos.SOARES, L. M. R.http://lattes.cnpq.br/3152646710019289CUNHA, Ane Cristine Hermínio.PEREIRA, Zildene Francisca.ROLIM, Danielly Christine Feitoza.2019-06-252019-08-28T10:39:24Z2019-08-282019-08-28T10:39:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6258ROLIM, Danielly Christine Feitoza. A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.2019. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-01T18:24:11Zoai:localhost:riufcg/6258Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-01T18:24:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
Shyness in the conception of teachers of the early years of education fundamental.
title A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
ROLIM, Danielly Christine Feitoza.
Psicologia da educação
Timidez
Metodologia do ensino
Ensino fundamental
Educational psychology
Shyness
Teaching Methodology
Elementary School
Educação.
title_short A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.
author ROLIM, Danielly Christine Feitoza.
author_facet ROLIM, Danielly Christine Feitoza.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
SOARES, L. M. R.
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289
CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.author.fl_str_mv ROLIM, Danielly Christine Feitoza.
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia da educação
Timidez
Metodologia do ensino
Ensino fundamental
Educational psychology
Shyness
Teaching Methodology
Elementary School
Educação.
topic Psicologia da educação
Timidez
Metodologia do ensino
Ensino fundamental
Educational psychology
Shyness
Teaching Methodology
Elementary School
Educação.
description O presente estudo trata de um trabalho de conclusão de curso, que tem como objeto de estudo a timidez no ambiente escolar, cujo objetivo foi analisar as concepções dos docentes, dos anos iniciais do ensino fundamental, sobre timidez e com o objetivo específico de identificar quais metodologias de ensino empregadas por estes docentes possam contribuir com os alunos na superação de sua timidez. Trata-se, pois, de uma pesquisa de campo realizada com 04 docentes de uma escola municipal de cidade de Cajazeiras/PB. Possui abordagem qualitativa e exploratória. A coleta de dados discorreu através da entrevista semiestruturada e analisada através da técnica de análise de conteúdo (AC) (BAUER, 2002). Esta pesquisa permitiu constatar que as professoras reconhecem a timidez e consequentemente, seus alunos tímidos, a partir das características como medo, a vergonha e o nervosismo; ainda, atribuem a timidez mais desvantagens do que vantagens. Os dados, também, demonstram que as entrevistadas reconhecem a timidez como uma condição que pode ser superada, e mostram-se preocupadas em ajudar seus alunos tímidos a superá-la, embora nem todas saibam qual/is metodologia/s utilizar para obter êxito. Assim, conclui-se reconhecendo a necessidade que este tema ganhe espaços na formação de professores (acadêmica ou continuada) para que estes possam contribuir com seus alunos tímidos na perspectiva de saber lidar ou superar a timidez.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-06-25
2019-08-28T10:39:24Z
2019-08-28
2019-08-28T10:39:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6258
ROLIM, Danielly Christine Feitoza. A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.2019. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6258
identifier_str_mv ROLIM, Danielly Christine Feitoza. A timidez na concepção de professores dos anos iniciais do ensino fundamental.2019. 47f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2019.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744389069602816