Timidez no contexto escolar: relato de experiência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
Texto Completo: | https://app.uff.br/riuff/handle/1/11808 |
Resumo: | Neste trabalho analisamos o processo de aprendizagem dos tímidos a partir de uma narrativa pessoal. Para tanto, utilizamos a metodologia do relato de experiência, visando compreender os aspectos positivos e negativos de como se desvela o aprendizado do sujeito com timidez. O ambiente escolar é um local essencial para a obtenção de habilidades sociais, mas pode ser também um ambiente opressor, capaz de marcar negativamente um aluno para o resto de suas vidas. A timidez é uma característica individual que pode gerar estigma negativo pela leitura dos outros e prejudicar o sujeito tímido em seu convívio social, marcando-o profundamente. Desta maneira, o professor necessita ser cauteloso e atento quanto a seus alunos tímidos, colaborando para o sucesso de sua socialização. Neste trabalho, a narrativa pessoal é entremeada pelas leituras de Skliar e de Larrosa |
id |
UFF-2_00b48d1861f90e507eee758d64b1ca47 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:app.uff.br:1/11808 |
network_acronym_str |
UFF-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository_id_str |
2120 |
spelling |
Timidez no contexto escolar: relato de experiênciaTimidezEscolaProcesso de aprendizagemPedagogiaShynessSchoolExperience reportLeaming processNeste trabalho analisamos o processo de aprendizagem dos tímidos a partir de uma narrativa pessoal. Para tanto, utilizamos a metodologia do relato de experiência, visando compreender os aspectos positivos e negativos de como se desvela o aprendizado do sujeito com timidez. O ambiente escolar é um local essencial para a obtenção de habilidades sociais, mas pode ser também um ambiente opressor, capaz de marcar negativamente um aluno para o resto de suas vidas. A timidez é uma característica individual que pode gerar estigma negativo pela leitura dos outros e prejudicar o sujeito tímido em seu convívio social, marcando-o profundamente. Desta maneira, o professor necessita ser cauteloso e atento quanto a seus alunos tímidos, colaborando para o sucesso de sua socialização. Neste trabalho, a narrativa pessoal é entremeada pelas leituras de Skliar e de LarrosaIn this work we analyze the process of learning of the timid ones from a personal narrative. Therefore, we use the methodology of the experience report to understand the positive and negative aspects of how the subject learns with shyness. The school environment is an essential place for social skills, but it can also be an oppressive environment that can negatively mark a student for the rest of their lives. The shyness is an individual characteristic that can generate negative stigma by the reading of the others and to undermine the shy subject in his social life, marking it deeply. In this way, the teacher needs to be cautious and attentive regarding his shy students collaborating for the success of their socialization. In this work, the personal narrative is interspersed by the readings of Skliar and LarrosaGomes, Jacqueline de SouzaRodrigues, Amabile Aparecida Xavier2019-10-25T19:27:22Z2019-10-25T19:27:22Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11808http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T14:29:39Zoai:app.uff.br:1/11808Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202024-08-19T10:52:56.102676Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Timidez no contexto escolar: relato de experiência |
title |
Timidez no contexto escolar: relato de experiência |
spellingShingle |
Timidez no contexto escolar: relato de experiência Rodrigues, Amabile Aparecida Xavier Timidez Escola Processo de aprendizagem Pedagogia Shyness School Experience report Leaming process |
title_short |
Timidez no contexto escolar: relato de experiência |
title_full |
Timidez no contexto escolar: relato de experiência |
title_fullStr |
Timidez no contexto escolar: relato de experiência |
title_full_unstemmed |
Timidez no contexto escolar: relato de experiência |
title_sort |
Timidez no contexto escolar: relato de experiência |
author |
Rodrigues, Amabile Aparecida Xavier |
author_facet |
Rodrigues, Amabile Aparecida Xavier |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gomes, Jacqueline de Souza |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Amabile Aparecida Xavier |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Timidez Escola Processo de aprendizagem Pedagogia Shyness School Experience report Leaming process |
topic |
Timidez Escola Processo de aprendizagem Pedagogia Shyness School Experience report Leaming process |
description |
Neste trabalho analisamos o processo de aprendizagem dos tímidos a partir de uma narrativa pessoal. Para tanto, utilizamos a metodologia do relato de experiência, visando compreender os aspectos positivos e negativos de como se desvela o aprendizado do sujeito com timidez. O ambiente escolar é um local essencial para a obtenção de habilidades sociais, mas pode ser também um ambiente opressor, capaz de marcar negativamente um aluno para o resto de suas vidas. A timidez é uma característica individual que pode gerar estigma negativo pela leitura dos outros e prejudicar o sujeito tímido em seu convívio social, marcando-o profundamente. Desta maneira, o professor necessita ser cauteloso e atento quanto a seus alunos tímidos, colaborando para o sucesso de sua socialização. Neste trabalho, a narrativa pessoal é entremeada pelas leituras de Skliar e de Larrosa |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-25T19:27:22Z 2019-10-25T19:27:22Z 2019 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11808 |
url |
https://app.uff.br/riuff/handle/1/11808 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ CC-BY-SA |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) instname:Universidade Federal Fluminense (UFF) instacron:UFF |
instname_str |
Universidade Federal Fluminense (UFF) |
instacron_str |
UFF |
institution |
UFF |
reponame_str |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
collection |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF) |
repository.mail.fl_str_mv |
riuff@id.uff.br |
_version_ |
1811823597526712320 |