Timidez no contexto escolar: relato de experiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Amabile Aparecida Xavier
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
Texto Completo: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11808
Resumo: Neste trabalho analisamos o processo de aprendizagem dos tímidos a partir de uma narrativa pessoal. Para tanto, utilizamos a metodologia do relato de experiência, visando compreender os aspectos positivos e negativos de como se desvela o aprendizado do sujeito com timidez. O ambiente escolar é um local essencial para a obtenção de habilidades sociais, mas pode ser também um ambiente opressor, capaz de marcar negativamente um aluno para o resto de suas vidas. A timidez é uma característica individual que pode gerar estigma negativo pela leitura dos outros e prejudicar o sujeito tímido em seu convívio social, marcando-o profundamente. Desta maneira, o professor necessita ser cauteloso e atento quanto a seus alunos tímidos, colaborando para o sucesso de sua socialização. Neste trabalho, a narrativa pessoal é entremeada pelas leituras de Skliar e de Larrosa
id UFF-2_00b48d1861f90e507eee758d64b1ca47
oai_identifier_str oai:app.uff.br:1/11808
network_acronym_str UFF-2
network_name_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository_id_str 2120
spelling Timidez no contexto escolar: relato de experiênciaTimidezEscolaProcesso de aprendizagemPedagogiaShynessSchoolExperience reportLeaming processNeste trabalho analisamos o processo de aprendizagem dos tímidos a partir de uma narrativa pessoal. Para tanto, utilizamos a metodologia do relato de experiência, visando compreender os aspectos positivos e negativos de como se desvela o aprendizado do sujeito com timidez. O ambiente escolar é um local essencial para a obtenção de habilidades sociais, mas pode ser também um ambiente opressor, capaz de marcar negativamente um aluno para o resto de suas vidas. A timidez é uma característica individual que pode gerar estigma negativo pela leitura dos outros e prejudicar o sujeito tímido em seu convívio social, marcando-o profundamente. Desta maneira, o professor necessita ser cauteloso e atento quanto a seus alunos tímidos, colaborando para o sucesso de sua socialização. Neste trabalho, a narrativa pessoal é entremeada pelas leituras de Skliar e de LarrosaIn this work we analyze the process of learning of the timid ones from a personal narrative. Therefore, we use the methodology of the experience report to understand the positive and negative aspects of how the subject learns with shyness. The school environment is an essential place for social skills, but it can also be an oppressive environment that can negatively mark a student for the rest of their lives. The shyness is an individual characteristic that can generate negative stigma by the reading of the others and to undermine the shy subject in his social life, marking it deeply. In this way, the teacher needs to be cautious and attentive regarding his shy students collaborating for the success of their socialization. In this work, the personal narrative is interspersed by the readings of Skliar and LarrosaGomes, Jacqueline de SouzaRodrigues, Amabile Aparecida Xavier2019-10-25T19:27:22Z2019-10-25T19:27:22Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://app.uff.br/riuff/handle/1/11808http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/CC-BY-SAinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)instacron:UFF2021-09-30T14:29:39Zoai:app.uff.br:1/11808Repositório InstitucionalPUBhttps://app.uff.br/oai/requestriuff@id.uff.bropendoar:21202021-09-30T14:29:39Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)false
dc.title.none.fl_str_mv Timidez no contexto escolar: relato de experiência
title Timidez no contexto escolar: relato de experiência
spellingShingle Timidez no contexto escolar: relato de experiência
Rodrigues, Amabile Aparecida Xavier
Timidez
Escola
Processo de aprendizagem
Pedagogia
Shyness
School
Experience report
Leaming process
title_short Timidez no contexto escolar: relato de experiência
title_full Timidez no contexto escolar: relato de experiência
title_fullStr Timidez no contexto escolar: relato de experiência
title_full_unstemmed Timidez no contexto escolar: relato de experiência
title_sort Timidez no contexto escolar: relato de experiência
author Rodrigues, Amabile Aparecida Xavier
author_facet Rodrigues, Amabile Aparecida Xavier
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gomes, Jacqueline de Souza
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Amabile Aparecida Xavier
dc.subject.por.fl_str_mv Timidez
Escola
Processo de aprendizagem
Pedagogia
Shyness
School
Experience report
Leaming process
topic Timidez
Escola
Processo de aprendizagem
Pedagogia
Shyness
School
Experience report
Leaming process
description Neste trabalho analisamos o processo de aprendizagem dos tímidos a partir de uma narrativa pessoal. Para tanto, utilizamos a metodologia do relato de experiência, visando compreender os aspectos positivos e negativos de como se desvela o aprendizado do sujeito com timidez. O ambiente escolar é um local essencial para a obtenção de habilidades sociais, mas pode ser também um ambiente opressor, capaz de marcar negativamente um aluno para o resto de suas vidas. A timidez é uma característica individual que pode gerar estigma negativo pela leitura dos outros e prejudicar o sujeito tímido em seu convívio social, marcando-o profundamente. Desta maneira, o professor necessita ser cauteloso e atento quanto a seus alunos tímidos, colaborando para o sucesso de sua socialização. Neste trabalho, a narrativa pessoal é entremeada pelas leituras de Skliar e de Larrosa
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-25T19:27:22Z
2019-10-25T19:27:22Z
2019
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://app.uff.br/riuff/handle/1/11808
url https://app.uff.br/riuff/handle/1/11808
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
CC-BY-SA
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
instname:Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron:UFF
instname_str Universidade Federal Fluminense (UFF)
instacron_str UFF
institution UFF
reponame_str Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
collection Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF)
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Federal Fluminense (RIUFF) - Universidade Federal Fluminense (UFF)
repository.mail.fl_str_mv riuff@id.uff.br
_version_ 1807838724130603008