Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , , , , , , , , , , , , , , , |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889 |
Resumo: | O presente e-book congrega relexões de diversos pesquisadores brasileiros sobre a multiplicidade cultural manifesta em textos produzidos em Portugal e em países africanos. Um dos primeiros elementos de aproximação que buscam justiicar o “entrecruzar de margens” (conforme sinaliza o título) é a repartição do espaço geográico, que distancia cada uma das nacionalidades usuárias; e o enfoque diversiicado das temáticas, que aponta, sobretudo, para o multiculturalismo, as questões de gênero, classe e etnia, bem como para o enfrentamento entre literaturas hegemônicas e contra hegemônicas. Os dezesseis capítulos podem ser agregados em três blocos de discussão: o lugar da mulher, quer como protagonista de sua escrita ou como personagem que merece ter a sua condição de feminilidade discutida; as tênues relações entre literatura e história, como io condutor da tessitura literária; e as representações discursivas de alteridade e multiculturalismo. No primeiro bloco encontram-se quatro capítulos: o de Andreia de Lima Andrade discute a importância de Gertrudes Margarida de Jesus, Teresa Josefa de Melo Breyner e Leonor de Almeida Portugal Lorena e Lancastre (Marquesa de Alorna) – escritoras à margem do cânone literário lusitano-, ampliando, assim, as discussões em torno da condição feminina dentro de uma sociedade patriarcal, notadamente a do século XVIII; o de Jéssica Pereira Gonçalves e Maria Angélica de Oliveira faz uma leitura das personagens femininas atentando para a função de maternidade atribuída à mulher no romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto; Etiene Mendes Rodrigues volta-se para a produção de contos de Mia Couto, com o objetivo de estudar a temática da violência envolvendo as personagens femininas; Rodrigo Nunes de Souza estuda o silenciamento imposto às mulheres negras, em contexto de Moçambique, tendo como objeto de estudo o conto “Ninguém matou Suhura”, de Lília Momplé. No segundo bloco, Isabel Cristina Oliveira Martins estuda aspectos da constituição do romance histórico, tendo como objeto o romance A Sul. O Sombreiro, do angolano Pepetela, que tem como espaço narrativo a Angola dos séculos XVI e XVII; José Augusto Soares Lima analisa o hibridismo genológico do romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto, problematizando o entrecruzamento histórico entre o passado e o presente, a tradição e a modernidade na constituição da representação literária coutiniana; Luciana Morais da Silva se preocupa em estudar a sobreposição de discursos, vozes, espaços e tempos que interligam o espaço tradicional e o urbano presentiicados no conto “A chuva pasmada”, de Mia Couto; Marcelo Medeiros Silva aborda o tom lírico melancólico dado por Paulina Chiziane ao seu romance Balada de amor ao vento; Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega busca estudar as aproximações entre história e icção a partir de dois romances de Mia Couto (O outro pé da sereia e O último voo do lamingo) e Nação Crioula, de José Eduardo Agualusa; Mariana Andrade Gomes estuda os efeitos da comicidade e do riso nas seguintes narrativas cabo-verdianas: Cinco balas contra a América, de Jorge Araújo; o conto “O Visto”, de Ondina Ferreira; o romance O eleito do sol, de Arménio Vieira; e a crônica “Markito com K”, de Filinto Elísio. Felippe Nildo Oliveira de Lima faz uma leitura da obra Comandante Hussi, de Jorge Araújo, atentando para nuances textuais em que a infância torna-se uma temática possível para suavizar os efeitos da guerra civil, a partir da realidade pueril elaborada pelo personagem protagonista; Rosilda Alves e Carlos Alberto de Negreiro analisam as aproximações estéticas a partir das teorias críticas do pós-culturalismo entre o poeta angolano Agostinho Neto e o bissau-guineense Corsino Fontes. No terceiro e último bloco, Josilene Pinheiro Mariz volta seu olhar para a África subsaariana, especiicamente para a região de Maghrebe e Machrek, e destaca a perspectiva temática das obras escritas por mulheres, em língua francesa, durante os séculos XX e XXI; Jusciele Conceição Almeida de Oliveira contempla os dilemas da pós-colonialidade nos ilmes produzidos pelo cineasta bissau-guineense Flora Gomes; Letícia Valandro investiga aspectos de crioulização e hibridismo no romance A última tragédia, de Abdulai Sila; Márcia Nascimento estuda a etnopoética negra de Ruy Duarte e Edimilson Pereira. Por essa brevíssima apresentação, percebe-se que os textos apontam algumas pistas que, respeitando-se as especiicidades geográicas de cada uma das nações apresentadas, coniguram uma opção estética denominada “Literatura Menor”, que, na perspectiva de Deleuze e Guattari, singulariza-se por ser produzida por uma minoria praticante de uma língua maior. Nos limites desse e-book, a minoria é constituída por mulheres escritoras, por africanos que produzem textos em língua portuguesa e/ou francesa. Entretanto, esse procedimento não empobrece a produção, ao contrário, serve para elaboração de uma retórica autoairmativa em que a expressão literária assume, ao mesmo tempo, o lugar da aproximação e o da diferença. |
id |
UFCG_f66fb043be8da1f706a96d13a1a7e11d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/29889 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Submitted by Teresa Sousa (teresacris1027@gmail.com) on 2023-05-22T12:13:38Z No. of bitstreams: 1 ENTRECRUZANDO AS MARGENS - EBOOK EDUFCG 2020.pdf: 1397408 bytes, checksum: 1f2f2c1520e370824761ba54ed2bb278 (MD5)Made available in DSpace on 2023-05-22T12:13:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ENTRECRUZANDO AS MARGENS - EBOOK EDUFCG 2020.pdf: 1397408 bytes, checksum: 1f2f2c1520e370824761ba54ed2bb278 (MD5) Previous issue date: 2020O presente e-book congrega relexões de diversos pesquisadores brasileiros sobre a multiplicidade cultural manifesta em textos produzidos em Portugal e em países africanos. Um dos primeiros elementos de aproximação que buscam justiicar o “entrecruzar de margens” (conforme sinaliza o título) é a repartição do espaço geográico, que distancia cada uma das nacionalidades usuárias; e o enfoque diversiicado das temáticas, que aponta, sobretudo, para o multiculturalismo, as questões de gênero, classe e etnia, bem como para o enfrentamento entre literaturas hegemônicas e contra hegemônicas. Os dezesseis capítulos podem ser agregados em três blocos de discussão: o lugar da mulher, quer como protagonista de sua escrita ou como personagem que merece ter a sua condição de feminilidade discutida; as tênues relações entre literatura e história, como io condutor da tessitura literária; e as representações discursivas de alteridade e multiculturalismo. No primeiro bloco encontram-se quatro capítulos: o de Andreia de Lima Andrade discute a importância de Gertrudes Margarida de Jesus, Teresa Josefa de Melo Breyner e Leonor de Almeida Portugal Lorena e Lancastre (Marquesa de Alorna) – escritoras à margem do cânone literário lusitano-, ampliando, assim, as discussões em torno da condição feminina dentro de uma sociedade patriarcal, notadamente a do século XVIII; o de Jéssica Pereira Gonçalves e Maria Angélica de Oliveira faz uma leitura das personagens femininas atentando para a função de maternidade atribuída à mulher no romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto; Etiene Mendes Rodrigues volta-se para a produção de contos de Mia Couto, com o objetivo de estudar a temática da violência envolvendo as personagens femininas; Rodrigo Nunes de Souza estuda o silenciamento imposto às mulheres negras, em contexto de Moçambique, tendo como objeto de estudo o conto “Ninguém matou Suhura”, de Lília Momplé. No segundo bloco, Isabel Cristina Oliveira Martins estuda aspectos da constituição do romance histórico, tendo como objeto o romance A Sul. O Sombreiro, do angolano Pepetela, que tem como espaço narrativo a Angola dos séculos XVI e XVII; José Augusto Soares Lima analisa o hibridismo genológico do romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto, problematizando o entrecruzamento histórico entre o passado e o presente, a tradição e a modernidade na constituição da representação literária coutiniana; Luciana Morais da Silva se preocupa em estudar a sobreposição de discursos, vozes, espaços e tempos que interligam o espaço tradicional e o urbano presentiicados no conto “A chuva pasmada”, de Mia Couto; Marcelo Medeiros Silva aborda o tom lírico melancólico dado por Paulina Chiziane ao seu romance Balada de amor ao vento; Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega busca estudar as aproximações entre história e icção a partir de dois romances de Mia Couto (O outro pé da sereia e O último voo do lamingo) e Nação Crioula, de José Eduardo Agualusa; Mariana Andrade Gomes estuda os efeitos da comicidade e do riso nas seguintes narrativas cabo-verdianas: Cinco balas contra a América, de Jorge Araújo; o conto “O Visto”, de Ondina Ferreira; o romance O eleito do sol, de Arménio Vieira; e a crônica “Markito com K”, de Filinto Elísio. Felippe Nildo Oliveira de Lima faz uma leitura da obra Comandante Hussi, de Jorge Araújo, atentando para nuances textuais em que a infância torna-se uma temática possível para suavizar os efeitos da guerra civil, a partir da realidade pueril elaborada pelo personagem protagonista; Rosilda Alves e Carlos Alberto de Negreiro analisam as aproximações estéticas a partir das teorias críticas do pós-culturalismo entre o poeta angolano Agostinho Neto e o bissau-guineense Corsino Fontes. No terceiro e último bloco, Josilene Pinheiro Mariz volta seu olhar para a África subsaariana, especiicamente para a região de Maghrebe e Machrek, e destaca a perspectiva temática das obras escritas por mulheres, em língua francesa, durante os séculos XX e XXI; Jusciele Conceição Almeida de Oliveira contempla os dilemas da pós-colonialidade nos ilmes produzidos pelo cineasta bissau-guineense Flora Gomes; Letícia Valandro investiga aspectos de crioulização e hibridismo no romance A última tragédia, de Abdulai Sila; Márcia Nascimento estuda a etnopoética negra de Ruy Duarte e Edimilson Pereira. Por essa brevíssima apresentação, percebe-se que os textos apontam algumas pistas que, respeitando-se as especiicidades geográicas de cada uma das nações apresentadas, coniguram uma opção estética denominada “Literatura Menor”, que, na perspectiva de Deleuze e Guattari, singulariza-se por ser produzida por uma minoria praticante de uma língua maior. Nos limites desse e-book, a minoria é constituída por mulheres escritoras, por africanos que produzem textos em língua portuguesa e/ou francesa. Entretanto, esse procedimento não empobrece a produção, ao contrário, serve para elaboração de uma retórica autoairmativa em que a expressão literária assume, ao mesmo tempo, o lugar da aproximação e o da diferença.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilLiteraturaLiteratura de língua portuguesaAfricanidadePós-colonialismoLiteratura africana de língua portuguesaMulher escritora - literatura portuguesaTerra sonâmbula - crítica e interpretaçãoLÍlia Momplé - obra Ninguém matou SuhuraPaulina Chiziane - romance líricoÁfrica Subsaariana - literatura feminina em francêsMia couto - hibridismo genológicoEscritores africanosLiteratura e HistóriaNarrativas - literatura africana de língua por tuguesaAgualusaLiteratura cabo-verdianaCabo Verde - literaturaAgostinho Neto - poesiaCorsino Fontes - poetaComandante Hussi - Jorge AraújoCinema Bissau-GuineenseFlora gomes - cineasta Bissau-GuineenseLiteratura da Guiné-BissauRuy Duarte - escritor angolanoEdmilson Pereira - escritorEtnopoética negraIdentidade culturalColonialismoPortuguese language literatureAfricanityPostcolonialismPortuguese-speaking African LiteratureWoman writer - Portuguese literatureSleepwalking land - criticism and interpretationLília Momplé - Nobody Killed SuhuraPaulina Chiziane - lyrical romanceSub-Saharan Africa - Women's Literature in FrenchMia Couto - Genological hybridismAfrican writersLiterature and HistoryNarratives - Portuguese-speaking African literatureCape Verdean LiteratureCape Verde - literatureAgostinho Neto - poetryCorsino Fontes - poetCommander Hussi - Jorge AraújoBissau-Guinean CinemaFlora gomes - Bissau-Guinean filmmakerLiterature from Guinea-BissauRuy Duarte - Angolan writerEdmilson Pereira - writerBlack ethnopoeticsCultural identityColonialismLittérature de langue portugaiseAfricanitéPostcolonialismeLittérature africaine lusophoneFemme écrivain - Littérature portugaisePays des somnambules - critique et interprétationLília Momplé - Personne n'a tué SuhuraPaulina Chiziane - romance lyriqueAfrique subsaharienne - Littérature féminine de langue françaiseMia Couto - Hybride génologiqueÉcrivains africainsLittérature et histoireRécits - Littérature africaine lusophoneLittérature capverdienneCap-Vert - littératureAgostinho Neto - poésieCorsino Fontes - poèteCommandant Hussi - Jorge AraújoCinéma bissau-guinéenFlora gomes - cinéaste bissau-guinéenneLittérature de Guinée-BissauRuy Duarte - écrivain angolaisEdmilson Pereira - écrivainEthnopoétique noireIdentité culturelleColonialismeEntrecruzando as margens: diálogos entre literaturas.Crisscrossing the margins: dialogues between literatures.20202023-05-22T12:13:38Z2023-05-222023-05-22T12:13:38Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de; SILVA, Marcelo Medeiros; NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-23-3. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookporANDRADE, Andreia de Lima.NEGREIRO, Carlos Alberto de.RODRIGUES, Etiene Mendes.LIMA, Felippe Nildo Oliveira de.SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de.MARTINS, Izabel Cristina Oliveira.LIMA, José Augusto Soares.MARIZ, Josilene Pinheiro.GONÇALVES, Jéssica Pereira.OLIVEIRA, Jusciele Conceição Almeida de.VALANDRO, Letícia.SILVA, Luciana Morais da.SILVA, Marcelo Medeiros da.NASCIMENTO, Márcia.OLIVEIRA, Maria Angélica de.GOMES, Mariana Andrade.SOUZA, Rodrigo Nunes de.BEZERRA, Rosilda Alves.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29889/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALENTRECRUZANDO AS MARGENS - EBOOK EDUFCG 2020.pdfENTRECRUZANDO AS MARGENS - EBOOK EDUFCG 2020.pdfapplication/pdf1397408http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29889/1/ENTRECRUZANDO+AS+MARGENS+-+EBOOK+EDUFCG+2020.pdf1f2f2c1520e370824761ba54ed2bb278MD51riufcg/298892023-05-22 09:14:19.791oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-05-22T12:14:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
Crisscrossing the margins: dialogues between literatures. |
title |
Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. |
spellingShingle |
Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. ANDRADE, Andreia de Lima. Literatura Literatura de língua portuguesa Africanidade Pós-colonialismo Literatura africana de língua portuguesa Mulher escritora - literatura portuguesa Terra sonâmbula - crítica e interpretação LÍlia Momplé - obra Ninguém matou Suhura Paulina Chiziane - romance lírico África Subsaariana - literatura feminina em francês Mia couto - hibridismo genológico Escritores africanos Literatura e História Narrativas - literatura africana de língua por tuguesa Agualusa Literatura cabo-verdiana Cabo Verde - literatura Agostinho Neto - poesia Corsino Fontes - poeta Comandante Hussi - Jorge Araújo Cinema Bissau-Guineense Flora gomes - cineasta Bissau-Guineense Literatura da Guiné-Bissau Ruy Duarte - escritor angolano Edmilson Pereira - escritor Etnopoética negra Identidade cultural Colonialismo Portuguese language literature Africanity Postcolonialism Portuguese-speaking African Literature Woman writer - Portuguese literature Sleepwalking land - criticism and interpretation Lília Momplé - Nobody Killed Suhura Paulina Chiziane - lyrical romance Sub-Saharan Africa - Women's Literature in French Mia Couto - Genological hybridism African writers Literature and History Narratives - Portuguese-speaking African literature Cape Verdean Literature Cape Verde - literature Agostinho Neto - poetry Corsino Fontes - poet Commander Hussi - Jorge Araújo Bissau-Guinean Cinema Flora gomes - Bissau-Guinean filmmaker Literature from Guinea-Bissau Ruy Duarte - Angolan writer Edmilson Pereira - writer Black ethnopoetics Cultural identity Colonialism Littérature de langue portugaise Africanité Postcolonialisme Littérature africaine lusophone Femme écrivain - Littérature portugaise Pays des somnambules - critique et interprétation Lília Momplé - Personne n'a tué Suhura Paulina Chiziane - romance lyrique Afrique subsaharienne - Littérature féminine de langue française Mia Couto - Hybride génologique Écrivains africains Littérature et histoire Récits - Littérature africaine lusophone Littérature capverdienne Cap-Vert - littérature Agostinho Neto - poésie Corsino Fontes - poète Commandant Hussi - Jorge Araújo Cinéma bissau-guinéen Flora gomes - cinéaste bissau-guinéenne Littérature de Guinée-Bissau Ruy Duarte - écrivain angolais Edmilson Pereira - écrivain Ethnopoétique noire Identité culturelle Colonialisme |
title_short |
Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. |
title_full |
Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. |
title_fullStr |
Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. |
title_full_unstemmed |
Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. |
title_sort |
Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. |
author |
ANDRADE, Andreia de Lima. |
author_facet |
ANDRADE, Andreia de Lima. NEGREIRO, Carlos Alberto de. RODRIGUES, Etiene Mendes. LIMA, Felippe Nildo Oliveira de. SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de. MARTINS, Izabel Cristina Oliveira. LIMA, José Augusto Soares. MARIZ, Josilene Pinheiro. GONÇALVES, Jéssica Pereira. OLIVEIRA, Jusciele Conceição Almeida de. VALANDRO, Letícia. SILVA, Luciana Morais da. SILVA, Marcelo Medeiros da. NASCIMENTO, Márcia. OLIVEIRA, Maria Angélica de. GOMES, Mariana Andrade. SOUZA, Rodrigo Nunes de. BEZERRA, Rosilda Alves. |
author_role |
author |
author2 |
NEGREIRO, Carlos Alberto de. RODRIGUES, Etiene Mendes. LIMA, Felippe Nildo Oliveira de. SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de. MARTINS, Izabel Cristina Oliveira. LIMA, José Augusto Soares. MARIZ, Josilene Pinheiro. GONÇALVES, Jéssica Pereira. OLIVEIRA, Jusciele Conceição Almeida de. VALANDRO, Letícia. SILVA, Luciana Morais da. SILVA, Marcelo Medeiros da. NASCIMENTO, Márcia. OLIVEIRA, Maria Angélica de. GOMES, Mariana Andrade. SOUZA, Rodrigo Nunes de. BEZERRA, Rosilda Alves. |
author2_role |
author author author author author author author author author author author author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
ANDRADE, Andreia de Lima. NEGREIRO, Carlos Alberto de. RODRIGUES, Etiene Mendes. LIMA, Felippe Nildo Oliveira de. SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de. MARTINS, Izabel Cristina Oliveira. LIMA, José Augusto Soares. MARIZ, Josilene Pinheiro. GONÇALVES, Jéssica Pereira. OLIVEIRA, Jusciele Conceição Almeida de. VALANDRO, Letícia. SILVA, Luciana Morais da. SILVA, Marcelo Medeiros da. NASCIMENTO, Márcia. OLIVEIRA, Maria Angélica de. GOMES, Mariana Andrade. SOUZA, Rodrigo Nunes de. BEZERRA, Rosilda Alves. |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Literatura |
topic |
Literatura Literatura de língua portuguesa Africanidade Pós-colonialismo Literatura africana de língua portuguesa Mulher escritora - literatura portuguesa Terra sonâmbula - crítica e interpretação LÍlia Momplé - obra Ninguém matou Suhura Paulina Chiziane - romance lírico África Subsaariana - literatura feminina em francês Mia couto - hibridismo genológico Escritores africanos Literatura e História Narrativas - literatura africana de língua por tuguesa Agualusa Literatura cabo-verdiana Cabo Verde - literatura Agostinho Neto - poesia Corsino Fontes - poeta Comandante Hussi - Jorge Araújo Cinema Bissau-Guineense Flora gomes - cineasta Bissau-Guineense Literatura da Guiné-Bissau Ruy Duarte - escritor angolano Edmilson Pereira - escritor Etnopoética negra Identidade cultural Colonialismo Portuguese language literature Africanity Postcolonialism Portuguese-speaking African Literature Woman writer - Portuguese literature Sleepwalking land - criticism and interpretation Lília Momplé - Nobody Killed Suhura Paulina Chiziane - lyrical romance Sub-Saharan Africa - Women's Literature in French Mia Couto - Genological hybridism African writers Literature and History Narratives - Portuguese-speaking African literature Cape Verdean Literature Cape Verde - literature Agostinho Neto - poetry Corsino Fontes - poet Commander Hussi - Jorge Araújo Bissau-Guinean Cinema Flora gomes - Bissau-Guinean filmmaker Literature from Guinea-Bissau Ruy Duarte - Angolan writer Edmilson Pereira - writer Black ethnopoetics Cultural identity Colonialism Littérature de langue portugaise Africanité Postcolonialisme Littérature africaine lusophone Femme écrivain - Littérature portugaise Pays des somnambules - critique et interprétation Lília Momplé - Personne n'a tué Suhura Paulina Chiziane - romance lyrique Afrique subsaharienne - Littérature féminine de langue française Mia Couto - Hybride génologique Écrivains africains Littérature et histoire Récits - Littérature africaine lusophone Littérature capverdienne Cap-Vert - littérature Agostinho Neto - poésie Corsino Fontes - poète Commandant Hussi - Jorge Araújo Cinéma bissau-guinéen Flora gomes - cinéaste bissau-guinéenne Littérature de Guinée-Bissau Ruy Duarte - écrivain angolais Edmilson Pereira - écrivain Ethnopoétique noire Identité culturelle Colonialisme |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura de língua portuguesa Africanidade Pós-colonialismo Literatura africana de língua portuguesa Mulher escritora - literatura portuguesa Terra sonâmbula - crítica e interpretação LÍlia Momplé - obra Ninguém matou Suhura Paulina Chiziane - romance lírico África Subsaariana - literatura feminina em francês Mia couto - hibridismo genológico Escritores africanos Literatura e História Narrativas - literatura africana de língua por tuguesa Agualusa Literatura cabo-verdiana Cabo Verde - literatura Agostinho Neto - poesia Corsino Fontes - poeta Comandante Hussi - Jorge Araújo Cinema Bissau-Guineense Flora gomes - cineasta Bissau-Guineense Literatura da Guiné-Bissau Ruy Duarte - escritor angolano Edmilson Pereira - escritor Etnopoética negra Identidade cultural Colonialismo Portuguese language literature Africanity Postcolonialism Portuguese-speaking African Literature Woman writer - Portuguese literature Sleepwalking land - criticism and interpretation Lília Momplé - Nobody Killed Suhura Paulina Chiziane - lyrical romance Sub-Saharan Africa - Women's Literature in French Mia Couto - Genological hybridism African writers Literature and History Narratives - Portuguese-speaking African literature Cape Verdean Literature Cape Verde - literature Agostinho Neto - poetry Corsino Fontes - poet Commander Hussi - Jorge Araújo Bissau-Guinean Cinema Flora gomes - Bissau-Guinean filmmaker Literature from Guinea-Bissau Ruy Duarte - Angolan writer Edmilson Pereira - writer Black ethnopoetics Cultural identity Colonialism Littérature de langue portugaise Africanité Postcolonialisme Littérature africaine lusophone Femme écrivain - Littérature portugaise Pays des somnambules - critique et interprétation Lília Momplé - Personne n'a tué Suhura Paulina Chiziane - romance lyrique Afrique subsaharienne - Littérature féminine de langue française Mia Couto - Hybride génologique Écrivains africains Littérature et histoire Récits - Littérature africaine lusophone Littérature capverdienne Cap-Vert - littérature Agostinho Neto - poésie Corsino Fontes - poète Commandant Hussi - Jorge Araújo Cinéma bissau-guinéen Flora gomes - cinéaste bissau-guinéenne Littérature de Guinée-Bissau Ruy Duarte - écrivain angolais Edmilson Pereira - écrivain Ethnopoétique noire Identité culturelle Colonialisme |
description |
O presente e-book congrega relexões de diversos pesquisadores brasileiros sobre a multiplicidade cultural manifesta em textos produzidos em Portugal e em países africanos. Um dos primeiros elementos de aproximação que buscam justiicar o “entrecruzar de margens” (conforme sinaliza o título) é a repartição do espaço geográico, que distancia cada uma das nacionalidades usuárias; e o enfoque diversiicado das temáticas, que aponta, sobretudo, para o multiculturalismo, as questões de gênero, classe e etnia, bem como para o enfrentamento entre literaturas hegemônicas e contra hegemônicas. Os dezesseis capítulos podem ser agregados em três blocos de discussão: o lugar da mulher, quer como protagonista de sua escrita ou como personagem que merece ter a sua condição de feminilidade discutida; as tênues relações entre literatura e história, como io condutor da tessitura literária; e as representações discursivas de alteridade e multiculturalismo. No primeiro bloco encontram-se quatro capítulos: o de Andreia de Lima Andrade discute a importância de Gertrudes Margarida de Jesus, Teresa Josefa de Melo Breyner e Leonor de Almeida Portugal Lorena e Lancastre (Marquesa de Alorna) – escritoras à margem do cânone literário lusitano-, ampliando, assim, as discussões em torno da condição feminina dentro de uma sociedade patriarcal, notadamente a do século XVIII; o de Jéssica Pereira Gonçalves e Maria Angélica de Oliveira faz uma leitura das personagens femininas atentando para a função de maternidade atribuída à mulher no romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto; Etiene Mendes Rodrigues volta-se para a produção de contos de Mia Couto, com o objetivo de estudar a temática da violência envolvendo as personagens femininas; Rodrigo Nunes de Souza estuda o silenciamento imposto às mulheres negras, em contexto de Moçambique, tendo como objeto de estudo o conto “Ninguém matou Suhura”, de Lília Momplé. No segundo bloco, Isabel Cristina Oliveira Martins estuda aspectos da constituição do romance histórico, tendo como objeto o romance A Sul. O Sombreiro, do angolano Pepetela, que tem como espaço narrativo a Angola dos séculos XVI e XVII; José Augusto Soares Lima analisa o hibridismo genológico do romance Terra Sonâmbula, de Mia Couto, problematizando o entrecruzamento histórico entre o passado e o presente, a tradição e a modernidade na constituição da representação literária coutiniana; Luciana Morais da Silva se preocupa em estudar a sobreposição de discursos, vozes, espaços e tempos que interligam o espaço tradicional e o urbano presentiicados no conto “A chuva pasmada”, de Mia Couto; Marcelo Medeiros Silva aborda o tom lírico melancólico dado por Paulina Chiziane ao seu romance Balada de amor ao vento; Maria Marta dos Santos Silva Nóbrega busca estudar as aproximações entre história e icção a partir de dois romances de Mia Couto (O outro pé da sereia e O último voo do lamingo) e Nação Crioula, de José Eduardo Agualusa; Mariana Andrade Gomes estuda os efeitos da comicidade e do riso nas seguintes narrativas cabo-verdianas: Cinco balas contra a América, de Jorge Araújo; o conto “O Visto”, de Ondina Ferreira; o romance O eleito do sol, de Arménio Vieira; e a crônica “Markito com K”, de Filinto Elísio. Felippe Nildo Oliveira de Lima faz uma leitura da obra Comandante Hussi, de Jorge Araújo, atentando para nuances textuais em que a infância torna-se uma temática possível para suavizar os efeitos da guerra civil, a partir da realidade pueril elaborada pelo personagem protagonista; Rosilda Alves e Carlos Alberto de Negreiro analisam as aproximações estéticas a partir das teorias críticas do pós-culturalismo entre o poeta angolano Agostinho Neto e o bissau-guineense Corsino Fontes. No terceiro e último bloco, Josilene Pinheiro Mariz volta seu olhar para a África subsaariana, especiicamente para a região de Maghrebe e Machrek, e destaca a perspectiva temática das obras escritas por mulheres, em língua francesa, durante os séculos XX e XXI; Jusciele Conceição Almeida de Oliveira contempla os dilemas da pós-colonialidade nos ilmes produzidos pelo cineasta bissau-guineense Flora Gomes; Letícia Valandro investiga aspectos de crioulização e hibridismo no romance A última tragédia, de Abdulai Sila; Márcia Nascimento estuda a etnopoética negra de Ruy Duarte e Edimilson Pereira. Por essa brevíssima apresentação, percebe-se que os textos apontam algumas pistas que, respeitando-se as especiicidades geográicas de cada uma das nações apresentadas, coniguram uma opção estética denominada “Literatura Menor”, que, na perspectiva de Deleuze e Guattari, singulariza-se por ser produzida por uma minoria praticante de uma língua maior. Nos limites desse e-book, a minoria é constituída por mulheres escritoras, por africanos que produzem textos em língua portuguesa e/ou francesa. Entretanto, esse procedimento não empobrece a produção, ao contrário, serve para elaboração de uma retórica autoairmativa em que a expressão literária assume, ao mesmo tempo, o lugar da aproximação e o da diferença. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-05-22T12:13:38Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-05-22 2023-05-22T12:13:38Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889 |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de; SILVA, Marcelo Medeiros; NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-23-3. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Francisca Zuleide Duarte de; SILVA, Marcelo Medeiros; NÓBREGA, Maria Marta dos Santos Silva. Entrecruzando as margens: diálogos entre literaturas. Campina Grande - PB: EDUFCG, 2020. ISBN: 978-65-86302-23-3. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/29889 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFCG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29889/2/license.txt http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/29889/1/ENTRECRUZANDO+AS+MARGENS+-+EBOOK+EDUFCG+2020.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 1f2f2c1520e370824761ba54ed2bb278 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1799308923775221760 |