Princesas que dançam: a recepção de diferentes narrativas de um conto de fadas.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Leidiane Faustino.
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6817
Resumo: Este trabalho apresenta uma experiência com a leitura literária em sala de aula através do contato com três narrativas de um mesmo conto de fadas. Nesse contexto, nossa pesquisa lança mão de um corpus composto do conto de fadas recolhido pelos Irmãos Grimm As doze princesas bailarinas, a adaptação em cordel intitulada A dança das 12 princesas, de Manoel Monteiro e o filme Barbie em As 12 princesas bailarinas, produzido em 2006. Para tanto, elaboramos um plano de ação que foi aplicado numa turma de 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Margarida Almeida dos Santos, localizada na cidade de Remígio, Paraíba. Este trabalho teve por objetivo refletir a partir da experiência em sala de aula, os diálogos existentes entre as diversas narrativas recolhidas de um mesmo conto de fadas. Nesse sentido, nos propomos a investigar: que repercussões os contos que constituem o objeto desta pesquisa podem ter com crianças das séries iniciais do ensino fundamental II? Que inferências e aproximações os leitores podem fazer após a leitura do conto em suas diferentes narrativas? Como referenciais teóricos da pesquisa recorremos aos estudos de Abreu (1999), Diégues Júnior (2012) sobre a relação da oralidade dos folhetos de feira e seus estudos classificatórios; Marinho e Pinheiro (2012) e Alves (2018) e outros na discussão sobre como o cordel está sendo trabalhado em sala de aula; Zilberman e Rösing (2009) sobre a leitura literária, dentre outros. Os resultados da pesquisa revelaram que, através da experiência de leitura desenvolvida, conseguimos promover uma aproximação dos alunos participantes com o texto literário. Ao utilizar a prática de leitura em voz alta como principal abordagem metodológica, observamos que pode se tornar uma atividade agradável, e que recupera a capacidade das crianças e do jovem de ouvir. Além disso, favorecemos o divertimento gratuito, com algumas risadas despretensiosas, cultivamos a oralidade dos versos e do conto de fadas, o ato de pensar em voz alta e de compartilhar ideias como incentivo à leitura. Refletimos sobre a reação dos alunos diante de cada texto com o qual tiveram contato, de forma que, por vezes tornou-se um momento de brincadeira com as palavras bem como de comparação entre as personagens e as vivências pessoais.
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Este trabalho teve por objetivo refletir a partir da experiência em sala de aula, os diálogos existentes entre as diversas narrativas recolhidas de um mesmo conto de fadas. Nesse sentido, nos propomos a investigar: que repercussões os contos que constituem o objeto desta pesquisa podem ter com crianças das séries iniciais do ensino fundamental II? Que inferências e aproximações os leitores podem fazer após a leitura do conto em suas diferentes narrativas? Como referenciais teóricos da pesquisa recorremos aos estudos de Abreu (1999), Diégues Júnior (2012) sobre a relação da oralidade dos folhetos de feira e seus estudos classificatórios; Marinho e Pinheiro (2012) e Alves (2018) e outros na discussão sobre como o cordel está sendo trabalhado em sala de aula; Zilberman e Rösing (2009) sobre a leitura literária, dentre outros. Os resultados da pesquisa revelaram que, através da experiência de leitura desenvolvida, conseguimos promover uma aproximação dos alunos participantes com o texto literário. Ao utilizar a prática de leitura em voz alta como principal abordagem metodológica, observamos que pode se tornar uma atividade agradável, e que recupera a capacidade das crianças e do jovem de ouvir. Além disso, favorecemos o divertimento gratuito, com algumas risadas despretensiosas, cultivamos a oralidade dos versos e do conto de fadas, o ato de pensar em voz alta e de compartilhar ideias como incentivo à leitura. Refletimos sobre a reação dos alunos diante de cada texto com o qual tiveram contato, de forma que, por vezes tornou-se um momento de brincadeira com as palavras bem como de comparação entre as personagens e as vivências pessoais.This work presents an experience of encouraging literary reading in the classroom through contact with three narratives of the same fairy tale. In this context, our research draws on a corpus composed of the fairy tale collected by the Grimm Brothers The Twelve Dancing Princesses, the string literature adaptation entitled The Dance of the 12 Princesses by Manoel Monteiro and the film Barbie in The 12 Dancing Princesses, produced in 2006. To do so, we developed a plan of action that was applied in a 6th grade class of the Margarida Almeida dos Santos Elementary School, located in the town of Remígio, Paraíba. As part of a classroom experience, this work aimed to reflect on the dialogues between the different narratives collected from the same fairy tale. In this sense, we propose to investigate: what repercussions can the tales have on children at the initial grades of the second phase of elementary school? What inferences and approximations can readers make after reading the tale in its different versions? As theoretical references for the research, we used the studies of Abreu (1999), Diégues Júnior (2012) on the relation between orality and the string literature leaflets and their classificatory studies; Marinho and Pinheiro (2012) and Alves (2018) and others in the discussion about how string literature is being worked in the classroom; Zilberman and Rösing (2009) on literary reading, among others. The results of the research revealed that, through the developed reading experience, we managed to promote the students’ approximation with the literary text. By using the practice of reading aloud as the main methodological approach, we prove that it can become a pleasant activity, and that it recovers the ability of the children and the young person to listen. In addition, we favor free entertainment with a few unpretentious laughs, we cultivate orality through verses and fairy tale, the act of thinking aloud and sharing ideas as an incentive to reading.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHPÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINOUFCGALVES, José Hélder Pinheiro.ALVES, J. H. P.http://lattes.cnpq.br/2352905993796166WANDERLEY , Naelza de Araújo.MOURA , Alyere Farias de.PORTO, Shirley Nunes.LIMA, Leidiane Faustino.2019-07-292019-09-09T10:49:42Z2019-09-092019-09-09T10:49:42Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/6817LIMA, L. F. Princesas que dançam: a recepção de diferentes narrativas de um conto de fadas. 2019. 107 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. 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