Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUNHA, Robério Davi Borges.
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701
Resumo: O cotidiano tece muitas histórias de sujeitos e culturas e quando estas histórias se estendem para o espaço da escola, estabelecem sentidos e significados para as interpretações que são elaboradas sobre os lugares de produção de saber e se fazer educação. O cinema como arte em movimento tem multifacetado em sua forma e estilo no transcorrer de sua história. No contexto da educação, o cinema assume um importante papel não apenas como um recurso didático-pedagógico no trato dos conteúdos escolares, assumindo um papel de uma linguagem a ser inserida no mundo de educar, mas também revela os diferentes olhares que são elaborados para o mundo social, seus sujeitos, culturas e história, que pelas telas de cinema tomam uma diferente dimensionalidade representando diversos modos de ler o social. Nossa proposta é discutir a partir do olhar sobre o cinema, acerca do papel do filme como fonte para estudo da história da educação na contemporaneidade, apontando a sua importância para discussões atinentes aos estudos da educação histórica e o cotidiano escolar. Partimos da assertiva que o cinema produz inúmeros saberes que ao serem empreendidos na escola, representam possibilidades de leituras e aprendizados acerca das vivências e experiências escolares. Enquanto abordagem metodológica utilizamos o filme como suporte e sua linguagem para entender o objeto proposto para este estudo. Tomamos como corpus o filme Escritores da Liberdade, para discutirmos sobre as relações tecidas no interior da escola que formam processos culturais, entrelaçam saberes e propiciam elaborar uma escrita da história cuja interface ocorre entre o cinema e a escola. Assim utilizamos o filme como uma ferramenta de apoio à História da educação.
id UFCG_f6ecd1b84a85582fd59714d86eb3312b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34701
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação.Between the school setting and the poetics of cinema: the film as a source for the History of Education.Filme como recurso didáticoFilme como fonte históricaHistória da EducaçãoCinema e educaçãoFilm as a teaching resourceFilm as a historical sourceHistory of EducationCinema and educationEducação.O cotidiano tece muitas histórias de sujeitos e culturas e quando estas histórias se estendem para o espaço da escola, estabelecem sentidos e significados para as interpretações que são elaboradas sobre os lugares de produção de saber e se fazer educação. O cinema como arte em movimento tem multifacetado em sua forma e estilo no transcorrer de sua história. No contexto da educação, o cinema assume um importante papel não apenas como um recurso didático-pedagógico no trato dos conteúdos escolares, assumindo um papel de uma linguagem a ser inserida no mundo de educar, mas também revela os diferentes olhares que são elaborados para o mundo social, seus sujeitos, culturas e história, que pelas telas de cinema tomam uma diferente dimensionalidade representando diversos modos de ler o social. Nossa proposta é discutir a partir do olhar sobre o cinema, acerca do papel do filme como fonte para estudo da história da educação na contemporaneidade, apontando a sua importância para discussões atinentes aos estudos da educação histórica e o cotidiano escolar. Partimos da assertiva que o cinema produz inúmeros saberes que ao serem empreendidos na escola, representam possibilidades de leituras e aprendizados acerca das vivências e experiências escolares. Enquanto abordagem metodológica utilizamos o filme como suporte e sua linguagem para entender o objeto proposto para este estudo. Tomamos como corpus o filme Escritores da Liberdade, para discutirmos sobre as relações tecidas no interior da escola que formam processos culturais, entrelaçam saberes e propiciam elaborar uma escrita da história cuja interface ocorre entre o cinema e a escola. Assim utilizamos o filme como uma ferramenta de apoio à História da educação.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092024-02-22T21:30:21Z2024-02-222024-02-22T21:30:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701CUNHA, Robério Davi Borges; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para história da educação. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701porCUNHA, Robério Davi Borges.ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-02-22T21:30:48Zoai:localhost:riufcg/34701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-02-22T21:30:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação.
Between the school setting and the poetics of cinema: the film as a source for the History of Education.
title Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação.
spellingShingle Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação.
CUNHA, Robério Davi Borges.
Filme como recurso didático
Filme como fonte histórica
História da Educação
Cinema e educação
Film as a teaching resource
Film as a historical source
History of Education
Cinema and education
Educação.
title_short Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação.
title_full Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação.
title_fullStr Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação.
title_full_unstemmed Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação.
title_sort Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para História da Educação.
author CUNHA, Robério Davi Borges.
author_facet CUNHA, Robério Davi Borges.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
author_role author
author2 ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CUNHA, Robério Davi Borges.
ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
dc.subject.por.fl_str_mv Filme como recurso didático
Filme como fonte histórica
História da Educação
Cinema e educação
Film as a teaching resource
Film as a historical source
History of Education
Cinema and education
Educação.
topic Filme como recurso didático
Filme como fonte histórica
História da Educação
Cinema e educação
Film as a teaching resource
Film as a historical source
History of Education
Cinema and education
Educação.
description O cotidiano tece muitas histórias de sujeitos e culturas e quando estas histórias se estendem para o espaço da escola, estabelecem sentidos e significados para as interpretações que são elaboradas sobre os lugares de produção de saber e se fazer educação. O cinema como arte em movimento tem multifacetado em sua forma e estilo no transcorrer de sua história. No contexto da educação, o cinema assume um importante papel não apenas como um recurso didático-pedagógico no trato dos conteúdos escolares, assumindo um papel de uma linguagem a ser inserida no mundo de educar, mas também revela os diferentes olhares que são elaborados para o mundo social, seus sujeitos, culturas e história, que pelas telas de cinema tomam uma diferente dimensionalidade representando diversos modos de ler o social. Nossa proposta é discutir a partir do olhar sobre o cinema, acerca do papel do filme como fonte para estudo da história da educação na contemporaneidade, apontando a sua importância para discussões atinentes aos estudos da educação histórica e o cotidiano escolar. Partimos da assertiva que o cinema produz inúmeros saberes que ao serem empreendidos na escola, representam possibilidades de leituras e aprendizados acerca das vivências e experiências escolares. Enquanto abordagem metodológica utilizamos o filme como suporte e sua linguagem para entender o objeto proposto para este estudo. Tomamos como corpus o filme Escritores da Liberdade, para discutirmos sobre as relações tecidas no interior da escola que formam processos culturais, entrelaçam saberes e propiciam elaborar uma escrita da história cuja interface ocorre entre o cinema e a escola. Assim utilizamos o filme como uma ferramenta de apoio à História da educação.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2024-02-22T21:30:21Z
2024-02-22
2024-02-22T21:30:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701
CUNHA, Robério Davi Borges; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para história da educação. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701
identifier_str_mv CUNHA, Robério Davi Borges; ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão. Entre o cenário da escola e a poética do cinema: o filme como fonte para história da educação. In: I Seminário Nacional Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Diálogos Interdisciplinares. GT 25 - O Cinema na História: Memórias, Representações e Identidades. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2009. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. p. 1-10. ISSN: 2176 4514. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34701
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744614400196608