Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36918
Resumo: Esse relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a formação docente, a partir de leituras críticas da literatura teórica e historiográfica, das minhas experiências na disciplina de Prática de Ensino e no Programa Residência Pedagógica, e na experimentação do cinema no ensino de História da Antiguidade Clássica. O desenvolvimento focaliza uma proposta pedagógica baseada na utilização de filmes [Spartacus (1960), Gladiador (2000) e Alexandria (2009)] para o estudo de Roma Antiga, enfocando os temas do escravismo romano, a política em Roma e a religião no final do Império, tendo como lócus da experiência as duas turmas do 1° ano na ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, em ocasião do terceiro bimestre letivo de 2023. A problemática do trabalho direciona à reflexão sobre a importância da diversificação de recursos no Ensino de História para a promoção da educação libertadora. O referencial teórico toma por base FREIRE (1996), a respeito dos fundamentos da prática educativo-crítica, e BITTENCOURT (2008), sobre a disciplina escolar como campo de conhecimento autônomo. Para a abordagem metodológica do trabalho, adoto a narrativa autobiográfica, valendo-me, como fontes, de fotografias e materiais didáticos do período de minha escolarização, que fundamentam as incursões pela memória, para a problematização de aspectos da minha formação política e profissional, no primeiro capítulo; seguido, no segundo capítulo, da problematização de diários de bordo, questionários e resenhas produzidas pelos estudantes relativos à experiência envolvendo a utilização a utilização de filmes, em abordagem analítico-descritiva. Os resultados em torno da alternativa metodológica mostraram que a diversificação das matrizes de construção de conhecimento histórico a partir dos filmes como recurso e fonte histórica impulsiona a construção do conhecimento em sala, devido aos aspectos motivacionais e pela popularização da linguagem e suporte entre a geração midiatizada; além disso, a proposta confrontou-se com as fases e contextos do processo de aprendizagem da educação básica pública, ao fornecer uma alternativa para a renovação das metodologias avaliativas.
id UFCG_9062a298576cf8016808c5c08805650a
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36918
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).Historical-formative processes in teaching experiences in the Pedagogical Residency Program (PRP), in teaching practice and in experimenting with cinema as a source for teaching classical antiquity (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).Ensino de HistóriaCinemaFilme – Recurso DidáticoFilme – Fonte HistóricaRoma AntigaEducação problematizadoraFormação docente - HistóriaTeaching HistoryFilm – Teaching ResourceFilm – Historical SourceAncient RomeProblem-based EducationTeacher Training – HistoryHistóriaEsse relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a formação docente, a partir de leituras críticas da literatura teórica e historiográfica, das minhas experiências na disciplina de Prática de Ensino e no Programa Residência Pedagógica, e na experimentação do cinema no ensino de História da Antiguidade Clássica. O desenvolvimento focaliza uma proposta pedagógica baseada na utilização de filmes [Spartacus (1960), Gladiador (2000) e Alexandria (2009)] para o estudo de Roma Antiga, enfocando os temas do escravismo romano, a política em Roma e a religião no final do Império, tendo como lócus da experiência as duas turmas do 1° ano na ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, em ocasião do terceiro bimestre letivo de 2023. A problemática do trabalho direciona à reflexão sobre a importância da diversificação de recursos no Ensino de História para a promoção da educação libertadora. O referencial teórico toma por base FREIRE (1996), a respeito dos fundamentos da prática educativo-crítica, e BITTENCOURT (2008), sobre a disciplina escolar como campo de conhecimento autônomo. Para a abordagem metodológica do trabalho, adoto a narrativa autobiográfica, valendo-me, como fontes, de fotografias e materiais didáticos do período de minha escolarização, que fundamentam as incursões pela memória, para a problematização de aspectos da minha formação política e profissional, no primeiro capítulo; seguido, no segundo capítulo, da problematização de diários de bordo, questionários e resenhas produzidas pelos estudantes relativos à experiência envolvendo a utilização a utilização de filmes, em abordagem analítico-descritiva. Os resultados em torno da alternativa metodológica mostraram que a diversificação das matrizes de construção de conhecimento histórico a partir dos filmes como recurso e fonte histórica impulsiona a construção do conhecimento em sala, devido aos aspectos motivacionais e pela popularização da linguagem e suporte entre a geração midiatizada; além disso, a proposta confrontou-se com as fases e contextos do processo de aprendizagem da educação básica pública, ao fornecer uma alternativa para a renovação das metodologias avaliativas.This experience report aims to reflect on teacher training, based on critical readings of theoretical and historiographical literature, my experiences in the Teaching Practice discipline and in the Pedagogical Residency Program, and in the experimentation of cinema in the teaching of History of Classical Antiquity. The development focuses on a pedagogical proposal based on the use of films [Spartacus (1960), Gladiator (2000) and Alexandria (2009)] for the study of Ancient Rome, focusing on the themes of Roman slavery, politics in Rome and religion at the end of the Empire, having as locus of the experience the two classes of the 1st year at ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, on the occasion of the third academic semester of 2023. The problem of the work directs the reflection on the importance of diversifying resources in History Teaching to promote liberating education. The theoretical framework is based on FREIRE (1996), regarding the foundations of critical educational practice, and BITTENCOURT (2008), on the school discipline as an autonomous field of knowledge. For the methodological approach of the work, I adopt the autobiographical narrative, using as sources, photographs and teaching materials from the period of my schooling, which support the incursions into memory, to problematize aspects of my political and professional formation, in the first chapter; followed, in the second chapter, by the problematization of logbooks, questionnaires and reviews produced by students regarding the experience involving the use of films, in an analytical-descriptive approach. The results around the methodological alternative showed that the diversification of the matrices of construction of historical knowledge from films as a resource and historical source boosts the construction of knowledge in the classroom, due to the motivational aspects and the popularization of language and support among the mediatized generation; Furthermore, the proposal confronted the phases and contexts of the learning process of public basic education, by providing an alternative for the renewal of assessment methodologies.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAIRES, José Luciano de Queiroz.AIRES, J. L. Q.http://lattes.cnpq.br/2038792803917117CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.CAVALCANTI, S. L. O.http://lattes.cnpq.br/5364488443587225CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.CORDÃO, M. P. S.http://lattes.cnpq.br/9349011283819103PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo.2023-11-212024-07-29T16:35:17Z2024-07-292024-07-29T16:35:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36918PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo. Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). 2023. 51 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-29T16:35:17Zoai:localhost:riufcg/36918Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-29T16:35:17Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).
Historical-formative processes in teaching experiences in the Pedagogical Residency Program (PRP), in teaching practice and in experimenting with cinema as a source for teaching classical antiquity (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).
title Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).
spellingShingle Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).
PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo.
Ensino de História
Cinema
Filme – Recurso Didático
Filme – Fonte Histórica
Roma Antiga
Educação problematizadora
Formação docente - História
Teaching History
Film – Teaching Resource
Film – Historical Source
Ancient Rome
Problem-based Education
Teacher Training – History
História
title_short Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).
title_full Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).
title_fullStr Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).
title_full_unstemmed Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).
title_sort Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023).
author PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo.
author_facet PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv AIRES, José Luciano de Queiroz.
AIRES, J. L. Q.
http://lattes.cnpq.br/2038792803917117
CAVALCANTI, Silede Leila Oliveira.
CAVALCANTI, S. L. O.
http://lattes.cnpq.br/5364488443587225
CORDÃO, Michelly Pereira de Sousa.
CORDÃO, M. P. S.
http://lattes.cnpq.br/9349011283819103
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Cinema
Filme – Recurso Didático
Filme – Fonte Histórica
Roma Antiga
Educação problematizadora
Formação docente - História
Teaching History
Film – Teaching Resource
Film – Historical Source
Ancient Rome
Problem-based Education
Teacher Training – History
História
topic Ensino de História
Cinema
Filme – Recurso Didático
Filme – Fonte Histórica
Roma Antiga
Educação problematizadora
Formação docente - História
Teaching History
Film – Teaching Resource
Film – Historical Source
Ancient Rome
Problem-based Education
Teacher Training – History
História
description Esse relato de experiência tem como objetivo refletir sobre a formação docente, a partir de leituras críticas da literatura teórica e historiográfica, das minhas experiências na disciplina de Prática de Ensino e no Programa Residência Pedagógica, e na experimentação do cinema no ensino de História da Antiguidade Clássica. O desenvolvimento focaliza uma proposta pedagógica baseada na utilização de filmes [Spartacus (1960), Gladiador (2000) e Alexandria (2009)] para o estudo de Roma Antiga, enfocando os temas do escravismo romano, a política em Roma e a religião no final do Império, tendo como lócus da experiência as duas turmas do 1° ano na ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, em ocasião do terceiro bimestre letivo de 2023. A problemática do trabalho direciona à reflexão sobre a importância da diversificação de recursos no Ensino de História para a promoção da educação libertadora. O referencial teórico toma por base FREIRE (1996), a respeito dos fundamentos da prática educativo-crítica, e BITTENCOURT (2008), sobre a disciplina escolar como campo de conhecimento autônomo. Para a abordagem metodológica do trabalho, adoto a narrativa autobiográfica, valendo-me, como fontes, de fotografias e materiais didáticos do período de minha escolarização, que fundamentam as incursões pela memória, para a problematização de aspectos da minha formação política e profissional, no primeiro capítulo; seguido, no segundo capítulo, da problematização de diários de bordo, questionários e resenhas produzidas pelos estudantes relativos à experiência envolvendo a utilização a utilização de filmes, em abordagem analítico-descritiva. Os resultados em torno da alternativa metodológica mostraram que a diversificação das matrizes de construção de conhecimento histórico a partir dos filmes como recurso e fonte histórica impulsiona a construção do conhecimento em sala, devido aos aspectos motivacionais e pela popularização da linguagem e suporte entre a geração midiatizada; além disso, a proposta confrontou-se com as fases e contextos do processo de aprendizagem da educação básica pública, ao fornecer uma alternativa para a renovação das metodologias avaliativas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-21
2024-07-29T16:35:17Z
2024-07-29
2024-07-29T16:35:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36918
PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo. Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). 2023. 51 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36918
identifier_str_mv PEREIRA JÚNIOR, Edvaldo. Processos histórico-formativos nas experiências docentes no Programa Residência Pedagógica (PRP), na prática de ensino e na experimentação do cinema como fonte para o ensino da antiguidade clássica (ECIT Nenzinha Cunha Lima, Campina Grande-PB, 2022/2023). 2023. 51 f. Relato de Experiência (Licenciatura em História) - Universidade Federal de Campina Grande, Centro de Humanidades, Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744630683533312