O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FREITAS, Carla Geani Pereira de.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9207
Resumo: A presente pesquisa pautou-se em realizar um estudo sobre o livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de Cajazeiras – PB. Objetivamos Analisar como os professores do ensino fundamental percebem, tratam, usam os livros didáticos em seus planejamentos e aulas. Para entender melhor esse objetivo, o estudo proporcionou inicialmente a contextualização do livro didático na história do Brasil com uma breve apresentação do uso desse material, partir de 1930 até os dias atuais. A seguir promovemos destacar várias pesquisas sobre o livro didático que discutem o seu lugar de produção e as principais problemáticas do seu uso. Essa discussão nos preparou para explorar uma reflexão a respeito das perspectivas e percepções dos professores na pesquisa. Para isso, recorremos à pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo como fontes para esta análise de dados realizada a partir de entrevistas semiestruturadas desenvolvida com os professores de duas escolas. Buscamos discutir também como esses educadores, entendem e utilizam os livros didáticos em seus planejamentos de aulas no cotidiano escolar. Logo, entender como esses professores pensam esse recurso tão discutido, que é o livro didático, nos permitiu perceber as permanências, rupturas e apropriações que os mesmos fazem em sua prática escolar.
id UFCG_f73c00c7d14db921ccd54dafe8661a31
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9207
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB.The history textbook in elementary school: perspectives and perceptions built by history teachers - Cajazeiras-PB.História - livro didáticoHistória - metodologiaHistória - estudo e ensinoHistória - perspectivas e percepçõesHistory - TextbookHistory - methodologyHistory - study and teachingHistory - Perspectives and PerceptionsHistória.A presente pesquisa pautou-se em realizar um estudo sobre o livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de Cajazeiras – PB. Objetivamos Analisar como os professores do ensino fundamental percebem, tratam, usam os livros didáticos em seus planejamentos e aulas. Para entender melhor esse objetivo, o estudo proporcionou inicialmente a contextualização do livro didático na história do Brasil com uma breve apresentação do uso desse material, partir de 1930 até os dias atuais. A seguir promovemos destacar várias pesquisas sobre o livro didático que discutem o seu lugar de produção e as principais problemáticas do seu uso. Essa discussão nos preparou para explorar uma reflexão a respeito das perspectivas e percepções dos professores na pesquisa. Para isso, recorremos à pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo como fontes para esta análise de dados realizada a partir de entrevistas semiestruturadas desenvolvida com os professores de duas escolas. Buscamos discutir também como esses educadores, entendem e utilizam os livros didáticos em seus planejamentos de aulas no cotidiano escolar. Logo, entender como esses professores pensam esse recurso tão discutido, que é o livro didático, nos permitiu perceber as permanências, rupturas e apropriações que os mesmos fazem em sua prática escolar.This research was based on conduct a study on the history textbook in elementary education: perspectives and perceptions built by teachers Cajazeiras – PB. We aimed to analyze how elementary school teachers perceive, treat, use the textbooks in their planning and instruction books. To better understand this goal, the study initially provided the context of the textbook in the history of Brazil with a brief presentation of the use of this material, from the 1930s to the present day. Following promoted to highlight multiple searches on the textbook discussing their place of production and the main problems of their usage. This discussion has prepared us to explore a reflection on the perspectives and perceptions of teachers in research. For this, we turn to literature and field research as sources for this data analysis performed from semi-structured interviews conducted with teachers from two schools. We seek also discuss how these educators understand and use textbooks in their planning of lessons in the school routine. Therefore, to understand how these teachers think this much-discussed feature, which is the textbook, allowed us to understand the continuities, ruptures and appropriations that are the same in their school practice.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGSANTANA, Rosemere Olímpio de.SANTANA, Rosemere O.http://lattes.cnpq.br/6172861753799782FARIAS, Leonardo Bruno.SALES NETO, Francisco Firmino.FREITAS, Carla Geani Pereira de.2014-08-202019-11-14T14:46:27Z2019-11-132019-11-14T14:46:27Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9207FREITAS, Carla Geani Pereira de. O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB. 2014. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-05T13:21:41Zoai:localhost:riufcg/9207Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-05T13:21:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB.
The history textbook in elementary school: perspectives and perceptions built by history teachers - Cajazeiras-PB.
title O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB.
spellingShingle O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB.
FREITAS, Carla Geani Pereira de.
História - livro didático
História - metodologia
História - estudo e ensino
História - perspectivas e percepções
History - Textbook
History - methodology
History - study and teaching
History - Perspectives and Perceptions
História.
title_short O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB.
title_full O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB.
title_fullStr O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB.
title_full_unstemmed O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB.
title_sort O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB.
author FREITAS, Carla Geani Pereira de.
author_facet FREITAS, Carla Geani Pereira de.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv SANTANA, Rosemere Olímpio de.
SANTANA, Rosemere O.
http://lattes.cnpq.br/6172861753799782
FARIAS, Leonardo Bruno.
SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.contributor.author.fl_str_mv FREITAS, Carla Geani Pereira de.
dc.subject.por.fl_str_mv História - livro didático
História - metodologia
História - estudo e ensino
História - perspectivas e percepções
History - Textbook
History - methodology
History - study and teaching
History - Perspectives and Perceptions
História.
topic História - livro didático
História - metodologia
História - estudo e ensino
História - perspectivas e percepções
History - Textbook
History - methodology
History - study and teaching
History - Perspectives and Perceptions
História.
description A presente pesquisa pautou-se em realizar um estudo sobre o livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de Cajazeiras – PB. Objetivamos Analisar como os professores do ensino fundamental percebem, tratam, usam os livros didáticos em seus planejamentos e aulas. Para entender melhor esse objetivo, o estudo proporcionou inicialmente a contextualização do livro didático na história do Brasil com uma breve apresentação do uso desse material, partir de 1930 até os dias atuais. A seguir promovemos destacar várias pesquisas sobre o livro didático que discutem o seu lugar de produção e as principais problemáticas do seu uso. Essa discussão nos preparou para explorar uma reflexão a respeito das perspectivas e percepções dos professores na pesquisa. Para isso, recorremos à pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo como fontes para esta análise de dados realizada a partir de entrevistas semiestruturadas desenvolvida com os professores de duas escolas. Buscamos discutir também como esses educadores, entendem e utilizam os livros didáticos em seus planejamentos de aulas no cotidiano escolar. Logo, entender como esses professores pensam esse recurso tão discutido, que é o livro didático, nos permitiu perceber as permanências, rupturas e apropriações que os mesmos fazem em sua prática escolar.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-20
2019-11-14T14:46:27Z
2019-11-13
2019-11-14T14:46:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9207
FREITAS, Carla Geani Pereira de. O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB. 2014. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9207
identifier_str_mv FREITAS, Carla Geani Pereira de. O livro didático de história no ensino fundamental: perspectivas e percepções construídas pelos professores de história - Cajazeiras-PB. 2014. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744413222502400