Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009).
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12807 |
Resumo: | Este trabalho monografico tem por finalidade refletir sobre o curriculo de Historia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Monsenhor Morais dos anos de 2000 a 2009 e como este vem se modificando em decorrencia das alteracoes na concepcao da educacao nacional estimuladas pelas reformas do sistema iniciadas em 1996. Partimos da ideia base de que o curriculo da supracitada instituicao buscou maquiar seu curriculo adequando-o as exigencias govemamentais, mas que na verdade nao houve mudanca significativa entre o que se tinha antes (um ensino tradicional por conteudo) e o que se tem agora (ensino para o mundo do trabalho). |
id |
UFCG_f77faa87db4c415235000ba5966606aa |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/12807 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009).Between theory and experiences: the curriculum in the elaboration of knowledge at the Monsenhor Morais State School of Elementary and Secondary Education (2000-2009).CurrículoEnsino fundamentalEscola Estadual Monsenhor MoraisCurriculumElementary SchoolMonsenhor Morais State SchoolHistória.Este trabalho monografico tem por finalidade refletir sobre o curriculo de Historia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Monsenhor Morais dos anos de 2000 a 2009 e como este vem se modificando em decorrencia das alteracoes na concepcao da educacao nacional estimuladas pelas reformas do sistema iniciadas em 1996. Partimos da ideia base de que o curriculo da supracitada instituicao buscou maquiar seu curriculo adequando-o as exigencias govemamentais, mas que na verdade nao houve mudanca significativa entre o que se tinha antes (um ensino tradicional por conteudo) e o que se tem agora (ensino para o mundo do trabalho).This monograph aims to reflect on the curriculum of the School of History State Elementary School and Monsignor Morais the years 2000 to 2009 and how this is changing due to the changes in the design of national education reforms stimulated by the system initiated in 1996 . We start from the basic idea that the curriculum of the aforementioned institution sought to make up your resume adapting it to the requirements of government, but in fact there was no significant change between what we had before (one traditional teaching by content) and what you have now (teaching for the world of work)Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLÔBO, Isamarc Gonçalves.LÔBO, Isamarc Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/2597332807665485FORTUNATO, Maria Lucinete.CEBALLOS, Viviane Gomes de.SANTOS, Girlene Terto dos.20132020-05-13T22:08:33Z2020-05-132020-05-13T22:08:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12807SANTOS, Girlene Terto dos. Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). 2013. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-02T11:27:30Zoai:localhost:riufcg/12807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-02T11:27:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). Between theory and experiences: the curriculum in the elaboration of knowledge at the Monsenhor Morais State School of Elementary and Secondary Education (2000-2009). |
title |
Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). |
spellingShingle |
Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). SANTOS, Girlene Terto dos. Currículo Ensino fundamental Escola Estadual Monsenhor Morais Curriculum Elementary School Monsenhor Morais State School História. |
title_short |
Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). |
title_full |
Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). |
title_fullStr |
Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). |
title_full_unstemmed |
Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). |
title_sort |
Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). |
author |
SANTOS, Girlene Terto dos. |
author_facet |
SANTOS, Girlene Terto dos. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. LÔBO, Isamarc Gonçalves. http://lattes.cnpq.br/2597332807665485 FORTUNATO, Maria Lucinete. CEBALLOS, Viviane Gomes de. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Girlene Terto dos. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Currículo Ensino fundamental Escola Estadual Monsenhor Morais Curriculum Elementary School Monsenhor Morais State School História. |
topic |
Currículo Ensino fundamental Escola Estadual Monsenhor Morais Curriculum Elementary School Monsenhor Morais State School História. |
description |
Este trabalho monografico tem por finalidade refletir sobre o curriculo de Historia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Monsenhor Morais dos anos de 2000 a 2009 e como este vem se modificando em decorrencia das alteracoes na concepcao da educacao nacional estimuladas pelas reformas do sistema iniciadas em 1996. Partimos da ideia base de que o curriculo da supracitada instituicao buscou maquiar seu curriculo adequando-o as exigencias govemamentais, mas que na verdade nao houve mudanca significativa entre o que se tinha antes (um ensino tradicional por conteudo) e o que se tem agora (ensino para o mundo do trabalho). |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2020-05-13T22:08:33Z 2020-05-13 2020-05-13T22:08:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12807 SANTOS, Girlene Terto dos. Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). 2013. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12807 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Girlene Terto dos. Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). 2013. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Formação de Professores - CFP UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744443622817792 |