Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Girlene Terto dos.
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12807
Resumo: Este trabalho monografico tem por finalidade refletir sobre o curriculo de Historia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Monsenhor Morais dos anos de 2000 a 2009 e como este vem se modificando em decorrencia das alteracoes na concepcao da educacao nacional estimuladas pelas reformas do sistema iniciadas em 1996. Partimos da ideia base de que o curriculo da supracitada instituicao buscou maquiar seu curriculo adequando-o as exigencias govemamentais, mas que na verdade nao houve mudanca significativa entre o que se tinha antes (um ensino tradicional por conteudo) e o que se tem agora (ensino para o mundo do trabalho).
id UFCG_f77faa87db4c415235000ba5966606aa
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/12807
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009).Between theory and experiences: the curriculum in the elaboration of knowledge at the Monsenhor Morais State School of Elementary and Secondary Education (2000-2009).CurrículoEnsino fundamentalEscola Estadual Monsenhor MoraisCurriculumElementary SchoolMonsenhor Morais State SchoolHistória.Este trabalho monografico tem por finalidade refletir sobre o curriculo de Historia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Monsenhor Morais dos anos de 2000 a 2009 e como este vem se modificando em decorrencia das alteracoes na concepcao da educacao nacional estimuladas pelas reformas do sistema iniciadas em 1996. Partimos da ideia base de que o curriculo da supracitada instituicao buscou maquiar seu curriculo adequando-o as exigencias govemamentais, mas que na verdade nao houve mudanca significativa entre o que se tinha antes (um ensino tradicional por conteudo) e o que se tem agora (ensino para o mundo do trabalho).This monograph aims to reflect on the curriculum of the School of History State Elementary School and Monsignor Morais the years 2000 to 2009 and how this is changing due to the changes in the design of national education reforms stimulated by the system initiated in 1996 . We start from the basic idea that the curriculum of the aforementioned institution sought to make up your resume adapting it to the requirements of government, but in fact there was no significant change between what we had before (one traditional teaching by content) and what you have now (teaching for the world of work)Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLÔBO, Isamarc Gonçalves.LÔBO, Isamarc Gonçalves.http://lattes.cnpq.br/2597332807665485FORTUNATO, Maria Lucinete.CEBALLOS, Viviane Gomes de.SANTOS, Girlene Terto dos.20132020-05-13T22:08:33Z2020-05-132020-05-13T22:08:33Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12807SANTOS, Girlene Terto dos. Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). 2013. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-07-02T11:27:30Zoai:localhost:riufcg/12807Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-07-02T11:27:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009).
Between theory and experiences: the curriculum in the elaboration of knowledge at the Monsenhor Morais State School of Elementary and Secondary Education (2000-2009).
title Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009).
spellingShingle Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009).
SANTOS, Girlene Terto dos.
Currículo
Ensino fundamental
Escola Estadual Monsenhor Morais
Curriculum
Elementary School
Monsenhor Morais State School
História.
title_short Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009).
title_full Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009).
title_fullStr Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009).
title_full_unstemmed Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009).
title_sort Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009).
author SANTOS, Girlene Terto dos.
author_facet SANTOS, Girlene Terto dos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LÔBO, Isamarc Gonçalves.
LÔBO, Isamarc Gonçalves.
http://lattes.cnpq.br/2597332807665485
FORTUNATO, Maria Lucinete.
CEBALLOS, Viviane Gomes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTOS, Girlene Terto dos.
dc.subject.por.fl_str_mv Currículo
Ensino fundamental
Escola Estadual Monsenhor Morais
Curriculum
Elementary School
Monsenhor Morais State School
História.
topic Currículo
Ensino fundamental
Escola Estadual Monsenhor Morais
Curriculum
Elementary School
Monsenhor Morais State School
História.
description Este trabalho monografico tem por finalidade refletir sobre o curriculo de Historia da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Monsenhor Morais dos anos de 2000 a 2009 e como este vem se modificando em decorrencia das alteracoes na concepcao da educacao nacional estimuladas pelas reformas do sistema iniciadas em 1996. Partimos da ideia base de que o curriculo da supracitada instituicao buscou maquiar seu curriculo adequando-o as exigencias govemamentais, mas que na verdade nao houve mudanca significativa entre o que se tinha antes (um ensino tradicional por conteudo) e o que se tem agora (ensino para o mundo do trabalho).
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2020-05-13T22:08:33Z
2020-05-13
2020-05-13T22:08:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12807
SANTOS, Girlene Terto dos. Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). 2013. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/12807
identifier_str_mv SANTOS, Girlene Terto dos. Entre teoria e vivências: o currículo na elaboração de saberes na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Morais (2000-2009). 2013. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744443622817792