Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Natália Vieira da.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36032
Resumo: A relação família e escola pode favorecer de maneira agradável a formação integral dos sujeitos, pois essa relação poderá promover uma troca de informações entre a família e a escola. Portanto, possibilitando um conhecimento maior das especificidades da criança. O presente trabalho de pesquisa tem como situação problema: “a escola desenvolve ações que levam os pais a terem conhecimento da importância da sua participação no ambiente escolar?” Como temos objetivo geral temos: Refletir a importância da participação dos pais na vida escolar dos seus filhos. Nos objetivos específicos temos: Investigar os motivos que levam famílias a não participar das decisões importantes da escola, a partir da perspectiva dos pais e/ou responsáveis pela criança; conhecer o que pensam pais e/ou responsáveis pela criança acerca da sua participação na comunidade escolar e apresentar propostas que valorizem a participação dos pais na escola, enquanto participantes fundamentais para que haja um bom desenvolvimento escolar. A referida pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal da zona rural da cidade de Sousa/PB e para sua realização utilizamos um questionário com seis questões abertas, com base no tema estudado, relação família e escola. As participantes da pesquisa foram três mães cujo seus filhos estudam nessa escola acima citada. Para uma melhor discussão e reflexão sobre o tema, nos baseamos em autores como: Cavalleiro (2007), Sambrano (2010), Piaget (2007), Santos e Toniosso (2014), Machado (2015), dentre outros. Diante disso, utilizou-se a análise de conteúdo na modalidade temática para analisar as informações coletadas. Dessa forma, é notório a importância da parceria entre a família e a escola para um bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação integral. Observou-se que se faz necessário essa aproximação entre pais/responsáveis e instituição escolar.
id UFCG_f7b6a9b7579d6971b7ddb7d96b7c1899
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36032
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.Family/school relationship: partnership necessary for the development of learning in the early years of elementary school.Relação - Família escolaCriança - Aprendizagem escolarAprendizagem - Ensino fundamentalMães - Processo educativo dos filhosRelationship - School FamilyChild - School LearningLearning - Elementary educationMothers - Children's educational processEducação.A relação família e escola pode favorecer de maneira agradável a formação integral dos sujeitos, pois essa relação poderá promover uma troca de informações entre a família e a escola. Portanto, possibilitando um conhecimento maior das especificidades da criança. O presente trabalho de pesquisa tem como situação problema: “a escola desenvolve ações que levam os pais a terem conhecimento da importância da sua participação no ambiente escolar?” Como temos objetivo geral temos: Refletir a importância da participação dos pais na vida escolar dos seus filhos. Nos objetivos específicos temos: Investigar os motivos que levam famílias a não participar das decisões importantes da escola, a partir da perspectiva dos pais e/ou responsáveis pela criança; conhecer o que pensam pais e/ou responsáveis pela criança acerca da sua participação na comunidade escolar e apresentar propostas que valorizem a participação dos pais na escola, enquanto participantes fundamentais para que haja um bom desenvolvimento escolar. A referida pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal da zona rural da cidade de Sousa/PB e para sua realização utilizamos um questionário com seis questões abertas, com base no tema estudado, relação família e escola. As participantes da pesquisa foram três mães cujo seus filhos estudam nessa escola acima citada. Para uma melhor discussão e reflexão sobre o tema, nos baseamos em autores como: Cavalleiro (2007), Sambrano (2010), Piaget (2007), Santos e Toniosso (2014), Machado (2015), dentre outros. Diante disso, utilizou-se a análise de conteúdo na modalidade temática para analisar as informações coletadas. Dessa forma, é notório a importância da parceria entre a família e a escola para um bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação integral. Observou-se que se faz necessário essa aproximação entre pais/responsáveis e instituição escolar.The family-school relationship can pleasantly favor the comprehensive formation of subjects. As this relationship can promote an information exchange between family and school; Therefore, enabling greater knowledge of child's specificities. The problem question of this work is: Does the school develop actions which make parents aware of the importance of their participation in the school environment? This job is main aimed at reflecting the importance of parental participation in their children’s school life. Some specific objectives of this work are (i) investigate the reasons why families do not participate in important school decisions from the perspective of the child's parents and/or guardians; (ii) know what the child's parents/guardians think about their participation in the school community and present proposals that value the participation of parents in the school, as fundamental participants for good school development. This field research was carried out in a municipal public school in the rural area of Sousa – a city situated in Paraíba state. A questionnaire with six open questions about family-school relationship was applied. This research used the authors Cavalleiro (2007), Sambrano (2010), Piaget (2007), Santos and Toniosso (2014), Machado (2015) et al. for a better discussion of the results. Therefore, content analysis in the thematic modality was used to analyze the information collected. Therefore, the importance of the partnership between the family and the school for the good development of the teaching-learning process of children in comprehensive education is clear. It was observed that this rapprochement between parents/guardians and the school institution is necessary.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGPEREIRA, Zildene Francisca.PEREIRA, Z. F.http://lattes.cnpq.br/6070714322224501ARAÚJO, Edinaura Almeida de.SOUSA, Rozilene Lopes de.SILVA, Natália Vieira da.2023-11-092024-06-11T18:29:24Z2024-06-112024-06-11T18:29:24Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36032SILVA, Natália Vieira da. Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-06-11T18:29:24Zoai:localhost:riufcg/36032Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-06-11T18:29:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
Family/school relationship: partnership necessary for the development of learning in the early years of elementary school.
title Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
spellingShingle Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
SILVA, Natália Vieira da.
Relação - Família escola
Criança - Aprendizagem escolar
Aprendizagem - Ensino fundamental
Mães - Processo educativo dos filhos
Relationship - School Family
Child - School Learning
Learning - Elementary education
Mothers - Children's educational process
Educação.
title_short Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_fullStr Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
title_sort Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental.
author SILVA, Natália Vieira da.
author_facet SILVA, Natália Vieira da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv PEREIRA, Zildene Francisca.
PEREIRA, Z. F.
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501
ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Natália Vieira da.
dc.subject.por.fl_str_mv Relação - Família escola
Criança - Aprendizagem escolar
Aprendizagem - Ensino fundamental
Mães - Processo educativo dos filhos
Relationship - School Family
Child - School Learning
Learning - Elementary education
Mothers - Children's educational process
Educação.
topic Relação - Família escola
Criança - Aprendizagem escolar
Aprendizagem - Ensino fundamental
Mães - Processo educativo dos filhos
Relationship - School Family
Child - School Learning
Learning - Elementary education
Mothers - Children's educational process
Educação.
description A relação família e escola pode favorecer de maneira agradável a formação integral dos sujeitos, pois essa relação poderá promover uma troca de informações entre a família e a escola. Portanto, possibilitando um conhecimento maior das especificidades da criança. O presente trabalho de pesquisa tem como situação problema: “a escola desenvolve ações que levam os pais a terem conhecimento da importância da sua participação no ambiente escolar?” Como temos objetivo geral temos: Refletir a importância da participação dos pais na vida escolar dos seus filhos. Nos objetivos específicos temos: Investigar os motivos que levam famílias a não participar das decisões importantes da escola, a partir da perspectiva dos pais e/ou responsáveis pela criança; conhecer o que pensam pais e/ou responsáveis pela criança acerca da sua participação na comunidade escolar e apresentar propostas que valorizem a participação dos pais na escola, enquanto participantes fundamentais para que haja um bom desenvolvimento escolar. A referida pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal da zona rural da cidade de Sousa/PB e para sua realização utilizamos um questionário com seis questões abertas, com base no tema estudado, relação família e escola. As participantes da pesquisa foram três mães cujo seus filhos estudam nessa escola acima citada. Para uma melhor discussão e reflexão sobre o tema, nos baseamos em autores como: Cavalleiro (2007), Sambrano (2010), Piaget (2007), Santos e Toniosso (2014), Machado (2015), dentre outros. Diante disso, utilizou-se a análise de conteúdo na modalidade temática para analisar as informações coletadas. Dessa forma, é notório a importância da parceria entre a família e a escola para um bom desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem das crianças na educação integral. Observou-se que se faz necessário essa aproximação entre pais/responsáveis e instituição escolar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-09
2024-06-11T18:29:24Z
2024-06-11
2024-06-11T18:29:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36032
SILVA, Natália Vieira da. Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36032
identifier_str_mv SILVA, Natália Vieira da. Relação família/escola: parceria necessária para o desenvolvimento da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. 42f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2023.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744624516857856