Estudo numérico da lubrificação de risers submersos para o transporte de óleos pesados.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10924 |
Resumo: | A proposta do presente trabalho é estudar numericamente o escoamento de óleos pesados em risers submersos, tipo catenária, usando a técnica do core-flow e o ANSYS CFX 11* O modelo matemático transiente e não isotérmico considera o modelo de superfície livre para descrever o escoamento bifásico (água-óleo pesado) considerando regime laminar para fase água e regime turbulento para fase óleo (modelo de turbulência k- e). Os resultados da velocidade, pressão, temperatura e fração volumétrica são apresentados e analisados. A queda de pressão de 3,34 vezes maior do que a observada no escoamento monofásico (óleo pesado) baseado na pressão total. Este baixo valor quando comparado com o observado na literatura foi atribuída a presença de regiões de aderência ao longo da catenária e a alta viscosidade da água produzida usada nas simulações. |
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Estudo numérico da lubrificação de risers submersos para o transporte de óleos pesados.Numerical study of the lubrication of submerged risers for the transport of heavy oils.Lubrificação de Risers SubmersosÓleos Pesados - TransportePerda de CargaEscoamento Não-isotérmicoCore-FlowSimulação NuméricaLubrication of Submerged RisersHeavy Oils - TransportCargo lossNon-isothermal FlowNumerical SimulationEngenharia QuímicaA proposta do presente trabalho é estudar numericamente o escoamento de óleos pesados em risers submersos, tipo catenária, usando a técnica do core-flow e o ANSYS CFX 11* O modelo matemático transiente e não isotérmico considera o modelo de superfície livre para descrever o escoamento bifásico (água-óleo pesado) considerando regime laminar para fase água e regime turbulento para fase óleo (modelo de turbulência k- e). Os resultados da velocidade, pressão, temperatura e fração volumétrica são apresentados e analisados. A queda de pressão de 3,34 vezes maior do que a observada no escoamento monofásico (óleo pesado) baseado na pressão total. Este baixo valor quando comparado com o observado na literatura foi atribuída a presença de regiões de aderência ao longo da catenária e a alta viscosidade da água produzida usada nas simulações.The proposes of this work is to study numerically the heavy oil flow in submerged risers, catenary type, using core-flow technique and ANSYS CFX 13®. The transient and nonisothermal mathematical model considers free surface model to describe two-phase flow (water-heavy oil) by considering laminar flow for heavy oil and turbulent flow to water phase (k-s turbulence model). Results of velocity, pressure, temperature and volumetric fraction distribution was presented and analyzed. The pressure drop of 3,34 times more than that obtained in a single phase flow (heavy oil) based on the total pressure. This lower value when compared with the available in the literature, was attributed to the presence of regions of adherence along catenary surface and the high viscosity of the produced water used in the simulation.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICAUFCGFARIAS NETO, Severino Rodrigues de.LIMA, Antonio Gilson Barbosa de.FARIAS NETO, S. R.LIMA, A. G. B.http://lattes.cnpq.br/5029314237107938http://lattes.cnpq.br/4527387699298544SILVESTRE FILHO, Geraldo Dantas.CRIVELARO, Kelen Cristina Oliveira.FARIAS, Fabiana Pimentel Macêdo.SANTOS, Jobsan Sueny de Sousa.2009-112020-01-14T13:10:15Z2020-01-142020-01-14T13:10:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10924SANTOS, Jobsan Sueny de Sousa. Estudo numérico da lubrificação de risers submersos para o transporte de óleos pesados. 2009. 75f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Química), Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10924porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-12-07T10:10:49Zoai:localhost:riufcg/10924Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-12-07T10:10:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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