Estudo numérico da lubrificação de risers submersos para o transporte de óleos pesados.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTOS, Jobsan Sueny de Sousa.
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10924
Resumo: A proposta do presente trabalho é estudar numericamente o escoamento de óleos pesados em risers submersos, tipo catenária, usando a técnica do core-flow e o ANSYS CFX 11* O modelo matemático transiente e não isotérmico considera o modelo de superfície livre para descrever o escoamento bifásico (água-óleo pesado) considerando regime laminar para fase água e regime turbulento para fase óleo (modelo de turbulência k- e). Os resultados da velocidade, pressão, temperatura e fração volumétrica são apresentados e analisados. A queda de pressão de 3,34 vezes maior do que a observada no escoamento monofásico (óleo pesado) baseado na pressão total. Este baixo valor quando comparado com o observado na literatura foi atribuída a presença de regiões de aderência ao longo da catenária e a alta viscosidade da água produzida usada nas simulações.
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