E-healthcare service: qualidade percebida, satisfação e intenção de recomendação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Rayanna Kalianny dos Santos.
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37120
Resumo: Esse artigo analisa a influência que a qualidade percebida do e-Health Service possui na satisfação e intenção de recomendação de indivíduos que fizeram uso de serviços de saúde através de teleconsulta. Com base no modelo 5Qs, foram elaboradas hipóteses de pesquisa e proposto um modelo conceitual. Para a validação desse modelo e teste de hipóteses, foi utilizado o método survey junto a cento e dezoito pacientes de diversas especialidades de teleconsulta e aplicada a técnica da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados evidenciam que a qualidade de processo e de objeto, isso é, a eficiência e precisão na prestação do serviço possuem maior relevância na satisfação do consumidor. Também foi evidenciado que há forte associação entre a satisfação e intenção de recomendação. Esse estudo traz contribuições importantes para a área, visto que possibilita uma melhor compreensão sobre aspectos que interferem na satisfação de um público que é criterioso com a prestação de serviço. O estudo também serve de subsídio para praticantes (profissionais e empresas do setor) uma vez que pode auxiliar na elaboração de estratégias para um melhor atendimento ao paciente.
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spelling E-healthcare service: qualidade percebida, satisfação e intenção de recomendação.E-healthcare service: perceived quality, satisfaction and recommendation intent.Servicio de atención sanitaria electrónica: calidad percibida, Satisfacción e intención de recomendar.Consumidor de e-healthQualidade de serviçoModelo 5QsSatisfação do clienteIntenção de recomendaçãoE-Health consumerService quality5Qs modelSatisfaction of clientRecommendation intentConsumidor de e-saludCalidad de servicioModelo 5Qsatisfacción de clienteIntención de recomendaciónAdministraçãoEsse artigo analisa a influência que a qualidade percebida do e-Health Service possui na satisfação e intenção de recomendação de indivíduos que fizeram uso de serviços de saúde através de teleconsulta. Com base no modelo 5Qs, foram elaboradas hipóteses de pesquisa e proposto um modelo conceitual. Para a validação desse modelo e teste de hipóteses, foi utilizado o método survey junto a cento e dezoito pacientes de diversas especialidades de teleconsulta e aplicada a técnica da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados evidenciam que a qualidade de processo e de objeto, isso é, a eficiência e precisão na prestação do serviço possuem maior relevância na satisfação do consumidor. Também foi evidenciado que há forte associação entre a satisfação e intenção de recomendação. Esse estudo traz contribuições importantes para a área, visto que possibilita uma melhor compreensão sobre aspectos que interferem na satisfação de um público que é criterioso com a prestação de serviço. O estudo também serve de subsídio para praticantes (profissionais e empresas do setor) uma vez que pode auxiliar na elaboração de estratégias para um melhor atendimento ao paciente.This article analyzes the influence that the perceived quality of the e-Health Service has on the satisfaction and recommendation intention of individuals who have used health services through teleconsultation. Based on the 5Qs model, research hypotheses were elaborated and a conceptual model was proposed. To validate this model and test hypotheses, the survey method was used with one hundred and eighteen patients from different teleconsultation specialties and the technique of Structural Equation Modeling was applied. The results show that the quality of the process and the object, that is, the efficiency and precision in providing the service, have greater relevance in consumer satisfaction. It was also evidenced that there is a strong association between satisfaction and recommendation intention. This study brings important contributions to the area, as it enables a better understanding of aspects that interfere with the satisfaction of an audience that is careful with the provision of services. The study also serves as a subsidy for practitioners (professionals and companies in the sector) since it can help in the elaboration of strategies for better patient care.Este artículo analiza la influencia que tiene la calidad percibida del Servicio de e-Salud en la Satisfacción e intención de recomendación de las personas que utilizaron los servicios de salud. a través de teleconsulta. Con base en el modelo 5Qs, se desarrollaron hipótesis de investigación y propuso un modelo conceptual. Para validar este modelo y probar hipótesis, utilizamos el método de encuesta con ciento dieciocho pacientes de diferentes especialidades de teleconsulta y aplicó la técnica de Modelado de Ecuaciones Estructurales. Los resultados muestran que el Calidad de proceso y objeto, es decir, la eficiencia y precisión en la prestación del servicio. tienen mayor relevancia en la satisfacción del consumidor. También se evidenció que existe una fuerte asociación entre satisfacción e intención de recomendación. Este estudio aporta aportes importante para el área, ya que permite una mejor comprensión de aspectos que interferir con la satisfacción de un público cuidadoso con la prestación de servicios. El estudio también sirve como subsidio para los profesionales (profesionales y empresas del sector) ya que puede ayudar a desarrollar estrategias para una mejor atención al paciente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGAGUIAR, Edvan Cruz.AGUIAR, E.C.http://lattes.cnpq.br/1131661295484485RODRIGUES, Rayanna Kalianny dos Santos.20232024-08-07T14:31:05Z2024-08-072024-08-07T14:31:05Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/37120RODRIGUES, Rayanna Kalianny dos Santos. E-healthcare service: qualidade percebida, satisfação e intenção de recomendação. 2023. 24 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso de Bacharelado em Administração, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2023. 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