Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Matheus Rodrigues Fonseca.
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: MELO, Gustavo Alves de., BARBOSA, Samuel Borges., PEIXOTO, Maria Gabriela Mendonça., MENDONÇA, Maria Cristina Angélico.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32589
Resumo: A qualidade deixou de ser um conceito aplicado exclusivamente a um produto final, ou ao resultado de uma prestação de serviço, para ser uma verdadeira filosofia gerencial que pode e deve ser aplicada a todos processos da organização. Para tanto, o objetivo deste artigo foi realizar a aplicação de conceitos teóricos e ferramentas de qualidade para propor soluções de melhoria a uma empresa do setor de prestação de serviços na área de marketing digital e programação de websites. Quanto aos procedimentos metodológicos, apresentou propósito dedutivo, cunho descritivo, enquadrando-se como uma pesquisa do tipo aplicada, contanto com a aplicação de ferramentas de qualidade como, diagrama de flechas, ciclo PDCA e casa da qualidade. Na microempresa estudada, do setor de marketing digital, os resultados apresentados até o momento sugerem uma correlação direta entre a aplicação do ciclo e a redução no tempo de elaboração de relatórios a clientes, processo o qual foi estabelecido como objetivo após conversa com o dono da empresa e confirmado através de uma matriz QFD.
id UFCG_f7f1599c27c65c8906d71dc0f3670933
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/32589
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Submitted by Élida Maeli Fernandes Quirino (maely_sax@hotmail.com) on 2023-11-01T19:07:53Z No. of bitstreams: 1 GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS - ANAIS IX SIMEP ARTIGO 2021.pdf: 340939 bytes, checksum: 318d8cab7e52c8d2d921dee4f969e5f0 (MD5)Made available in DSpace on 2023-11-01T19:07:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 GESTÃO DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS - ANAIS IX SIMEP ARTIGO 2021.pdf: 340939 bytes, checksum: 318d8cab7e52c8d2d921dee4f969e5f0 (MD5) Previous issue date: 2021A qualidade deixou de ser um conceito aplicado exclusivamente a um produto final, ou ao resultado de uma prestação de serviço, para ser uma verdadeira filosofia gerencial que pode e deve ser aplicada a todos processos da organização. Para tanto, o objetivo deste artigo foi realizar a aplicação de conceitos teóricos e ferramentas de qualidade para propor soluções de melhoria a uma empresa do setor de prestação de serviços na área de marketing digital e programação de websites. Quanto aos procedimentos metodológicos, apresentou propósito dedutivo, cunho descritivo, enquadrando-se como uma pesquisa do tipo aplicada, contanto com a aplicação de ferramentas de qualidade como, diagrama de flechas, ciclo PDCA e casa da qualidade. Na microempresa estudada, do setor de marketing digital, os resultados apresentados até o momento sugerem uma correlação direta entre a aplicação do ciclo e a redução no tempo de elaboração de relatórios a clientes, processo o qual foi estabelecido como objetivo após conversa com o dono da empresa e confirmado através de uma matriz QFD.Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilEngenharia de Produção.Gestão da qualidadeMarketing digitalCiclo PDCAFerramenta QFDEmpresa de Marketing DigitalFerramentas da qualidadeQualidadeQuality managementDigital marketingPDCA CycleQFD ToolDigital Marketing CompanyQuality toolsQuality9Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital.Quality management in a company providing services in the area of digital marketing consultancy and assistance.20212023-11-01T19:07:53Z2023-11-012023-11-01T19:07:53Zhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32589SILVA, Matheus Rodrigues Fonseca; MELO, Gustavo Alves de; BARBOSA, Samuel Borges; PEIXOTO, Maria Gabriela Mendonça; MENDONÇA, Maria Cristina Angélico. Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32589info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjectporSILVA, Matheus Rodrigues Fonseca.MELO, Gustavo Alves de.BARBOSA, Samuel Borges.PEIXOTO, Maria Gabriela Mendonça.MENDONÇA, Maria Cristina Angélico.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32589/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALGESTÃO DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS - ANAIS IX SIMEP ARTIGO 2021.pdfGESTÃO DA QUALIDADE EM UMA EMPRESA PRESTADORA DE SERVIÇOS - ANAIS IX SIMEP ARTIGO 2021.pdfapplication/pdf340939http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32589/1/GEST%C3%83O+DA+QUALIDADE+EM+UMA+EMPRESA+PRESTADORA+DE+SERVI%C3%87OS+-+ANAIS+IX+SIMEP+ARTIGO+2021.pdf318d8cab7e52c8d2d921dee4f969e5f0MD51riufcg/325892023-11-28 16:00:17.646oai:localhost: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-01T10:39:37.367454Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital.
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Quality management in a company providing services in the area of digital marketing consultancy and assistance.
title Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital.
spellingShingle Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital.
SILVA, Matheus Rodrigues Fonseca.
Engenharia de Produção.
Gestão da qualidade
Marketing digital
Ciclo PDCA
Ferramenta QFD
Empresa de Marketing Digital
Ferramentas da qualidade
Qualidade
Quality management
Digital marketing
PDCA Cycle
QFD Tool
Digital Marketing Company
Quality tools
Quality
title_short Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital.
title_full Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital.
title_fullStr Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital.
title_full_unstemmed Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital.
title_sort Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital.
author SILVA, Matheus Rodrigues Fonseca.
author_facet SILVA, Matheus Rodrigues Fonseca.
MELO, Gustavo Alves de.
BARBOSA, Samuel Borges.
PEIXOTO, Maria Gabriela Mendonça.
MENDONÇA, Maria Cristina Angélico.
author_role author
author2 MELO, Gustavo Alves de.
BARBOSA, Samuel Borges.
PEIXOTO, Maria Gabriela Mendonça.
MENDONÇA, Maria Cristina Angélico.
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Matheus Rodrigues Fonseca.
MELO, Gustavo Alves de.
BARBOSA, Samuel Borges.
PEIXOTO, Maria Gabriela Mendonça.
MENDONÇA, Maria Cristina Angélico.
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Engenharia de Produção.
topic Engenharia de Produção.
Gestão da qualidade
Marketing digital
Ciclo PDCA
Ferramenta QFD
Empresa de Marketing Digital
Ferramentas da qualidade
Qualidade
Quality management
Digital marketing
PDCA Cycle
QFD Tool
Digital Marketing Company
Quality tools
Quality
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da qualidade
Marketing digital
Ciclo PDCA
Ferramenta QFD
Empresa de Marketing Digital
Ferramentas da qualidade
Qualidade
Quality management
Digital marketing
PDCA Cycle
QFD Tool
Digital Marketing Company
Quality tools
Quality
description A qualidade deixou de ser um conceito aplicado exclusivamente a um produto final, ou ao resultado de uma prestação de serviço, para ser uma verdadeira filosofia gerencial que pode e deve ser aplicada a todos processos da organização. Para tanto, o objetivo deste artigo foi realizar a aplicação de conceitos teóricos e ferramentas de qualidade para propor soluções de melhoria a uma empresa do setor de prestação de serviços na área de marketing digital e programação de websites. Quanto aos procedimentos metodológicos, apresentou propósito dedutivo, cunho descritivo, enquadrando-se como uma pesquisa do tipo aplicada, contanto com a aplicação de ferramentas de qualidade como, diagrama de flechas, ciclo PDCA e casa da qualidade. Na microempresa estudada, do setor de marketing digital, os resultados apresentados até o momento sugerem uma correlação direta entre a aplicação do ciclo e a redução no tempo de elaboração de relatórios a clientes, processo o qual foi estabelecido como objetivo após conversa com o dono da empresa e confirmado através de uma matriz QFD.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-11-01T19:07:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-11-01
2023-11-01T19:07:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32589
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Matheus Rodrigues Fonseca; MELO, Gustavo Alves de; BARBOSA, Samuel Borges; PEIXOTO, Maria Gabriela Mendonça; MENDONÇA, Maria Cristina Angélico. Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32589
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32589
identifier_str_mv SILVA, Matheus Rodrigues Fonseca; MELO, Gustavo Alves de; BARBOSA, Samuel Borges; PEIXOTO, Maria Gabriela Mendonça; MENDONÇA, Maria Cristina Angélico. Gestão da qualidade em uma empresa prestadora de serviços na área de consultoria e assessoria em marketing digital. In: SIMPÓSIO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO, 9., 2021. Anais [...]. Caruaru - PE: UNIFAVIP, 2021. ISSN: 2318-9258. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/32589
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFCG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
bitstream.url.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32589/2/license.txt
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/bitstream/riufcg/32589/1/GEST%C3%83O+DA+QUALIDADE+EM+UMA+EMPRESA+PRESTADORA+DE+SERVI%C3%87OS+-+ANAIS+IX+SIMEP+ARTIGO+2021.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
318d8cab7e52c8d2d921dee4f969e5f0
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1803396901918212096