A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Maria Natália dos Santos.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9179
Resumo: Esta monografia tem por objetivo propor uma intervenção didática envolvendo temas e figuras, a partir das charges de Mifô, aplicável ao Ensino Médio. Para tanto, estruturamos a teoria semiótica, partindo do Percurso Gerador da Significação, delimitando com detalhe a tematização e a figurativização; selecionamos as charges para o corpus da leitura em forma de intervenção didática aplicável ao Ensino Médio; elencamos as temáticas predominantes nas charges; e identificamos os temas e as figuras presentes na charge, visando a sua aplicabilidade como evento de leitura em sala de aula do Ensino Médio. Além da teoria semiótica greimasiana (1983), na qual nos fundamentamos, também buscamos a Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004), como base para a construção da proposta de intervenção. No entanto, nossa pretensão é de usá-la como inspiração para a elaboração dos módulos, sem seguirmos fielmente todos os passos propostos pelos autores. Esta é uma pesquisa documental de natureza qualitativa. De um universo de 38 charges, selecionamos como corpus duas. Usamos uma entrevista como instrumento não para base de análise, mas para apresentar o autor das charges que foram analisadas. Da observação geral das charges de Mifô, constatamos que o tema predominante é o submundo da política, uma vez que encontramos mais charges desse universo temático. E da análise em forma de proposta de leitura, os temas que emergiram na charge A, denominada Representação Feminina, foram: misoginia e emancipação feminina; e na charge B, denominada Influência digital, sugiram temas como influência e manipulação.
id UFCG_f8f6d8c44fdce7262b14a0d79ebb0553
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/9179
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.Thematic predominance in Mifô cartoons: a reading proposal for high school.SemióticaCharges de MifôTematizaçãoFigurativizaçãoLeituraIntervenção didáticaSemioticsMifô ChargesThematizationFigurativizationReadingDidactic interventionLetras - Língua Portuguesa.Esta monografia tem por objetivo propor uma intervenção didática envolvendo temas e figuras, a partir das charges de Mifô, aplicável ao Ensino Médio. Para tanto, estruturamos a teoria semiótica, partindo do Percurso Gerador da Significação, delimitando com detalhe a tematização e a figurativização; selecionamos as charges para o corpus da leitura em forma de intervenção didática aplicável ao Ensino Médio; elencamos as temáticas predominantes nas charges; e identificamos os temas e as figuras presentes na charge, visando a sua aplicabilidade como evento de leitura em sala de aula do Ensino Médio. Além da teoria semiótica greimasiana (1983), na qual nos fundamentamos, também buscamos a Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004), como base para a construção da proposta de intervenção. No entanto, nossa pretensão é de usá-la como inspiração para a elaboração dos módulos, sem seguirmos fielmente todos os passos propostos pelos autores. Esta é uma pesquisa documental de natureza qualitativa. De um universo de 38 charges, selecionamos como corpus duas. Usamos uma entrevista como instrumento não para base de análise, mas para apresentar o autor das charges que foram analisadas. Da observação geral das charges de Mifô, constatamos que o tema predominante é o submundo da política, uma vez que encontramos mais charges desse universo temático. E da análise em forma de proposta de leitura, os temas que emergiram na charge A, denominada Representação Feminina, foram: misoginia e emancipação feminina; e na charge B, denominada Influência digital, sugiram temas como influência e manipulação.This monograph aims to propose a didactic intervention involving themes and figures, from the Mifô’s cartoons, applicable to High School. For that, we structured the semiotic theory, starting from the Generating Path of Significance, delimiting with detail the thematization and the figurativization; we selected the cartoons for the reading corpus in the form of didactic intervention applicable to High School; we listed the predominant themes in the cartoons; and we identified the themes and figures present in the cartoon, aiming their applicability as a reading event in the High School classroom. In addition to the greimasian semiotic theory (1983), on which this research is based, we also look for the Didactic Sequence of Schneuwly and Dolz (2004), as a basis for the construction of the intervention proposal. However, our intention is to use it as an inspiration for the elaboration of the modules, without faithfully following all the steps proposed by the authors. This is a qualitative documentary research. From a universe of 38 cartoons, we selected two as corpus. We used an interview as an instrument not for analysis basis, but to introduce the author of the cartoons that were analyzed. From the general observation of the Mifô’s cartoons, we find that the predominant theme is the underworld politics, once we find more cartoons of this thematic universe. And from the analysis in the form of a reading proposal, the themes that emerged in the cartoon A, denominated Feminine Representation, were: misogyny and feminine emancipation; and in the cartoon B, called Digital Influence, themes like influence and manipulation appeared.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968ALMEIDA, Rossana Tavares de.SILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, Maria Natália dos Santos.2018-11-202019-11-13T21:18:17Z2019-11-132019-11-13T21:18:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9179SILVA, Maria Natália dos Santos. A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:50:45Zoai:localhost:riufcg/9179Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:50:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.
Thematic predominance in Mifô cartoons: a reading proposal for high school.
title A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.
spellingShingle A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.
SILVA, Maria Natália dos Santos.
Semiótica
Charges de Mifô
Tematização
Figurativização
Leitura
Intervenção didática
Semiotics
Mifô Charges
Thematization
Figurativization
Reading
Didactic intervention
Letras - Língua Portuguesa.
title_short A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.
title_full A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.
title_fullStr A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.
title_full_unstemmed A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.
title_sort A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.
author SILVA, Maria Natália dos Santos.
author_facet SILVA, Maria Natália dos Santos.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
http://lattes.cnpq.br/8646917365525968
ALMEIDA, Rossana Tavares de.
SILVA, Abdoral Inácio da.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Maria Natália dos Santos.
dc.subject.por.fl_str_mv Semiótica
Charges de Mifô
Tematização
Figurativização
Leitura
Intervenção didática
Semiotics
Mifô Charges
Thematization
Figurativization
Reading
Didactic intervention
Letras - Língua Portuguesa.
topic Semiótica
Charges de Mifô
Tematização
Figurativização
Leitura
Intervenção didática
Semiotics
Mifô Charges
Thematization
Figurativization
Reading
Didactic intervention
Letras - Língua Portuguesa.
description Esta monografia tem por objetivo propor uma intervenção didática envolvendo temas e figuras, a partir das charges de Mifô, aplicável ao Ensino Médio. Para tanto, estruturamos a teoria semiótica, partindo do Percurso Gerador da Significação, delimitando com detalhe a tematização e a figurativização; selecionamos as charges para o corpus da leitura em forma de intervenção didática aplicável ao Ensino Médio; elencamos as temáticas predominantes nas charges; e identificamos os temas e as figuras presentes na charge, visando a sua aplicabilidade como evento de leitura em sala de aula do Ensino Médio. Além da teoria semiótica greimasiana (1983), na qual nos fundamentamos, também buscamos a Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004), como base para a construção da proposta de intervenção. No entanto, nossa pretensão é de usá-la como inspiração para a elaboração dos módulos, sem seguirmos fielmente todos os passos propostos pelos autores. Esta é uma pesquisa documental de natureza qualitativa. De um universo de 38 charges, selecionamos como corpus duas. Usamos uma entrevista como instrumento não para base de análise, mas para apresentar o autor das charges que foram analisadas. Da observação geral das charges de Mifô, constatamos que o tema predominante é o submundo da política, uma vez que encontramos mais charges desse universo temático. E da análise em forma de proposta de leitura, os temas que emergiram na charge A, denominada Representação Feminina, foram: misoginia e emancipação feminina; e na charge B, denominada Influência digital, sugiram temas como influência e manipulação.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-20
2019-11-13T21:18:17Z
2019-11-13
2019-11-13T21:18:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9179
SILVA, Maria Natália dos Santos. A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9179
identifier_str_mv SILVA, Maria Natália dos Santos. A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Formação de Professores - CFP
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744413119741952