A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9179 |
Resumo: | Esta monografia tem por objetivo propor uma intervenção didática envolvendo temas e figuras, a partir das charges de Mifô, aplicável ao Ensino Médio. Para tanto, estruturamos a teoria semiótica, partindo do Percurso Gerador da Significação, delimitando com detalhe a tematização e a figurativização; selecionamos as charges para o corpus da leitura em forma de intervenção didática aplicável ao Ensino Médio; elencamos as temáticas predominantes nas charges; e identificamos os temas e as figuras presentes na charge, visando a sua aplicabilidade como evento de leitura em sala de aula do Ensino Médio. Além da teoria semiótica greimasiana (1983), na qual nos fundamentamos, também buscamos a Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004), como base para a construção da proposta de intervenção. No entanto, nossa pretensão é de usá-la como inspiração para a elaboração dos módulos, sem seguirmos fielmente todos os passos propostos pelos autores. Esta é uma pesquisa documental de natureza qualitativa. De um universo de 38 charges, selecionamos como corpus duas. Usamos uma entrevista como instrumento não para base de análise, mas para apresentar o autor das charges que foram analisadas. Da observação geral das charges de Mifô, constatamos que o tema predominante é o submundo da política, uma vez que encontramos mais charges desse universo temático. E da análise em forma de proposta de leitura, os temas que emergiram na charge A, denominada Representação Feminina, foram: misoginia e emancipação feminina; e na charge B, denominada Influência digital, sugiram temas como influência e manipulação. |
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A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio.Thematic predominance in Mifô cartoons: a reading proposal for high school.SemióticaCharges de MifôTematizaçãoFigurativizaçãoLeituraIntervenção didáticaSemioticsMifô ChargesThematizationFigurativizationReadingDidactic interventionLetras - Língua Portuguesa.Esta monografia tem por objetivo propor uma intervenção didática envolvendo temas e figuras, a partir das charges de Mifô, aplicável ao Ensino Médio. Para tanto, estruturamos a teoria semiótica, partindo do Percurso Gerador da Significação, delimitando com detalhe a tematização e a figurativização; selecionamos as charges para o corpus da leitura em forma de intervenção didática aplicável ao Ensino Médio; elencamos as temáticas predominantes nas charges; e identificamos os temas e as figuras presentes na charge, visando a sua aplicabilidade como evento de leitura em sala de aula do Ensino Médio. Além da teoria semiótica greimasiana (1983), na qual nos fundamentamos, também buscamos a Sequência Didática de Schneuwly e Dolz (2004), como base para a construção da proposta de intervenção. No entanto, nossa pretensão é de usá-la como inspiração para a elaboração dos módulos, sem seguirmos fielmente todos os passos propostos pelos autores. Esta é uma pesquisa documental de natureza qualitativa. De um universo de 38 charges, selecionamos como corpus duas. Usamos uma entrevista como instrumento não para base de análise, mas para apresentar o autor das charges que foram analisadas. Da observação geral das charges de Mifô, constatamos que o tema predominante é o submundo da política, uma vez que encontramos mais charges desse universo temático. E da análise em forma de proposta de leitura, os temas que emergiram na charge A, denominada Representação Feminina, foram: misoginia e emancipação feminina; e na charge B, denominada Influência digital, sugiram temas como influência e manipulação.This monograph aims to propose a didactic intervention involving themes and figures, from the Mifô’s cartoons, applicable to High School. For that, we structured the semiotic theory, starting from the Generating Path of Significance, delimiting with detail the thematization and the figurativization; we selected the cartoons for the reading corpus in the form of didactic intervention applicable to High School; we listed the predominant themes in the cartoons; and we identified the themes and figures present in the cartoon, aiming their applicability as a reading event in the High School classroom. In addition to the greimasian semiotic theory (1983), on which this research is based, we also look for the Didactic Sequence of Schneuwly and Dolz (2004), as a basis for the construction of the intervention proposal. However, our intention is to use it as an inspiration for the elaboration of the modules, without faithfully following all the steps proposed by the authors. This is a qualitative documentary research. From a universe of 38 cartoons, we selected two as corpus. We used an interview as an instrument not for analysis basis, but to introduce the author of the cartoons that were analyzed. From the general observation of the Mifô’s cartoons, we find that the predominant theme is the underworld politics, once we find more cartoons of this thematic universe. And from the analysis in the form of a reading proposal, the themes that emerged in the cartoon A, denominated Feminine Representation, were: misogyny and feminine emancipation; and in the cartoon B, called Digital Influence, themes like influence and manipulation appeared.CapesUniversidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Formação de Professores - CFPUFCGLIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.http://lattes.cnpq.br/8646917365525968ALMEIDA, Rossana Tavares de.SILVA, Abdoral Inácio da.SILVA, Maria Natália dos Santos.2018-11-202019-11-13T21:18:17Z2019-11-132019-11-13T21:18:17Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/9179SILVA, Maria Natália dos Santos. A predominância temática nas charges de Mifô: uma proposta de leitura para o ensino médio. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2021-06-24T13:50:45Zoai:localhost:riufcg/9179Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512021-06-24T13:50:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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