Os mortos em fotos: a construção imagética na guerra da secessão (1861-1865).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35802
Resumo: O presente texto tem como objetivo analisar parte do arquivo fotográfico da Guerra da Secessão (1861-1865) que é conferido a Mattew B. Brady e seus colaboradores. Procuramos perceber como a cobertura in loco, através da produção de imagens que procuraram registrar os horrores da guerra, foi uma maneira inovadora de se representar o conflito, o que colaborou para a constituição de uma linguagem fotográfica com características específicas. Isso por que, como afirma Kossoy (2007), a fotografia é a representação de determinada realidade: a memória enquanto registro dos fatos, cenários, objetos e personagens, documentados vivos ou mortos. Ao mesmo tempo, almejamos analisar o impacto dessa produção fotográfica sobre a sociedade que a consumiu.
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