Os mortos em fotos: a construção imagética na guerra da secessão (1861-1865).
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35802 |
Resumo: | O presente texto tem como objetivo analisar parte do arquivo fotográfico da Guerra da Secessão (1861-1865) que é conferido a Mattew B. Brady e seus colaboradores. Procuramos perceber como a cobertura in loco, através da produção de imagens que procuraram registrar os horrores da guerra, foi uma maneira inovadora de se representar o conflito, o que colaborou para a constituição de uma linguagem fotográfica com características específicas. Isso por que, como afirma Kossoy (2007), a fotografia é a representação de determinada realidade: a memória enquanto registro dos fatos, cenários, objetos e personagens, documentados vivos ou mortos. Ao mesmo tempo, almejamos analisar o impacto dessa produção fotográfica sobre a sociedade que a consumiu. |
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Os mortos em fotos: a construção imagética na guerra da secessão (1861-1865).The dead in photos: the construction of images in the war of secession (1861-1865).Fotografia e HistóriaHistória e FotografiaMortos em fotosHistória da fotografiaGuerra de Secessão - 1861-1865Jornalismo e fotografia - guerraGuerra Civil AmericanaPhotography and HistoryHistory and PhotographyDead in photosHistory of photographyCivil War - 1861-1865Journalism and photography - warAmerican Civil WarHistória.O presente texto tem como objetivo analisar parte do arquivo fotográfico da Guerra da Secessão (1861-1865) que é conferido a Mattew B. Brady e seus colaboradores. Procuramos perceber como a cobertura in loco, através da produção de imagens que procuraram registrar os horrores da guerra, foi uma maneira inovadora de se representar o conflito, o que colaborou para a constituição de uma linguagem fotográfica com características específicas. Isso por que, como afirma Kossoy (2007), a fotografia é a representação de determinada realidade: a memória enquanto registro dos fatos, cenários, objetos e personagens, documentados vivos ou mortos. Ao mesmo tempo, almejamos analisar o impacto dessa produção fotográfica sobre a sociedade que a consumiu.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20112024-05-27T19:58:58Z2024-05-272024-05-27T19:58:58Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35802CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. Os mortos em fotos: a construção imagética na guerra da secessão (1861-1865). In: XXVI SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA ANPUH: 50 anos, 2011, São Paulo. Anais [...] São Paulo: Editora da USP, 2011. p. 01-17. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35802porCAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-27T19:59:22Zoai:localhost:riufcg/35802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-27T19:59:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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