Interdisciplinaridade: o que é isso?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da.
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153
Resumo: Há vários anos que ouvimos falar sobre interdisciplinaridade no ensino, na educação, no entanto nunca tínhamos lido nada sobre o assunto, mas fazíamos uma idéia do que seria. Entendíamos que fosse um professor que aplicasse de outras disciplinas na sua aula. Será que é isto mesmo? Quando nos foi proposto na disciplina Prática de Ensino em Historia de um tema para abordarmos no final da disciplina, foram varias as idéias que nos apareceram em mente, ficamos indecisos sem sabre o que fazer. De repente surgiu a idéia da interdisciplinaridade, por que não? Seria uma oportunidade de se conhecer melhor sobre o tema e saber se realmente estávamos certos com relação a ele. A escolha se deu, principalmente por entendermos que a interdisciplinaridade significaria a união das disciplinas, portanto, de professores, fato que não estava ocorrendo nas escolas que freqüentávamos, pois as relações observadas eram de total individualidade de formação de “grupinhos” que queriam ser superiores aos outros professores. Se falava em interdisciplinaridade, em integração, mas como integração se havia tantas divergências entre os professores? Este foi, portanto, um dos principais motivos para a escolha do tema. O segundo passo foi fazer o convite a professora Eronides Câmara Donato para orientar-nos e indicar-nos a bibliografia referente ao tema. Assim, a partir do titulo: “ Interdisciplinaridade: o que é isso?” , procuramos entender qual o real significado do termo interdisciplinaridade e se, realmente, este modelo de educação é aplicado nas escolas e como esta aplicação é feita. No primeiro capitulo, "O nascimento da Interdisciplinaridade: uma solução para a crise das ciências”, procuramos enfatizar como se deu a emergência da interdisciplinaridade no Brasil enfocado, principalmente , as décadas de 70, 80 e 90 do século XX, tendo por base os textos de Ivani Catarina Arantes Fazenda, dentre outros estudos que tratam sobre a interdisciplinaridade, procurando saber o porquê dela ter sido vista como uma nova concepção de ensino. No nosso segundo capitulo., “Interdisciplinaridade: solução ou problema para a educação?” , tentamos enfocar que a interdisciplinaridade não foi uma solução para a educação, para o ensino, para isso , partiremos da leitura de Alfredo da Veiga Neto procurando apresentar o que não deu certo na interdisciplinaridade, destacando os termos multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade.
id UFCG_fa378c204c861559027f0f8cf138675b
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35153
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Interdisciplinaridade: o que é isso?Interdisciplinarity: what is it?InterdisciplinaridadeEnsino de HistóriaPrática de ensino de HistóriaFormação docenteInterdisciplinarityTeaching HistoryHistory teaching practiceTeacher trainingHistória.Há vários anos que ouvimos falar sobre interdisciplinaridade no ensino, na educação, no entanto nunca tínhamos lido nada sobre o assunto, mas fazíamos uma idéia do que seria. Entendíamos que fosse um professor que aplicasse de outras disciplinas na sua aula. Será que é isto mesmo? Quando nos foi proposto na disciplina Prática de Ensino em Historia de um tema para abordarmos no final da disciplina, foram varias as idéias que nos apareceram em mente, ficamos indecisos sem sabre o que fazer. De repente surgiu a idéia da interdisciplinaridade, por que não? Seria uma oportunidade de se conhecer melhor sobre o tema e saber se realmente estávamos certos com relação a ele. A escolha se deu, principalmente por entendermos que a interdisciplinaridade significaria a união das disciplinas, portanto, de professores, fato que não estava ocorrendo nas escolas que freqüentávamos, pois as relações observadas eram de total individualidade de formação de “grupinhos” que queriam ser superiores aos outros professores. Se falava em interdisciplinaridade, em integração, mas como integração se havia tantas divergências entre os professores? Este foi, portanto, um dos principais motivos para a escolha do tema. O segundo passo foi fazer o convite a professora Eronides Câmara Donato para orientar-nos e indicar-nos a bibliografia referente ao tema. Assim, a partir do titulo: “ Interdisciplinaridade: o que é isso?” , procuramos entender qual o real significado do termo interdisciplinaridade e se, realmente, este modelo de educação é aplicado nas escolas e como esta aplicação é feita. No primeiro capitulo, "O nascimento da Interdisciplinaridade: uma solução para a crise das ciências”, procuramos enfatizar como se deu a emergência da interdisciplinaridade no Brasil enfocado, principalmente , as décadas de 70, 80 e 90 do século XX, tendo por base os textos de Ivani Catarina Arantes Fazenda, dentre outros estudos que tratam sobre a interdisciplinaridade, procurando saber o porquê dela ter sido vista como uma nova concepção de ensino. No nosso segundo capitulo., “Interdisciplinaridade: solução ou problema para a educação?” , tentamos enfocar que a interdisciplinaridade não foi uma solução para a educação, para o ensino, para isso , partiremos da leitura de Alfredo da Veiga Neto procurando apresentar o que não deu certo na interdisciplinaridade, destacando os termos multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDONATO, Eronides Câmara.DONATO, E. C.SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da.20022024-03-20T22:16:03Z2024-03-202024-03-20T22:16:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da. Interdisciplinaridade: o que é isso? 2002. 49f (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-20T22:16:55Zoai:localhost:riufcg/35153Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-20T22:16:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Interdisciplinaridade: o que é isso?
Interdisciplinarity: what is it?
title Interdisciplinaridade: o que é isso?
spellingShingle Interdisciplinaridade: o que é isso?
SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da.
Interdisciplinaridade
Ensino de História
Prática de ensino de História
Formação docente
Interdisciplinarity
Teaching History
History teaching practice
Teacher training
História.
title_short Interdisciplinaridade: o que é isso?
title_full Interdisciplinaridade: o que é isso?
title_fullStr Interdisciplinaridade: o que é isso?
title_full_unstemmed Interdisciplinaridade: o que é isso?
title_sort Interdisciplinaridade: o que é isso?
author SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da.
author_facet SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv DONATO, Eronides Câmara.
DONATO, E. C.
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da.
dc.subject.por.fl_str_mv Interdisciplinaridade
Ensino de História
Prática de ensino de História
Formação docente
Interdisciplinarity
Teaching History
History teaching practice
Teacher training
História.
topic Interdisciplinaridade
Ensino de História
Prática de ensino de História
Formação docente
Interdisciplinarity
Teaching History
History teaching practice
Teacher training
História.
description Há vários anos que ouvimos falar sobre interdisciplinaridade no ensino, na educação, no entanto nunca tínhamos lido nada sobre o assunto, mas fazíamos uma idéia do que seria. Entendíamos que fosse um professor que aplicasse de outras disciplinas na sua aula. Será que é isto mesmo? Quando nos foi proposto na disciplina Prática de Ensino em Historia de um tema para abordarmos no final da disciplina, foram varias as idéias que nos apareceram em mente, ficamos indecisos sem sabre o que fazer. De repente surgiu a idéia da interdisciplinaridade, por que não? Seria uma oportunidade de se conhecer melhor sobre o tema e saber se realmente estávamos certos com relação a ele. A escolha se deu, principalmente por entendermos que a interdisciplinaridade significaria a união das disciplinas, portanto, de professores, fato que não estava ocorrendo nas escolas que freqüentávamos, pois as relações observadas eram de total individualidade de formação de “grupinhos” que queriam ser superiores aos outros professores. Se falava em interdisciplinaridade, em integração, mas como integração se havia tantas divergências entre os professores? Este foi, portanto, um dos principais motivos para a escolha do tema. O segundo passo foi fazer o convite a professora Eronides Câmara Donato para orientar-nos e indicar-nos a bibliografia referente ao tema. Assim, a partir do titulo: “ Interdisciplinaridade: o que é isso?” , procuramos entender qual o real significado do termo interdisciplinaridade e se, realmente, este modelo de educação é aplicado nas escolas e como esta aplicação é feita. No primeiro capitulo, "O nascimento da Interdisciplinaridade: uma solução para a crise das ciências”, procuramos enfatizar como se deu a emergência da interdisciplinaridade no Brasil enfocado, principalmente , as décadas de 70, 80 e 90 do século XX, tendo por base os textos de Ivani Catarina Arantes Fazenda, dentre outros estudos que tratam sobre a interdisciplinaridade, procurando saber o porquê dela ter sido vista como uma nova concepção de ensino. No nosso segundo capitulo., “Interdisciplinaridade: solução ou problema para a educação?” , tentamos enfocar que a interdisciplinaridade não foi uma solução para a educação, para o ensino, para isso , partiremos da leitura de Alfredo da Veiga Neto procurando apresentar o que não deu certo na interdisciplinaridade, destacando os termos multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2024-03-20T22:16:03Z
2024-03-20
2024-03-20T22:16:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153
SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da. Interdisciplinaridade: o que é isso? 2002. 49f (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153
identifier_str_mv SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da. Interdisciplinaridade: o que é isso? 2002. 49f (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Humanidades - CH
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744617674899456