Interdisciplinaridade: o que é isso?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153 |
Resumo: | Há vários anos que ouvimos falar sobre interdisciplinaridade no ensino, na educação, no entanto nunca tínhamos lido nada sobre o assunto, mas fazíamos uma idéia do que seria. Entendíamos que fosse um professor que aplicasse de outras disciplinas na sua aula. Será que é isto mesmo? Quando nos foi proposto na disciplina Prática de Ensino em Historia de um tema para abordarmos no final da disciplina, foram varias as idéias que nos apareceram em mente, ficamos indecisos sem sabre o que fazer. De repente surgiu a idéia da interdisciplinaridade, por que não? Seria uma oportunidade de se conhecer melhor sobre o tema e saber se realmente estávamos certos com relação a ele. A escolha se deu, principalmente por entendermos que a interdisciplinaridade significaria a união das disciplinas, portanto, de professores, fato que não estava ocorrendo nas escolas que freqüentávamos, pois as relações observadas eram de total individualidade de formação de “grupinhos” que queriam ser superiores aos outros professores. Se falava em interdisciplinaridade, em integração, mas como integração se havia tantas divergências entre os professores? Este foi, portanto, um dos principais motivos para a escolha do tema. O segundo passo foi fazer o convite a professora Eronides Câmara Donato para orientar-nos e indicar-nos a bibliografia referente ao tema. Assim, a partir do titulo: “ Interdisciplinaridade: o que é isso?” , procuramos entender qual o real significado do termo interdisciplinaridade e se, realmente, este modelo de educação é aplicado nas escolas e como esta aplicação é feita. No primeiro capitulo, "O nascimento da Interdisciplinaridade: uma solução para a crise das ciências”, procuramos enfatizar como se deu a emergência da interdisciplinaridade no Brasil enfocado, principalmente , as décadas de 70, 80 e 90 do século XX, tendo por base os textos de Ivani Catarina Arantes Fazenda, dentre outros estudos que tratam sobre a interdisciplinaridade, procurando saber o porquê dela ter sido vista como uma nova concepção de ensino. No nosso segundo capitulo., “Interdisciplinaridade: solução ou problema para a educação?” , tentamos enfocar que a interdisciplinaridade não foi uma solução para a educação, para o ensino, para isso , partiremos da leitura de Alfredo da Veiga Neto procurando apresentar o que não deu certo na interdisciplinaridade, destacando os termos multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. |
id |
UFCG_fa378c204c861559027f0f8cf138675b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35153 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Interdisciplinaridade: o que é isso?Interdisciplinarity: what is it?InterdisciplinaridadeEnsino de HistóriaPrática de ensino de HistóriaFormação docenteInterdisciplinarityTeaching HistoryHistory teaching practiceTeacher trainingHistória.Há vários anos que ouvimos falar sobre interdisciplinaridade no ensino, na educação, no entanto nunca tínhamos lido nada sobre o assunto, mas fazíamos uma idéia do que seria. Entendíamos que fosse um professor que aplicasse de outras disciplinas na sua aula. Será que é isto mesmo? Quando nos foi proposto na disciplina Prática de Ensino em Historia de um tema para abordarmos no final da disciplina, foram varias as idéias que nos apareceram em mente, ficamos indecisos sem sabre o que fazer. De repente surgiu a idéia da interdisciplinaridade, por que não? Seria uma oportunidade de se conhecer melhor sobre o tema e saber se realmente estávamos certos com relação a ele. A escolha se deu, principalmente por entendermos que a interdisciplinaridade significaria a união das disciplinas, portanto, de professores, fato que não estava ocorrendo nas escolas que freqüentávamos, pois as relações observadas eram de total individualidade de formação de “grupinhos” que queriam ser superiores aos outros professores. Se falava em interdisciplinaridade, em integração, mas como integração se havia tantas divergências entre os professores? Este foi, portanto, um dos principais motivos para a escolha do tema. O segundo passo foi fazer o convite a professora Eronides Câmara Donato para orientar-nos e indicar-nos a bibliografia referente ao tema. Assim, a partir do titulo: “ Interdisciplinaridade: o que é isso?” , procuramos entender qual o real significado do termo interdisciplinaridade e se, realmente, este modelo de educação é aplicado nas escolas e como esta aplicação é feita. No primeiro capitulo, "O nascimento da Interdisciplinaridade: uma solução para a crise das ciências”, procuramos enfatizar como se deu a emergência da interdisciplinaridade no Brasil enfocado, principalmente , as décadas de 70, 80 e 90 do século XX, tendo por base os textos de Ivani Catarina Arantes Fazenda, dentre outros estudos que tratam sobre a interdisciplinaridade, procurando saber o porquê dela ter sido vista como uma nova concepção de ensino. No nosso segundo capitulo., “Interdisciplinaridade: solução ou problema para a educação?” , tentamos enfocar que a interdisciplinaridade não foi uma solução para a educação, para o ensino, para isso , partiremos da leitura de Alfredo da Veiga Neto procurando apresentar o que não deu certo na interdisciplinaridade, destacando os termos multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Humanidades - CHUFCGDONATO, Eronides Câmara.DONATO, E. C.SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da.20022024-03-20T22:16:03Z2024-03-202024-03-20T22:16:03Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da. Interdisciplinaridade: o que é isso? 2002. 49f (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-03-20T22:16:55Zoai:localhost:riufcg/35153Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-03-20T22:16:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade: o que é isso? Interdisciplinarity: what is it? |
title |
Interdisciplinaridade: o que é isso? |
spellingShingle |
Interdisciplinaridade: o que é isso? SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da. Interdisciplinaridade Ensino de História Prática de ensino de História Formação docente Interdisciplinarity Teaching History History teaching practice Teacher training História. |
title_short |
Interdisciplinaridade: o que é isso? |
title_full |
Interdisciplinaridade: o que é isso? |
title_fullStr |
Interdisciplinaridade: o que é isso? |
title_full_unstemmed |
Interdisciplinaridade: o que é isso? |
title_sort |
Interdisciplinaridade: o que é isso? |
author |
SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da. |
author_facet |
SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
DONATO, Eronides Câmara. DONATO, E. C. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Interdisciplinaridade Ensino de História Prática de ensino de História Formação docente Interdisciplinarity Teaching History History teaching practice Teacher training História. |
topic |
Interdisciplinaridade Ensino de História Prática de ensino de História Formação docente Interdisciplinarity Teaching History History teaching practice Teacher training História. |
description |
Há vários anos que ouvimos falar sobre interdisciplinaridade no ensino, na educação, no entanto nunca tínhamos lido nada sobre o assunto, mas fazíamos uma idéia do que seria. Entendíamos que fosse um professor que aplicasse de outras disciplinas na sua aula. Será que é isto mesmo? Quando nos foi proposto na disciplina Prática de Ensino em Historia de um tema para abordarmos no final da disciplina, foram varias as idéias que nos apareceram em mente, ficamos indecisos sem sabre o que fazer. De repente surgiu a idéia da interdisciplinaridade, por que não? Seria uma oportunidade de se conhecer melhor sobre o tema e saber se realmente estávamos certos com relação a ele. A escolha se deu, principalmente por entendermos que a interdisciplinaridade significaria a união das disciplinas, portanto, de professores, fato que não estava ocorrendo nas escolas que freqüentávamos, pois as relações observadas eram de total individualidade de formação de “grupinhos” que queriam ser superiores aos outros professores. Se falava em interdisciplinaridade, em integração, mas como integração se havia tantas divergências entre os professores? Este foi, portanto, um dos principais motivos para a escolha do tema. O segundo passo foi fazer o convite a professora Eronides Câmara Donato para orientar-nos e indicar-nos a bibliografia referente ao tema. Assim, a partir do titulo: “ Interdisciplinaridade: o que é isso?” , procuramos entender qual o real significado do termo interdisciplinaridade e se, realmente, este modelo de educação é aplicado nas escolas e como esta aplicação é feita. No primeiro capitulo, "O nascimento da Interdisciplinaridade: uma solução para a crise das ciências”, procuramos enfatizar como se deu a emergência da interdisciplinaridade no Brasil enfocado, principalmente , as décadas de 70, 80 e 90 do século XX, tendo por base os textos de Ivani Catarina Arantes Fazenda, dentre outros estudos que tratam sobre a interdisciplinaridade, procurando saber o porquê dela ter sido vista como uma nova concepção de ensino. No nosso segundo capitulo., “Interdisciplinaridade: solução ou problema para a educação?” , tentamos enfocar que a interdisciplinaridade não foi uma solução para a educação, para o ensino, para isso , partiremos da leitura de Alfredo da Veiga Neto procurando apresentar o que não deu certo na interdisciplinaridade, destacando os termos multidisciplinaridade, pluridisciplinaridade e transdisciplinaridade. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2024-03-20T22:16:03Z 2024-03-20 2024-03-20T22:16:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153 SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da. Interdisciplinaridade: o que é isso? 2002. 49f (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153 |
identifier_str_mv |
SILVA, Luzia de Marilak Jeronimo da. Interdisciplinaridade: o que é isso? 2002. 49f (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Licenciatura em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35153 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Humanidades - CH UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744617674899456 |