Um espaço de construção intensa: o ensino de História e os usos da oralidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de.
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36580
Resumo: A história dentro da sala de aula pode levar o aluno a pensar “as culturas”, não como “entidades abstratas”, mas como algo que vive sustentado “por grupos humanos, adaptados a um meio geográfico, comprometidos numa história” (WACHTEL, 1976: 114). E por que a história faz esse convite? Porque ela não estuda o homem individual, mas o estuda pensando sua interação com a política e a sociedade no tempo. O que defendemos é que o ensino de história dentro de seu espaço de construção envolvendo professores e os alunos, que é a sala de aula, sendo esta sala dentro de paredes ou não, na rua, no museu, nos lugares de memória, deve ser um lugar de criação. De preferência, bem embasado teoricamente.
id UFCG_e2ae353657ae8d784eb6e14ec75c59c9
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/36580
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Um espaço de construção intensa: o ensino de História e os usos da oralidade.A space of intense construction: the teaching of History and the uses of orality.Ensino de HistóriaOralidadeProfessor de HistóriaPrática docente - HistóriaTeaching HistoryOralityHistory teacherTeaching practice - HistoryHistória.Educação.A história dentro da sala de aula pode levar o aluno a pensar “as culturas”, não como “entidades abstratas”, mas como algo que vive sustentado “por grupos humanos, adaptados a um meio geográfico, comprometidos numa história” (WACHTEL, 1976: 114). E por que a história faz esse convite? Porque ela não estuda o homem individual, mas o estuda pensando sua interação com a política e a sociedade no tempo. O que defendemos é que o ensino de história dentro de seu espaço de construção envolvendo professores e os alunos, que é a sala de aula, sendo esta sala dentro de paredes ou não, na rua, no museu, nos lugares de memória, deve ser um lugar de criação. De preferência, bem embasado teoricamente.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20082024-07-11T14:47:21Z2024-07-112024-07-11T14:47:21Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36580MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de. Um espaço de construção intensa: o ensino de história e os usos da oralidade. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36580porMORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-07-11T14:47:51Zoai:localhost:riufcg/36580Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-07-11T14:47:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Um espaço de construção intensa: o ensino de História e os usos da oralidade.
A space of intense construction: the teaching of History and the uses of orality.
title Um espaço de construção intensa: o ensino de História e os usos da oralidade.
spellingShingle Um espaço de construção intensa: o ensino de História e os usos da oralidade.
MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de.
Ensino de História
Oralidade
Professor de História
Prática docente - História
Teaching History
Orality
History teacher
Teaching practice - History
História.
Educação.
title_short Um espaço de construção intensa: o ensino de História e os usos da oralidade.
title_full Um espaço de construção intensa: o ensino de História e os usos da oralidade.
title_fullStr Um espaço de construção intensa: o ensino de História e os usos da oralidade.
title_full_unstemmed Um espaço de construção intensa: o ensino de História e os usos da oralidade.
title_sort Um espaço de construção intensa: o ensino de História e os usos da oralidade.
author MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de.
author_facet MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de História
Oralidade
Professor de História
Prática docente - História
Teaching History
Orality
History teacher
Teaching practice - History
História.
Educação.
topic Ensino de História
Oralidade
Professor de História
Prática docente - História
Teaching History
Orality
History teacher
Teaching practice - History
História.
Educação.
description A história dentro da sala de aula pode levar o aluno a pensar “as culturas”, não como “entidades abstratas”, mas como algo que vive sustentado “por grupos humanos, adaptados a um meio geográfico, comprometidos numa história” (WACHTEL, 1976: 114). E por que a história faz esse convite? Porque ela não estuda o homem individual, mas o estuda pensando sua interação com a política e a sociedade no tempo. O que defendemos é que o ensino de história dentro de seu espaço de construção envolvendo professores e os alunos, que é a sala de aula, sendo esta sala dentro de paredes ou não, na rua, no museu, nos lugares de memória, deve ser um lugar de criação. De preferência, bem embasado teoricamente.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2024-07-11T14:47:21Z
2024-07-11
2024-07-11T14:47:21Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36580
MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de. Um espaço de construção intensa: o ensino de história e os usos da oralidade. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36580
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36580
identifier_str_mv MORAES, Ana Paula da Cruz Pereira de. Um espaço de construção intensa: o ensino de história e os usos da oralidade. In: I COLÓQUIO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA. GT 06: Identidade e diferença: tecendo conceitos, escriturando paisagens no ensino e na pesquisa histórica. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 1º, 2008. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2008. ISBN: 978-85-89674-48-5. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36580
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744628595818496