As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, Kátia Maria de.
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562
Resumo: Nosso objeto de pesquisa foi ganhando contornos a partir das contribuições teóricas de Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) e Pierre Lévy (1989; 1998). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem no ensino de Sociologia, no ensino médio, por meio do aparelhamento digital. Na pós-modernidade, novos valores fundamentam as formas sociais de existir e de transformar o mundo. Esses valores estão presentes na escola como Instituição social que (re)produz normas, significados e ações que direcionam o agir, o sentir e o pensar dos sujeitos na pós-modernidade. Nesse sentido, uma das formas de existência na escola, assim como na sociedade pós-moderna, é dada pela mediação das tecnologias. Essa mediação constrói sentidos de se perceber, perceber o outro e estar no mundo. Chamamos essa mediação de aparelhamento digital, na qual os sujeitos existem e produzem sentidos de mundo por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação. Em sala de aula, o aparelhamento digital nos levar a questionar os processos de ensino e de aprendizagem. Elegemos como objetivo desse estado da arte discutir as proposições trazidas pelos autores acerca da relação ensino de Sociologia e aparelhamento digital.
id UFCG_fab5aa2509e9663f1836841d1189c035
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/35562
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.Productions on the sociology of information and communication technologies at school.Ensino de SociologiaTecnologias da informação e comunicaçãoAparelhamento digitalEscola e tecnologias da informação e comunicaçãoTecnologias digitais e educaçãoTeaching SociologyInformation and communication technologiesDigital equipmentSchool and information and communication technologiesDigital technologies and educationEducação.Nosso objeto de pesquisa foi ganhando contornos a partir das contribuições teóricas de Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) e Pierre Lévy (1989; 1998). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem no ensino de Sociologia, no ensino médio, por meio do aparelhamento digital. Na pós-modernidade, novos valores fundamentam as formas sociais de existir e de transformar o mundo. Esses valores estão presentes na escola como Instituição social que (re)produz normas, significados e ações que direcionam o agir, o sentir e o pensar dos sujeitos na pós-modernidade. Nesse sentido, uma das formas de existência na escola, assim como na sociedade pós-moderna, é dada pela mediação das tecnologias. Essa mediação constrói sentidos de se perceber, perceber o outro e estar no mundo. Chamamos essa mediação de aparelhamento digital, na qual os sujeitos existem e produzem sentidos de mundo por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação. Em sala de aula, o aparelhamento digital nos levar a questionar os processos de ensino e de aprendizagem. Elegemos como objetivo desse estado da arte discutir as proposições trazidas pelos autores acerca da relação ensino de Sociologia e aparelhamento digital.Our research object gained shape based on theoretical contributions by Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) and Pierre Lévy (1989; 1998). Through the sociological constructs of such authors, we realized the need to investigate learning processes in teaching of Sociology, in high school, through digital equipment. At post-modernity, new values underlie social forms of existing and transform the world. These values are present in the school as an Institution that (re)produces norms, meanings and actions that direct action, feeling and the thinking of subjects in postmodernity. In this sense, one of the ways of existence at school, as well as in postmodern society, is given by the mediation of technologies. This mediation builds meanings of perceiving oneself, perceiving others and be in the world. We call this mediation digital rigging, in which subjects exist and produce meanings of the world through the use of technology information and communication. In the classroom, digital equipment leads us to question the teaching and learning processes. We chose as objective of this state of the art to discuss the propositions brought by the authors regarding the relationship between sociology teaching and digital equipment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202024-05-07T21:02:41Z2024-04-072024-05-07T21:02:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562OLIVEIRA, Kátia Maria de; ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. In: 1º Seminário Nacional PROFSOCIO, 1., 2020, Evento Online. Anais [...] 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562porOLIVEIRA, Kátia Maria de.ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-07T21:03:18Zoai:localhost:riufcg/35562Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-07T21:03:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.
Productions on the sociology of information and communication technologies at school.
title As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.
spellingShingle As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.
OLIVEIRA, Kátia Maria de.
Ensino de Sociologia
Tecnologias da informação e comunicação
Aparelhamento digital
Escola e tecnologias da informação e comunicação
Tecnologias digitais e educação
Teaching Sociology
Information and communication technologies
Digital equipment
School and information and communication technologies
Digital technologies and education
Educação.
title_short As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.
title_full As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.
title_fullStr As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.
title_full_unstemmed As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.
title_sort As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.
author OLIVEIRA, Kátia Maria de.
author_facet OLIVEIRA, Kátia Maria de.
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
author_role author
author2 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, Kátia Maria de.
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Sociologia
Tecnologias da informação e comunicação
Aparelhamento digital
Escola e tecnologias da informação e comunicação
Tecnologias digitais e educação
Teaching Sociology
Information and communication technologies
Digital equipment
School and information and communication technologies
Digital technologies and education
Educação.
topic Ensino de Sociologia
Tecnologias da informação e comunicação
Aparelhamento digital
Escola e tecnologias da informação e comunicação
Tecnologias digitais e educação
Teaching Sociology
Information and communication technologies
Digital equipment
School and information and communication technologies
Digital technologies and education
Educação.
description Nosso objeto de pesquisa foi ganhando contornos a partir das contribuições teóricas de Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) e Pierre Lévy (1989; 1998). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem no ensino de Sociologia, no ensino médio, por meio do aparelhamento digital. Na pós-modernidade, novos valores fundamentam as formas sociais de existir e de transformar o mundo. Esses valores estão presentes na escola como Instituição social que (re)produz normas, significados e ações que direcionam o agir, o sentir e o pensar dos sujeitos na pós-modernidade. Nesse sentido, uma das formas de existência na escola, assim como na sociedade pós-moderna, é dada pela mediação das tecnologias. Essa mediação constrói sentidos de se perceber, perceber o outro e estar no mundo. Chamamos essa mediação de aparelhamento digital, na qual os sujeitos existem e produzem sentidos de mundo por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação. Em sala de aula, o aparelhamento digital nos levar a questionar os processos de ensino e de aprendizagem. Elegemos como objetivo desse estado da arte discutir as proposições trazidas pelos autores acerca da relação ensino de Sociologia e aparelhamento digital.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2024-05-07T21:02:41Z
2024-04-07
2024-05-07T21:02:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562
OLIVEIRA, Kátia Maria de; ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. In: 1º Seminário Nacional PROFSOCIO, 1., 2020, Evento Online. Anais [...] 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562
identifier_str_mv OLIVEIRA, Kátia Maria de; ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. In: 1º Seminário Nacional PROFSOCIO, 1., 2020, Evento Online. Anais [...] 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744620652855296