As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562 |
Resumo: | Nosso objeto de pesquisa foi ganhando contornos a partir das contribuições teóricas de Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) e Pierre Lévy (1989; 1998). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem no ensino de Sociologia, no ensino médio, por meio do aparelhamento digital. Na pós-modernidade, novos valores fundamentam as formas sociais de existir e de transformar o mundo. Esses valores estão presentes na escola como Instituição social que (re)produz normas, significados e ações que direcionam o agir, o sentir e o pensar dos sujeitos na pós-modernidade. Nesse sentido, uma das formas de existência na escola, assim como na sociedade pós-moderna, é dada pela mediação das tecnologias. Essa mediação constrói sentidos de se perceber, perceber o outro e estar no mundo. Chamamos essa mediação de aparelhamento digital, na qual os sujeitos existem e produzem sentidos de mundo por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação. Em sala de aula, o aparelhamento digital nos levar a questionar os processos de ensino e de aprendizagem. Elegemos como objetivo desse estado da arte discutir as proposições trazidas pelos autores acerca da relação ensino de Sociologia e aparelhamento digital. |
id |
UFCG_fab5aa2509e9663f1836841d1189c035 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/35562 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola.Productions on the sociology of information and communication technologies at school.Ensino de SociologiaTecnologias da informação e comunicaçãoAparelhamento digitalEscola e tecnologias da informação e comunicaçãoTecnologias digitais e educaçãoTeaching SociologyInformation and communication technologiesDigital equipmentSchool and information and communication technologiesDigital technologies and educationEducação.Nosso objeto de pesquisa foi ganhando contornos a partir das contribuições teóricas de Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) e Pierre Lévy (1989; 1998). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem no ensino de Sociologia, no ensino médio, por meio do aparelhamento digital. Na pós-modernidade, novos valores fundamentam as formas sociais de existir e de transformar o mundo. Esses valores estão presentes na escola como Instituição social que (re)produz normas, significados e ações que direcionam o agir, o sentir e o pensar dos sujeitos na pós-modernidade. Nesse sentido, uma das formas de existência na escola, assim como na sociedade pós-moderna, é dada pela mediação das tecnologias. Essa mediação constrói sentidos de se perceber, perceber o outro e estar no mundo. Chamamos essa mediação de aparelhamento digital, na qual os sujeitos existem e produzem sentidos de mundo por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação. Em sala de aula, o aparelhamento digital nos levar a questionar os processos de ensino e de aprendizagem. Elegemos como objetivo desse estado da arte discutir as proposições trazidas pelos autores acerca da relação ensino de Sociologia e aparelhamento digital.Our research object gained shape based on theoretical contributions by Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) and Pierre Lévy (1989; 1998). Through the sociological constructs of such authors, we realized the need to investigate learning processes in teaching of Sociology, in high school, through digital equipment. At post-modernity, new values underlie social forms of existing and transform the world. These values are present in the school as an Institution that (re)produces norms, meanings and actions that direct action, feeling and the thinking of subjects in postmodernity. In this sense, one of the ways of existence at school, as well as in postmodern society, is given by the mediation of technologies. This mediation builds meanings of perceiving oneself, perceiving others and be in the world. We call this mediation digital rigging, in which subjects exist and produce meanings of the world through the use of technology information and communication. In the classroom, digital equipment leads us to question the teaching and learning processes. We chose as objective of this state of the art to discuss the propositions brought by the authors regarding the relationship between sociology teaching and digital equipment.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20202024-05-07T21:02:41Z2024-04-072024-05-07T21:02:41Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562OLIVEIRA, Kátia Maria de; ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. In: 1º Seminário Nacional PROFSOCIO, 1., 2020, Evento Online. Anais [...] 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562porOLIVEIRA, Kátia Maria de.ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-05-07T21:03:18Zoai:localhost:riufcg/35562Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-05-07T21:03:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. Productions on the sociology of information and communication technologies at school. |
title |
As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. |
spellingShingle |
As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. OLIVEIRA, Kátia Maria de. Ensino de Sociologia Tecnologias da informação e comunicação Aparelhamento digital Escola e tecnologias da informação e comunicação Tecnologias digitais e educação Teaching Sociology Information and communication technologies Digital equipment School and information and communication technologies Digital technologies and education Educação. |
title_short |
As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. |
title_full |
As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. |
title_fullStr |
As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. |
title_full_unstemmed |
As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. |
title_sort |
As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. |
author |
OLIVEIRA, Kátia Maria de. |
author_facet |
OLIVEIRA, Kátia Maria de. ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
author_role |
author |
author2 |
ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
OLIVEIRA, Kátia Maria de. ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Sociologia Tecnologias da informação e comunicação Aparelhamento digital Escola e tecnologias da informação e comunicação Tecnologias digitais e educação Teaching Sociology Information and communication technologies Digital equipment School and information and communication technologies Digital technologies and education Educação. |
topic |
Ensino de Sociologia Tecnologias da informação e comunicação Aparelhamento digital Escola e tecnologias da informação e comunicação Tecnologias digitais e educação Teaching Sociology Information and communication technologies Digital equipment School and information and communication technologies Digital technologies and education Educação. |
description |
Nosso objeto de pesquisa foi ganhando contornos a partir das contribuições teóricas de Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) e Pierre Lévy (1989; 1998). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem no ensino de Sociologia, no ensino médio, por meio do aparelhamento digital. Na pós-modernidade, novos valores fundamentam as formas sociais de existir e de transformar o mundo. Esses valores estão presentes na escola como Instituição social que (re)produz normas, significados e ações que direcionam o agir, o sentir e o pensar dos sujeitos na pós-modernidade. Nesse sentido, uma das formas de existência na escola, assim como na sociedade pós-moderna, é dada pela mediação das tecnologias. Essa mediação constrói sentidos de se perceber, perceber o outro e estar no mundo. Chamamos essa mediação de aparelhamento digital, na qual os sujeitos existem e produzem sentidos de mundo por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação. Em sala de aula, o aparelhamento digital nos levar a questionar os processos de ensino e de aprendizagem. Elegemos como objetivo desse estado da arte discutir as proposições trazidas pelos autores acerca da relação ensino de Sociologia e aparelhamento digital. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2024-05-07T21:02:41Z 2024-04-07 2024-05-07T21:02:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562 OLIVEIRA, Kátia Maria de; ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. In: 1º Seminário Nacional PROFSOCIO, 1., 2020, Evento Online. Anais [...] 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, Kátia Maria de; ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de. As produções acerca da sociologia das tecnologias da informação e comunicação na escola. In: 1º Seminário Nacional PROFSOCIO, 1., 2020, Evento Online. Anais [...] 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/35562 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744620652855296 |