Oralidade e escrita: uma análise do trabalho em sala de aula.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PESSOA, Ayane de Abreu.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4925
Resumo: A relação entre fala e escrita sempre foi alvo de inúmeros comentários. No início dos estudos linguísticos, acreditava-se que estas modalidades eram totalmente opostas, entre elas não havia nenhuma relação, eram vistas como dois sistemas linguísticos diferentes. A fala era vista como um todo "desorganizado", e a escrita caracterizada como a forma correta de utilizar a língua, a chamada norma padrão. Atualmente muito se fala das relações estabelecidas entre a oralidade e a escrita. Nos últimos anos linhas de investigação desenvolvidas na Lingüística, discursos apoiados nos estudos de Bakhtin sobre linguagem estão possibilitando um estudo da oralidade voltado para as práticas sociais, apresentando o papel que esta desempenha nas relações de interação. Nessa perspectiva, o uso da modalidade oral em sala de aula vem sendo mais discutido a cada dia. Ao longo deste trabalho, proponho-me apresentar as semelhanças e diferenças existentes entre a modalidade oral e a escrita, objetivando mostrar o que as principal teorias apontam sobre a oralidade, bem como apresentar as propostas de trabalho apresentadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e mostrar como a escola vem trabalhando com a oralidade e a escrita nas aulas de Língua Portuguesa. Pautando-se em uma perspectiva sócio integracionista da língua, apresento a oralidade e a escrita enquanto modalidades complementares, nenhuma apresenta superioridade em relação a outra. Proponho-me a mostrar que a escrita não se trata de uma representação da fala e que a oralidade pode e deve ser trabalhada em sala de aula.
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