Lar do garoto: último passo na trajetória da infração?(Etnografia de um estabelecimento educacional).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Luziana Ramalho.
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4474
Resumo: No Brasil ha um numero significativo de crianças e adolescentes que devido a vários fatores, como, principalmente, o estado de pobreza em que se encontram, estão em "situação de risco". Muitas dessas crianças e adolescentes são levados a "situação de rua" em busca de meios para sua sobrevivência e de sua família. Uma das estrategias para atingir este objetivo e a pratica de atos infracionais, aquela que mais dramaticamente articula o apelo lúdico- marca da condição infanto-juvenil- e a necessidade de trabalhar- imposição para crianças e adolescentes pobres. A estes sujeitos são lançados "estereótipos", que, com o passar do tempo transformam-se em "estigmas"; os quais passam a nortear sua auto-representação como portadores de uma "identidade deteriorada". A sociedade outorga ao Estado o "tratamento" para os adolescentes "desviantes", o qual culmina com a adoção da medida de internação, cuja ineficácia e atestada tanto pelos especialistas que discutem esse problema, quanto pela própria dinâmica operada nas instituições, onde os adolescentes desenvolvem varias estrategias de manipulação de identidade para burlar a proposta de "ressocialização'' pretendida. Este trabalho e dedicado a reconstituir a trajetória que leva alguns adolescentes a construção de uma "carreira desviante", que começa nas ruas e passa pela internação em um Estabelecimento Educacional. A pesquisa em questão foi desenvolvida no Lar do Garoto Pe. Otávio Santos- FUNDAC, em Lagoa Seca, Paraíba.
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