Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309 |
Resumo: | Este projeto, ainda em fase inicial, deriva de vivências que estão sendo realizadas em quatro (4) escolas do campo em Cuité, no Curimataú paraibano. Compreendemos que os mecanismos de exclusão e interdição socioeconômicos e educacionais são intensos, sobretudo, nessa região. Contudo, afirmamos que os sujeitos dessas escolas criam e recriam novas concepções e práticas que confrontam essa realidade adversa. A democracia, nesse sentido, não seria estritamente devedora de uma institucionalidade, muitas vezes urbanocêntrica, logo o exercício da resistência seria “potente” para fundar novas realidades educacionais. Assim, vivenciamos na pesquisa as ações, ainda incipientes de atores docentes e pais, que podem estar (re) significando os processos pedagógicos e de gestão das escolas situadas no contexto rural da cidade. |
id |
UFCG_fb80d1d5fa8443dc54fb3f2785500e32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/31309 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa.Singularities of the proucesses pegagogycs in the Education of the Field: strategics of teaching-apprentice and participation politic-deliberative.Educação do campoEscolas do campoCuité - PB - escolas do campoCountryside educationCountry schoolsCuité - PB - countryside schoolsÉducation à la campagneÉcoles de campagneCuité - PB - écoles de campagneEducación ruralEscuelas del campoCuité - PB - escuelas del campoEducação.Este projeto, ainda em fase inicial, deriva de vivências que estão sendo realizadas em quatro (4) escolas do campo em Cuité, no Curimataú paraibano. Compreendemos que os mecanismos de exclusão e interdição socioeconômicos e educacionais são intensos, sobretudo, nessa região. Contudo, afirmamos que os sujeitos dessas escolas criam e recriam novas concepções e práticas que confrontam essa realidade adversa. A democracia, nesse sentido, não seria estritamente devedora de uma institucionalidade, muitas vezes urbanocêntrica, logo o exercício da resistência seria “potente” para fundar novas realidades educacionais. Assim, vivenciamos na pesquisa as ações, ainda incipientes de atores docentes e pais, que podem estar (re) significando os processos pedagógicos e de gestão das escolas situadas no contexto rural da cidade.This project, still in phase initial, derive of dwilling that are in such realized in four (04) school of the field from cuité, on Curimataú paraibano. We comprehend that the mechanisms of exclusion and interdiction socioeconomics and educations are intenses, over all, in that region. Although, we affirmations that the fellows from that schools bred and bred news conceptions and practices that confront that reality adverse. The democracy, of the sense, been not strictly debtor of an institutionally, many times urbanocentric, therefor the exercise of resistance been “potent” for to found news realities educations. So, we live of the research the actions, still beginners of actors teachers and fathers, that can to be signifing the processes pedagogycs and of administration of the schools situated in the context rural on the city.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20092023-08-07T18:18:14Z2023-08-072023-08-07T18:18:14Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309SANTOS, Rondinelli de Oliveira; MARTINS, André Antunes. Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309porSANTOS, Rondinelli de Oliveira.MARTINS, André Antunes.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-08-07T18:19:23Zoai:localhost:riufcg/31309Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-08-07T18:19:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. Singularities of the proucesses pegagogycs in the Education of the Field: strategics of teaching-apprentice and participation politic-deliberative. |
title |
Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. |
spellingShingle |
Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. SANTOS, Rondinelli de Oliveira. Educação do campo Escolas do campo Cuité - PB - escolas do campo Countryside education Country schools Cuité - PB - countryside schools Éducation à la campagne Écoles de campagne Cuité - PB - écoles de campagne Educación rural Escuelas del campo Cuité - PB - escuelas del campo Educação. |
title_short |
Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. |
title_full |
Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. |
title_fullStr |
Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. |
title_full_unstemmed |
Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. |
title_sort |
Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. |
author |
SANTOS, Rondinelli de Oliveira. |
author_facet |
SANTOS, Rondinelli de Oliveira. MARTINS, André Antunes. |
author_role |
author |
author2 |
MARTINS, André Antunes. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SANTOS, Rondinelli de Oliveira. MARTINS, André Antunes. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação do campo Escolas do campo Cuité - PB - escolas do campo Countryside education Country schools Cuité - PB - countryside schools Éducation à la campagne Écoles de campagne Cuité - PB - écoles de campagne Educación rural Escuelas del campo Cuité - PB - escuelas del campo Educação. |
topic |
Educação do campo Escolas do campo Cuité - PB - escolas do campo Countryside education Country schools Cuité - PB - countryside schools Éducation à la campagne Écoles de campagne Cuité - PB - écoles de campagne Educación rural Escuelas del campo Cuité - PB - escuelas del campo Educação. |
description |
Este projeto, ainda em fase inicial, deriva de vivências que estão sendo realizadas em quatro (4) escolas do campo em Cuité, no Curimataú paraibano. Compreendemos que os mecanismos de exclusão e interdição socioeconômicos e educacionais são intensos, sobretudo, nessa região. Contudo, afirmamos que os sujeitos dessas escolas criam e recriam novas concepções e práticas que confrontam essa realidade adversa. A democracia, nesse sentido, não seria estritamente devedora de uma institucionalidade, muitas vezes urbanocêntrica, logo o exercício da resistência seria “potente” para fundar novas realidades educacionais. Assim, vivenciamos na pesquisa as ações, ainda incipientes de atores docentes e pais, que podem estar (re) significando os processos pedagógicos e de gestão das escolas situadas no contexto rural da cidade. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2023-08-07T18:18:14Z 2023-08-07 2023-08-07T18:18:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309 SANTOS, Rondinelli de Oliveira; MARTINS, André Antunes. Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Rondinelli de Oliveira; MARTINS, André Antunes. Singularidades dos processos pedagógicos na Educação do Campo: estratégias de ensino-aprendizagem e participação político-deliberativa. In: CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFCG, 6., 2009, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2009. ISSN: 2177-112X. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/31309 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744589565722624 |