A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057 |
Resumo: | Para a sociedade atual, o uso das ferramentas tecnológicas tornou-se algo corriqueiro e, consequentemente, necessário. Estar familiarizado às práticas de letramento digital constitui uma condição recorrente às atividades diárias de sujeitos sociais, cujas ações estão permeadas pela utilização da tecnologia: de uma simples transação bancária ou do manejo de aparelhos móveis de telefonia à atividades mais particulares, como realizar pesquisas na Internet ou construir gráficos estatísticos através de recursos digitais. De modo geral, seja para a realização de atividades simples ou complexas, comuns ou específicas, a tecnologia funciona decisivamente e oferece aos sujeitos de uma sociedade como a nossa – globalizada – recursos que suprem necessidades usuais e de comunicação/interação. Assim, o presente trabalho objetiva responder ao seguinte questionamento: quais as práticas de leituras de jovens/adolescentes no uso da Internet como meio de busca de informação? Partimos da concepção de que no ciberespaço há a confluência de atividades modernas que satisfazem, com rapidez, a dinâmica das práticas comunicativo-comportamentais. Este trabalho refere-se a uma pesquisa, em andamento, que, no cenário de ações educomunicativas, investiga o uso do jornalismo digital na escola, dentro de uma proposta pedagógica de leitura de textos jornalísticos e construção crítica de sentidos, o que justifica, a nosso ver, a relação produtiva da mídia nos processos educativos contemporâneos. Para tanto, do ponto de vista teórico, nos embasamos em contribuições de estudiosos como Coscarelli (2005), Ferrrari (2009), Lévy (1999), Lima e Nascimento (2010), Silva (2003), dentre outros. Os sujeitos envolvidos são alunos das três séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados, obtidos da aplicação de um questionário sociocultural, embora que parciais, nos possibilitam afirmar que esses alunos, sujeitos escolares, assumem práticas de leituras na Web diversas, que versam do entretenimento (maioria dos alunos-informantes) à busca de informação para pesquisas de natureza escolar. |
id |
UFCG_fbf26f0ded550846d2ddfe5855e9cbb2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/34057 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais.The search for information on the WEB: reading practices of high school students in digital environments.Busca de informação - WEBLetramento digitalPesquisa na internetEscola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PBLeitura na WEBPesquisa escolar - internetInformation search - WEBDigital literacySearch on the InternetSeverino Cabral State School - Campina Grande - PBReading on the WEBSchool research - internetHistória.Para a sociedade atual, o uso das ferramentas tecnológicas tornou-se algo corriqueiro e, consequentemente, necessário. Estar familiarizado às práticas de letramento digital constitui uma condição recorrente às atividades diárias de sujeitos sociais, cujas ações estão permeadas pela utilização da tecnologia: de uma simples transação bancária ou do manejo de aparelhos móveis de telefonia à atividades mais particulares, como realizar pesquisas na Internet ou construir gráficos estatísticos através de recursos digitais. De modo geral, seja para a realização de atividades simples ou complexas, comuns ou específicas, a tecnologia funciona decisivamente e oferece aos sujeitos de uma sociedade como a nossa – globalizada – recursos que suprem necessidades usuais e de comunicação/interação. Assim, o presente trabalho objetiva responder ao seguinte questionamento: quais as práticas de leituras de jovens/adolescentes no uso da Internet como meio de busca de informação? Partimos da concepção de que no ciberespaço há a confluência de atividades modernas que satisfazem, com rapidez, a dinâmica das práticas comunicativo-comportamentais. Este trabalho refere-se a uma pesquisa, em andamento, que, no cenário de ações educomunicativas, investiga o uso do jornalismo digital na escola, dentro de uma proposta pedagógica de leitura de textos jornalísticos e construção crítica de sentidos, o que justifica, a nosso ver, a relação produtiva da mídia nos processos educativos contemporâneos. Para tanto, do ponto de vista teórico, nos embasamos em contribuições de estudiosos como Coscarelli (2005), Ferrrari (2009), Lévy (1999), Lima e Nascimento (2010), Silva (2003), dentre outros. Os sujeitos envolvidos são alunos das três séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados, obtidos da aplicação de um questionário sociocultural, embora que parciais, nos possibilitam afirmar que esses alunos, sujeitos escolares, assumem práticas de leituras na Web diversas, que versam do entretenimento (maioria dos alunos-informantes) à busca de informação para pesquisas de natureza escolar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-22T18:14:15Z2024-01-222024-01-22T18:14:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057XAVIER, Manassés Morais; NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 480-491. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057porXAVIER, Manassés Morais.NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-22T20:56:38Zoai:localhost:riufcg/34057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-22T20:56:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. The search for information on the WEB: reading practices of high school students in digital environments. |
title |
A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. |
spellingShingle |
A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. XAVIER, Manassés Morais. Busca de informação - WEB Letramento digital Pesquisa na internet Escola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PB Leitura na WEB Pesquisa escolar - internet Information search - WEB Digital literacy Search on the Internet Severino Cabral State School - Campina Grande - PB Reading on the WEB School research - internet História. |
title_short |
A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. |
title_full |
A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. |
title_fullStr |
A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. |
title_full_unstemmed |
A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. |
title_sort |
A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. |
author |
XAVIER, Manassés Morais. |
author_facet |
XAVIER, Manassés Morais. NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. |
author_role |
author |
author2 |
NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
XAVIER, Manassés Morais. NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Busca de informação - WEB Letramento digital Pesquisa na internet Escola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PB Leitura na WEB Pesquisa escolar - internet Information search - WEB Digital literacy Search on the Internet Severino Cabral State School - Campina Grande - PB Reading on the WEB School research - internet História. |
topic |
Busca de informação - WEB Letramento digital Pesquisa na internet Escola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PB Leitura na WEB Pesquisa escolar - internet Information search - WEB Digital literacy Search on the Internet Severino Cabral State School - Campina Grande - PB Reading on the WEB School research - internet História. |
description |
Para a sociedade atual, o uso das ferramentas tecnológicas tornou-se algo corriqueiro e, consequentemente, necessário. Estar familiarizado às práticas de letramento digital constitui uma condição recorrente às atividades diárias de sujeitos sociais, cujas ações estão permeadas pela utilização da tecnologia: de uma simples transação bancária ou do manejo de aparelhos móveis de telefonia à atividades mais particulares, como realizar pesquisas na Internet ou construir gráficos estatísticos através de recursos digitais. De modo geral, seja para a realização de atividades simples ou complexas, comuns ou específicas, a tecnologia funciona decisivamente e oferece aos sujeitos de uma sociedade como a nossa – globalizada – recursos que suprem necessidades usuais e de comunicação/interação. Assim, o presente trabalho objetiva responder ao seguinte questionamento: quais as práticas de leituras de jovens/adolescentes no uso da Internet como meio de busca de informação? Partimos da concepção de que no ciberespaço há a confluência de atividades modernas que satisfazem, com rapidez, a dinâmica das práticas comunicativo-comportamentais. Este trabalho refere-se a uma pesquisa, em andamento, que, no cenário de ações educomunicativas, investiga o uso do jornalismo digital na escola, dentro de uma proposta pedagógica de leitura de textos jornalísticos e construção crítica de sentidos, o que justifica, a nosso ver, a relação produtiva da mídia nos processos educativos contemporâneos. Para tanto, do ponto de vista teórico, nos embasamos em contribuições de estudiosos como Coscarelli (2005), Ferrrari (2009), Lévy (1999), Lima e Nascimento (2010), Silva (2003), dentre outros. Os sujeitos envolvidos são alunos das três séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados, obtidos da aplicação de um questionário sociocultural, embora que parciais, nos possibilitam afirmar que esses alunos, sujeitos escolares, assumem práticas de leituras na Web diversas, que versam do entretenimento (maioria dos alunos-informantes) à busca de informação para pesquisas de natureza escolar. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2024-01-22T18:14:15Z 2024-01-22 2024-01-22T18:14:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057 XAVIER, Manassés Morais; NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 480-491. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057 |
url |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057 |
identifier_str_mv |
XAVIER, Manassés Morais; NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 480-491. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744609905999872 |