A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: XAVIER, Manassés Morais.
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057
Resumo: Para a sociedade atual, o uso das ferramentas tecnológicas tornou-se algo corriqueiro e, consequentemente, necessário. Estar familiarizado às práticas de letramento digital constitui uma condição recorrente às atividades diárias de sujeitos sociais, cujas ações estão permeadas pela utilização da tecnologia: de uma simples transação bancária ou do manejo de aparelhos móveis de telefonia à atividades mais particulares, como realizar pesquisas na Internet ou construir gráficos estatísticos através de recursos digitais. De modo geral, seja para a realização de atividades simples ou complexas, comuns ou específicas, a tecnologia funciona decisivamente e oferece aos sujeitos de uma sociedade como a nossa – globalizada – recursos que suprem necessidades usuais e de comunicação/interação. Assim, o presente trabalho objetiva responder ao seguinte questionamento: quais as práticas de leituras de jovens/adolescentes no uso da Internet como meio de busca de informação? Partimos da concepção de que no ciberespaço há a confluência de atividades modernas que satisfazem, com rapidez, a dinâmica das práticas comunicativo-comportamentais. Este trabalho refere-se a uma pesquisa, em andamento, que, no cenário de ações educomunicativas, investiga o uso do jornalismo digital na escola, dentro de uma proposta pedagógica de leitura de textos jornalísticos e construção crítica de sentidos, o que justifica, a nosso ver, a relação produtiva da mídia nos processos educativos contemporâneos. Para tanto, do ponto de vista teórico, nos embasamos em contribuições de estudiosos como Coscarelli (2005), Ferrrari (2009), Lévy (1999), Lima e Nascimento (2010), Silva (2003), dentre outros. Os sujeitos envolvidos são alunos das três séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados, obtidos da aplicação de um questionário sociocultural, embora que parciais, nos possibilitam afirmar que esses alunos, sujeitos escolares, assumem práticas de leituras na Web diversas, que versam do entretenimento (maioria dos alunos-informantes) à busca de informação para pesquisas de natureza escolar.
id UFCG_fbf26f0ded550846d2ddfe5855e9cbb2
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/34057
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais.The search for information on the WEB: reading practices of high school students in digital environments.Busca de informação - WEBLetramento digitalPesquisa na internetEscola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PBLeitura na WEBPesquisa escolar - internetInformation search - WEBDigital literacySearch on the InternetSeverino Cabral State School - Campina Grande - PBReading on the WEBSchool research - internetHistória.Para a sociedade atual, o uso das ferramentas tecnológicas tornou-se algo corriqueiro e, consequentemente, necessário. Estar familiarizado às práticas de letramento digital constitui uma condição recorrente às atividades diárias de sujeitos sociais, cujas ações estão permeadas pela utilização da tecnologia: de uma simples transação bancária ou do manejo de aparelhos móveis de telefonia à atividades mais particulares, como realizar pesquisas na Internet ou construir gráficos estatísticos através de recursos digitais. De modo geral, seja para a realização de atividades simples ou complexas, comuns ou específicas, a tecnologia funciona decisivamente e oferece aos sujeitos de uma sociedade como a nossa – globalizada – recursos que suprem necessidades usuais e de comunicação/interação. Assim, o presente trabalho objetiva responder ao seguinte questionamento: quais as práticas de leituras de jovens/adolescentes no uso da Internet como meio de busca de informação? Partimos da concepção de que no ciberespaço há a confluência de atividades modernas que satisfazem, com rapidez, a dinâmica das práticas comunicativo-comportamentais. Este trabalho refere-se a uma pesquisa, em andamento, que, no cenário de ações educomunicativas, investiga o uso do jornalismo digital na escola, dentro de uma proposta pedagógica de leitura de textos jornalísticos e construção crítica de sentidos, o que justifica, a nosso ver, a relação produtiva da mídia nos processos educativos contemporâneos. Para tanto, do ponto de vista teórico, nos embasamos em contribuições de estudiosos como Coscarelli (2005), Ferrrari (2009), Lévy (1999), Lima e Nascimento (2010), Silva (2003), dentre outros. Os sujeitos envolvidos são alunos das três séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados, obtidos da aplicação de um questionário sociocultural, embora que parciais, nos possibilitam afirmar que esses alunos, sujeitos escolares, assumem práticas de leituras na Web diversas, que versam do entretenimento (maioria dos alunos-informantes) à busca de informação para pesquisas de natureza escolar.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilUFCG20102024-01-22T18:14:15Z2024-01-222024-01-22T18:14:15Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057XAVIER, Manassés Morais; NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 480-491. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057porXAVIER, Manassés Morais.NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2024-01-22T20:56:38Zoai:localhost:riufcg/34057Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512024-01-22T20:56:38Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais.
The search for information on the WEB: reading practices of high school students in digital environments.
title A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais.
spellingShingle A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais.
XAVIER, Manassés Morais.
Busca de informação - WEB
Letramento digital
Pesquisa na internet
Escola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PB
Leitura na WEB
Pesquisa escolar - internet
Information search - WEB
Digital literacy
Search on the Internet
Severino Cabral State School - Campina Grande - PB
Reading on the WEB
School research - internet
História.
title_short A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais.
title_full A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais.
title_fullStr A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais.
title_full_unstemmed A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais.
title_sort A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais.
author XAVIER, Manassés Morais.
author_facet XAVIER, Manassés Morais.
NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo.
author_role author
author2 NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv XAVIER, Manassés Morais.
NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo.
dc.subject.por.fl_str_mv Busca de informação - WEB
Letramento digital
Pesquisa na internet
Escola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PB
Leitura na WEB
Pesquisa escolar - internet
Information search - WEB
Digital literacy
Search on the Internet
Severino Cabral State School - Campina Grande - PB
Reading on the WEB
School research - internet
História.
topic Busca de informação - WEB
Letramento digital
Pesquisa na internet
Escola Estadual Severino Cabral - Campina Grande - PB
Leitura na WEB
Pesquisa escolar - internet
Information search - WEB
Digital literacy
Search on the Internet
Severino Cabral State School - Campina Grande - PB
Reading on the WEB
School research - internet
História.
description Para a sociedade atual, o uso das ferramentas tecnológicas tornou-se algo corriqueiro e, consequentemente, necessário. Estar familiarizado às práticas de letramento digital constitui uma condição recorrente às atividades diárias de sujeitos sociais, cujas ações estão permeadas pela utilização da tecnologia: de uma simples transação bancária ou do manejo de aparelhos móveis de telefonia à atividades mais particulares, como realizar pesquisas na Internet ou construir gráficos estatísticos através de recursos digitais. De modo geral, seja para a realização de atividades simples ou complexas, comuns ou específicas, a tecnologia funciona decisivamente e oferece aos sujeitos de uma sociedade como a nossa – globalizada – recursos que suprem necessidades usuais e de comunicação/interação. Assim, o presente trabalho objetiva responder ao seguinte questionamento: quais as práticas de leituras de jovens/adolescentes no uso da Internet como meio de busca de informação? Partimos da concepção de que no ciberespaço há a confluência de atividades modernas que satisfazem, com rapidez, a dinâmica das práticas comunicativo-comportamentais. Este trabalho refere-se a uma pesquisa, em andamento, que, no cenário de ações educomunicativas, investiga o uso do jornalismo digital na escola, dentro de uma proposta pedagógica de leitura de textos jornalísticos e construção crítica de sentidos, o que justifica, a nosso ver, a relação produtiva da mídia nos processos educativos contemporâneos. Para tanto, do ponto de vista teórico, nos embasamos em contribuições de estudiosos como Coscarelli (2005), Ferrrari (2009), Lévy (1999), Lima e Nascimento (2010), Silva (2003), dentre outros. Os sujeitos envolvidos são alunos das três séries do ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Severino Cabral, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Os resultados, obtidos da aplicação de um questionário sociocultural, embora que parciais, nos possibilitam afirmar que esses alunos, sujeitos escolares, assumem práticas de leituras na Web diversas, que versam do entretenimento (maioria dos alunos-informantes) à busca de informação para pesquisas de natureza escolar.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2024-01-22T18:14:15Z
2024-01-22
2024-01-22T18:14:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/conferenceObject
format conferenceObject
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057
XAVIER, Manassés Morais; NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 480-491. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057
url http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057
identifier_str_mv XAVIER, Manassés Morais; NASCIMENTO, Robéria Nádia Araújo. A busca de informação pela WEB: práticas de leituras de alunos do ensino médio em ambientes digitais. In: II Colóquio Internacional de História: fontes históricas, ensino e história da educação. GT 04: Cultura Escolar, Diversidade e Comunicação Intercultural na História da Educação. Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), 2º, 2010. Anais [...]. Campina Grande - PB, 2010. p. 480-491. ISSN: 2179 2011. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/34057
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744609905999872