Escolarização da literatura infantil na escola do campo.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.silva http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825 |
Resumo: | Este trabalho de pesquisa monográfico tem como objetivo analisar o processo de escolarização da literatura infantil na escola do campo, bem como suas implicaturas para o ensino literário ao longo dos anos, expondo seus pontos negativos e positivos para a escolarização rural. Mais especificamente, analisa-se por meio de coletas de dados observacionais de campo a escolarização da literatura infantil na escola Rodolfo Santa cruz, localizada no sítio Pitombeira, Sumé/PB. Fazendo uma ponte entre algumas teorias que contemplam o percurso histórico do processo de escolarização da literatura infantil com os registros práticos de algumas aulas no trato com a leitura e produção textual naquela escola rural. Para tanto, a pesquisa se apoia na contribuição teórica de: Magda Soares (2003), Palo e Oliveira (1986), Antônio Cândido (1988), Lígia Cademartori (2010), Hélder Pinheiro (2007), Freire (1976), Garcia e Facicani (2009), Teresa Colomer (2003), Cunha (1999). Para a coleta de dados, fez-se o uso de diário de campo, entrevista com a professora que atua na escola, registro fotográfico das aulas e análise das atividades propostas no livro didático letivo durante as aulas observadas. Os resultados mostram que a literatura infantil durante muitos anos foi vista como menor pelo cânone literário, hoje se faz presente nas escolas subsidiando a leitura e produções textuais, contudo, atende mais a propósitos didáticos do que literários para o universo da escolarização. |
id |
UFCG_fc1d470cf6e9d4548c886a006b8bc05f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:localhost:riufcg/5825 |
network_acronym_str |
UFCG |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository_id_str |
4851 |
spelling |
Escolarização da literatura infantil na escola do campo.Schooling of children's literature in the rural school.Schooling of children's literature in the rural school.EscolarizaçãoLiteratura infantilEscola do CampoSchoolingChildren's literatureField SchoolEste trabalho de pesquisa monográfico tem como objetivo analisar o processo de escolarização da literatura infantil na escola do campo, bem como suas implicaturas para o ensino literário ao longo dos anos, expondo seus pontos negativos e positivos para a escolarização rural. Mais especificamente, analisa-se por meio de coletas de dados observacionais de campo a escolarização da literatura infantil na escola Rodolfo Santa cruz, localizada no sítio Pitombeira, Sumé/PB. Fazendo uma ponte entre algumas teorias que contemplam o percurso histórico do processo de escolarização da literatura infantil com os registros práticos de algumas aulas no trato com a leitura e produção textual naquela escola rural. Para tanto, a pesquisa se apoia na contribuição teórica de: Magda Soares (2003), Palo e Oliveira (1986), Antônio Cândido (1988), Lígia Cademartori (2010), Hélder Pinheiro (2007), Freire (1976), Garcia e Facicani (2009), Teresa Colomer (2003), Cunha (1999). Para a coleta de dados, fez-se o uso de diário de campo, entrevista com a professora que atua na escola, registro fotográfico das aulas e análise das atividades propostas no livro didático letivo durante as aulas observadas. Os resultados mostram que a literatura infantil durante muitos anos foi vista como menor pelo cânone literário, hoje se faz presente nas escolas subsidiando a leitura e produções textuais, contudo, atende mais a propósitos didáticos do que literários para o universo da escolarização.Este trabajo de pesquisa monográfico, tiene por objetivo analizar el proceso de escolarización de la literatura infantil en la escuela del campo, así como sus implicaciones para la enseñanza literaria al lo largo de los años, exponiendo sus puntos negativos y positivos, para la escolarización rural. Pero específicamente, analiza-se por medio de colectas de dados observacionales del campo y escolarización de la literatura infantil en la escuela Rodolfo Santa Cruz, localizada en el sitio Pitombeira, Sumé, Paraiba. Haciendo una conexión entre algunas teorías que contemplan el contexto histórico del proceso de escolarización de la literatura infantil con los registros prácticos de algunas clases con relación a la lectura y producción de textual en la escuela rural. Por lo tanto, la pesquisa se apoya en la contribución teórica de : Magda Soares (2003), Palo e Oliveira (1986), Antônio Cândido (1988), Ligia Cadematori (2010), Hélder Pinheiro (2007), Freire (1976), Garcia e Facicane (2009), Teresa Colomer (2003), Cunha (1999). Para la colecta de datos, se hizo el uso del diario del campo, entrevista con la profesora que actúa en la escuela, registros fotográficos de las clases y análisis de las actividades propuestas en el libro didáctico del año lectivo, durante las clases observadas. Los resultados muestran que la literatura infantil antiguamente fue vista como ni tan importante por los literatos, pero hoy se hace presente en las escuelas subsidiando la lectura y producciones textuales, por lo tanto, atiende más a propósitos didácticos do que literarios para el universo de la escolarización.Este trabajo de pesquisa monográfico, tiene por objetivo analizar el proceso de escolarización de la literatura infantil en la escuela del campo, así como sus implicaciones para la enseñanza literaria al lo largo de los años, exponiendo sus puntos negativos y positivos, para la escolarización rural. Pero específicamente, analiza-se por medio de colectas de dados observacionales del campo y escolarización de la literatura infantil en la escuela Rodolfo Santa Cruz, localizada en el sitio Pitombeira, Sumé, Paraiba. Haciendo una conexión entre algunas teorías que contemplan el contexto histórico del proceso de escolarización de la literatura infantil con los registros prácticos de algunas clases con relación a la lectura y producción de textual en la escuela rural. Por lo tanto, la pesquisa se apoya en la contribución teórica de : Magda Soares (2003), Palo e Oliveira (1986), Antônio Cândido (1988), Ligia Cadematori (2010), Hélder Pinheiro (2007), Freire (1976), Garcia e Facicane (2009), Teresa Colomer (2003), Cunha (1999). Para la colecta de datos, se hizo el uso del diario del campo, entrevista con la profesora que actúa en la escuela, registros fotográficos de las clases y análisis de las actividades propuestas en el libro didáctico del año lectivo, durante las clases observadas. Los resultados muestran que la literatura infantil antiguamente fue vista como ni tan importante por los literatos, pero hoy se hace presente en las escuelas subsidiando la lectura y producciones textuales, por lo tanto, atiende más a propósitos didácticos do que literarios para el universo de la escolarización.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCARVALHO, Marcelle Ventura.CARVALHO, M. V.http://lattes.cnpq.br/8475086982693634MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.GOMES, Almir Anacleto de AraújoSILVA, Lucivânia Deodato da.20142019-08-15T18:12:43Z2019-08-152019-08-15T18:12:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825SILVA, Lucivânia Deodato da. Escolarização da literatura infantil na escola do campo. 2014. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T16:20:54Zoai:localhost:riufcg/5825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T16:20:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolarização da literatura infantil na escola do campo. Schooling of children's literature in the rural school. Schooling of children's literature in the rural school. |
title |
Escolarização da literatura infantil na escola do campo. |
spellingShingle |
Escolarização da literatura infantil na escola do campo. SILVA, Lucivânia Deodato da. Escolarização Literatura infantil Escola do Campo Schooling Children's literature Field School |
title_short |
Escolarização da literatura infantil na escola do campo. |
title_full |
Escolarização da literatura infantil na escola do campo. |
title_fullStr |
Escolarização da literatura infantil na escola do campo. |
title_full_unstemmed |
Escolarização da literatura infantil na escola do campo. |
title_sort |
Escolarização da literatura infantil na escola do campo. |
author |
SILVA, Lucivânia Deodato da. |
author_facet |
SILVA, Lucivânia Deodato da. |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
CARVALHO, Marcelle Ventura. CARVALHO, M. V. http://lattes.cnpq.br/8475086982693634 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. GOMES, Almir Anacleto de Araújo |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SILVA, Lucivânia Deodato da. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escolarização Literatura infantil Escola do Campo Schooling Children's literature Field School |
topic |
Escolarização Literatura infantil Escola do Campo Schooling Children's literature Field School |
description |
Este trabalho de pesquisa monográfico tem como objetivo analisar o processo de escolarização da literatura infantil na escola do campo, bem como suas implicaturas para o ensino literário ao longo dos anos, expondo seus pontos negativos e positivos para a escolarização rural. Mais especificamente, analisa-se por meio de coletas de dados observacionais de campo a escolarização da literatura infantil na escola Rodolfo Santa cruz, localizada no sítio Pitombeira, Sumé/PB. Fazendo uma ponte entre algumas teorias que contemplam o percurso histórico do processo de escolarização da literatura infantil com os registros práticos de algumas aulas no trato com a leitura e produção textual naquela escola rural. Para tanto, a pesquisa se apoia na contribuição teórica de: Magda Soares (2003), Palo e Oliveira (1986), Antônio Cândido (1988), Lígia Cademartori (2010), Hélder Pinheiro (2007), Freire (1976), Garcia e Facicani (2009), Teresa Colomer (2003), Cunha (1999). Para a coleta de dados, fez-se o uso de diário de campo, entrevista com a professora que atua na escola, registro fotográfico das aulas e análise das atividades propostas no livro didático letivo durante as aulas observadas. Os resultados mostram que a literatura infantil durante muitos anos foi vista como menor pelo cânone literário, hoje se faz presente nas escolas subsidiando a leitura e produções textuais, contudo, atende mais a propósitos didáticos do que literários para o universo da escolarização. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2019-08-15T18:12:43Z 2019-08-15 2019-08-15T18:12:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.silva http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825 SILVA, Lucivânia Deodato da. Escolarização da literatura infantil na escola do campo. 2014. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825 |
url |
https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.silva http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825 |
identifier_str_mv |
SILVA, Lucivânia Deodato da. Escolarização da literatura infantil na escola do campo. 2014. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Campina Grande Brasil Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA UFCG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) instacron:UFCG |
instname_str |
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
instacron_str |
UFCG |
institution |
UFCG |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br |
_version_ |
1809744386467037184 |