Escolarização da literatura infantil na escola do campo.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Lucivânia Deodato da.
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825
Resumo: Este trabalho de pesquisa monográfico tem como objetivo analisar o processo de escolarização da literatura infantil na escola do campo, bem como suas implicaturas para o ensino literário ao longo dos anos, expondo seus pontos negativos e positivos para a escolarização rural. Mais especificamente, analisa-se por meio de coletas de dados observacionais de campo a escolarização da literatura infantil na escola Rodolfo Santa cruz, localizada no sítio Pitombeira, Sumé/PB. Fazendo uma ponte entre algumas teorias que contemplam o percurso histórico do processo de escolarização da literatura infantil com os registros práticos de algumas aulas no trato com a leitura e produção textual naquela escola rural. Para tanto, a pesquisa se apoia na contribuição teórica de: Magda Soares (2003), Palo e Oliveira (1986), Antônio Cândido (1988), Lígia Cademartori (2010), Hélder Pinheiro (2007), Freire (1976), Garcia e Facicani (2009), Teresa Colomer (2003), Cunha (1999). Para a coleta de dados, fez-se o uso de diário de campo, entrevista com a professora que atua na escola, registro fotográfico das aulas e análise das atividades propostas no livro didático letivo durante as aulas observadas. Os resultados mostram que a literatura infantil durante muitos anos foi vista como menor pelo cânone literário, hoje se faz presente nas escolas subsidiando a leitura e produções textuais, contudo, atende mais a propósitos didáticos do que literários para o universo da escolarização.
id UFCG_fc1d470cf6e9d4548c886a006b8bc05f
oai_identifier_str oai:localhost:riufcg/5825
network_acronym_str UFCG
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository_id_str 4851
spelling Escolarização da literatura infantil na escola do campo.Schooling of children's literature in the rural school.Schooling of children's literature in the rural school.EscolarizaçãoLiteratura infantilEscola do CampoSchoolingChildren's literatureField SchoolEste trabalho de pesquisa monográfico tem como objetivo analisar o processo de escolarização da literatura infantil na escola do campo, bem como suas implicaturas para o ensino literário ao longo dos anos, expondo seus pontos negativos e positivos para a escolarização rural. Mais especificamente, analisa-se por meio de coletas de dados observacionais de campo a escolarização da literatura infantil na escola Rodolfo Santa cruz, localizada no sítio Pitombeira, Sumé/PB. Fazendo uma ponte entre algumas teorias que contemplam o percurso histórico do processo de escolarização da literatura infantil com os registros práticos de algumas aulas no trato com a leitura e produção textual naquela escola rural. Para tanto, a pesquisa se apoia na contribuição teórica de: Magda Soares (2003), Palo e Oliveira (1986), Antônio Cândido (1988), Lígia Cademartori (2010), Hélder Pinheiro (2007), Freire (1976), Garcia e Facicani (2009), Teresa Colomer (2003), Cunha (1999). Para a coleta de dados, fez-se o uso de diário de campo, entrevista com a professora que atua na escola, registro fotográfico das aulas e análise das atividades propostas no livro didático letivo durante as aulas observadas. Os resultados mostram que a literatura infantil durante muitos anos foi vista como menor pelo cânone literário, hoje se faz presente nas escolas subsidiando a leitura e produções textuais, contudo, atende mais a propósitos didáticos do que literários para o universo da escolarização.Este trabajo de pesquisa monográfico, tiene por objetivo analizar el proceso de escolarización de la literatura infantil en la escuela del campo, así como sus implicaciones para la enseñanza literaria al lo largo de los años, exponiendo sus puntos negativos y positivos, para la escolarización rural. Pero específicamente, analiza-se por medio de colectas de dados observacionales del campo y escolarización de la literatura infantil en la escuela Rodolfo Santa Cruz, localizada en el sitio Pitombeira, Sumé, Paraiba. Haciendo una conexión entre algunas teorías que contemplan el contexto histórico del proceso de escolarización de la literatura infantil con los registros prácticos de algunas clases con relación a la lectura y producción de textual en la escuela rural. Por lo tanto, la pesquisa se apoya en la contribución teórica de : Magda Soares (2003), Palo e Oliveira (1986), Antônio Cândido (1988), Ligia Cadematori (2010), Hélder Pinheiro (2007), Freire (1976), Garcia e Facicane (2009), Teresa Colomer (2003), Cunha (1999). Para la colecta de datos, se hizo el uso del diario del campo, entrevista con la profesora que actúa en la escuela, registros fotográficos de las clases y análisis de las actividades propuestas en el libro didáctico del año lectivo, durante las clases observadas. Los resultados muestran que la literatura infantil antiguamente fue vista como ni tan importante por los literatos, pero hoy se hace presente en las escuelas subsidiando la lectura y producciones textuales, por lo tanto, atiende más a propósitos didácticos do que literarios para el universo de la escolarización.Este trabajo de pesquisa monográfico, tiene por objetivo analizar el proceso de escolarización de la literatura infantil en la escuela del campo, así como sus implicaciones para la enseñanza literaria al lo largo de los años, exponiendo sus puntos negativos y positivos, para la escolarización rural. Pero específicamente, analiza-se por medio de colectas de dados observacionales del campo y escolarización de la literatura infantil en la escuela Rodolfo Santa Cruz, localizada en el sitio Pitombeira, Sumé, Paraiba. Haciendo una conexión entre algunas teorías que contemplan el contexto histórico del proceso de escolarización de la literatura infantil con los registros prácticos de algunas clases con relación a la lectura y producción de textual en la escuela rural. Por lo tanto, la pesquisa se apoya en la contribución teórica de : Magda Soares (2003), Palo e Oliveira (1986), Antônio Cândido (1988), Ligia Cadematori (2010), Hélder Pinheiro (2007), Freire (1976), Garcia e Facicane (2009), Teresa Colomer (2003), Cunha (1999). Para la colecta de datos, se hizo el uso del diario del campo, entrevista con la profesora que actúa en la escuela, registros fotográficos de las clases y análisis de las actividades propuestas en el libro didáctico del año lectivo, durante las clases observadas. Los resultados muestran que la literatura infantil antiguamente fue vista como ni tan importante por los literatos, pero hoy se hace presente en las escuelas subsidiando la lectura y producciones textuales, por lo tanto, atiende más a propósitos didácticos do que literarios para el universo de la escolarización.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSAUFCGCARVALHO, Marcelle Ventura.CARVALHO, M. V.http://lattes.cnpq.br/8475086982693634MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.GOMES, Almir Anacleto de AraújoSILVA, Lucivânia Deodato da.20142019-08-15T18:12:43Z2019-08-152019-08-15T18:12:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesishttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.silvahttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825SILVA, Lucivânia Deodato da. Escolarização da literatura infantil na escola do campo. 2014. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2023-06-06T16:20:54Zoai:localhost:riufcg/5825Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512023-06-06T16:20:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false
dc.title.none.fl_str_mv Escolarização da literatura infantil na escola do campo.
Schooling of children's literature in the rural school.
Schooling of children's literature in the rural school.
title Escolarização da literatura infantil na escola do campo.
spellingShingle Escolarização da literatura infantil na escola do campo.
SILVA, Lucivânia Deodato da.
Escolarização
Literatura infantil
Escola do Campo
Schooling
Children's literature
Field School
title_short Escolarização da literatura infantil na escola do campo.
title_full Escolarização da literatura infantil na escola do campo.
title_fullStr Escolarização da literatura infantil na escola do campo.
title_full_unstemmed Escolarização da literatura infantil na escola do campo.
title_sort Escolarização da literatura infantil na escola do campo.
author SILVA, Lucivânia Deodato da.
author_facet SILVA, Lucivânia Deodato da.
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv CARVALHO, Marcelle Ventura.
CARVALHO, M. V.
http://lattes.cnpq.br/8475086982693634
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
GOMES, Almir Anacleto de Araújo
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Lucivânia Deodato da.
dc.subject.por.fl_str_mv Escolarização
Literatura infantil
Escola do Campo
Schooling
Children's literature
Field School
topic Escolarização
Literatura infantil
Escola do Campo
Schooling
Children's literature
Field School
description Este trabalho de pesquisa monográfico tem como objetivo analisar o processo de escolarização da literatura infantil na escola do campo, bem como suas implicaturas para o ensino literário ao longo dos anos, expondo seus pontos negativos e positivos para a escolarização rural. Mais especificamente, analisa-se por meio de coletas de dados observacionais de campo a escolarização da literatura infantil na escola Rodolfo Santa cruz, localizada no sítio Pitombeira, Sumé/PB. Fazendo uma ponte entre algumas teorias que contemplam o percurso histórico do processo de escolarização da literatura infantil com os registros práticos de algumas aulas no trato com a leitura e produção textual naquela escola rural. Para tanto, a pesquisa se apoia na contribuição teórica de: Magda Soares (2003), Palo e Oliveira (1986), Antônio Cândido (1988), Lígia Cademartori (2010), Hélder Pinheiro (2007), Freire (1976), Garcia e Facicani (2009), Teresa Colomer (2003), Cunha (1999). Para a coleta de dados, fez-se o uso de diário de campo, entrevista com a professora que atua na escola, registro fotográfico das aulas e análise das atividades propostas no livro didático letivo durante as aulas observadas. Os resultados mostram que a literatura infantil durante muitos anos foi vista como menor pelo cânone literário, hoje se faz presente nas escolas subsidiando a leitura e produções textuais, contudo, atende mais a propósitos didáticos do que literários para o universo da escolarização.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2019-08-15T18:12:43Z
2019-08-15
2019-08-15T18:12:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825
SILVA, Lucivânia Deodato da. Escolarização da literatura infantil na escola do campo. 2014. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825
url https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2014.tccmon.silva
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825
identifier_str_mv SILVA, Lucivânia Deodato da. Escolarização da literatura infantil na escola do campo. 2014. 46f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/5825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA
UFCG
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
instname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron:UFCG
instname_str Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
instacron_str UFCG
institution UFCG
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)
repository.mail.fl_str_mv bdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.br
_version_ 1809744386467037184