Análise do comportamento dinâmico e vibratório da suspensão de um veículo de pequeno porte "minibaja".
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG |
Texto Completo: | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11467 |
Resumo: | Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre o comportamento dinâmico e vibratório da suspensão veicular de um minibaja, sendo este, projetado para trafegar em quaisquer condições de tempo e terreno. Para esta análise, são feitos dois modelos matemáticos para a suspensão, o primeiro possuindo um grau de liberdade com o veiculo em movimento sobre um perfil de estrada cossenoidal, e o segundo com três graus de liberdade com ele parado, esse sistemas são simulados em um processo digital que cria um sinal de excitação, podendo ser aplicado nos modelos matemáticos. Os resultados obtidos para a primeira situação mostram que, aumentando-se o comprimento de onda da estrada os deslocamentos verticais da carroceria diminuem, porém com o aumento da velocidade, as acelerações verticais da carroceria a as forcas transmitidas ao veiculo diminuem. Com o veiculo parado verifica-se três modos de vibração, um no sentido vertical, no sentido longitudinal e o outro no sentido transversal, onde se pode constatar que o veiculo oscila mais intensamente no sentido vertical, isto é, para cima e para baixo. |
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Análise do comportamento dinâmico e vibratório da suspensão de um veículo de pequeno porte "minibaja".Analysis of the dynamic and vibratory behavior of the suspension of a small vehicle "mini-baja".Veículo de Pequeno Porte - MinibajaSuspensão - AutomóvelComportamento Dinâmico e VibratórioMatemática da Suspensão VeicularVeículo MinibajaModelo Físico - Simulação com Dados ExperimentaisSmall Vehicle - MinibajaSuspension - AutomotiveDynamic and Vibratory BehaviorVehicle Suspension MathematicsMini-vehiclePhysical Model - Simulation with Experimental DataNeste trabalho apresenta-se um estudo sobre o comportamento dinâmico e vibratório da suspensão veicular de um minibaja, sendo este, projetado para trafegar em quaisquer condições de tempo e terreno. Para esta análise, são feitos dois modelos matemáticos para a suspensão, o primeiro possuindo um grau de liberdade com o veiculo em movimento sobre um perfil de estrada cossenoidal, e o segundo com três graus de liberdade com ele parado, esse sistemas são simulados em um processo digital que cria um sinal de excitação, podendo ser aplicado nos modelos matemáticos. Os resultados obtidos para a primeira situação mostram que, aumentando-se o comprimento de onda da estrada os deslocamentos verticais da carroceria diminuem, porém com o aumento da velocidade, as acelerações verticais da carroceria a as forcas transmitidas ao veiculo diminuem. Com o veiculo parado verifica-se três modos de vibração, um no sentido vertical, no sentido longitudinal e o outro no sentido transversal, onde se pode constatar que o veiculo oscila mais intensamente no sentido vertical, isto é, para cima e para baixo.This paper aims at presenting a study about the vehicular suspension vibratory dynamic behavior of a "minibaja" the one that has been deigned transit in any land and weather conditions. As for the analyses, two mathematical models are made for the suspension: the first one with a freedom degree with a vehicle in motion on a road profile under a cosine behavior, whereas the second one with three freedom degree with a motionless vehicle. Such systems are simulated under a digital process, which creates an excitation signal, the ones which may be applied to mathematical model. The results found during the former situation points out an increasing in the road wavelength, hence a trailer vertical dislocation decreasing. However, with the velocity increasing the trailer vertical acceleration as well as the vehicle transmitted forces are decreased. Thus, the motionless vehicle figures out three vibration ways: one in the vertical direction, other in the longitudinal direction and another in the transversal one. Here, it could be observed that there is greater vibration intensity in the vertical direction, that is to say, in the up and down directions.Universidade Federal de Campina GrandeBrasilCentro de Ciências e Tecnologia - CCTPÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICAUFCGOLIVEIRA, Natanael Victor de.OLIVEIRA, N. V.http://lattes.cnpq.br/9692958924182686SILVA, Antônio Almeida.SOUZA, Lúcio Stefano Valença.2003-02-282020-02-03T18:03:26Z2020-02-032020-02-03T18:03:26Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11467SOUZA, Lúcio Stefano Valença. Análise do comportamento dinâmico e vibratório da suspensão de um veículo de pequeno porte "minibaja". 126f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Mecânica), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11467porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCG2022-10-19T20:39:28Zoai:localhost:riufcg/11467Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.ufcg.edu.br/PUBhttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/oai/requestbdtd@setor.ufcg.edu.br || bdtd@setor.ufcg.edu.bropendoar:48512022-10-19T20:39:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre o comportamento dinâmico e vibratório da suspensão veicular de um minibaja, sendo este, projetado para trafegar em quaisquer condições de tempo e terreno. Para esta análise, são feitos dois modelos matemáticos para a suspensão, o primeiro possuindo um grau de liberdade com o veiculo em movimento sobre um perfil de estrada cossenoidal, e o segundo com três graus de liberdade com ele parado, esse sistemas são simulados em um processo digital que cria um sinal de excitação, podendo ser aplicado nos modelos matemáticos. Os resultados obtidos para a primeira situação mostram que, aumentando-se o comprimento de onda da estrada os deslocamentos verticais da carroceria diminuem, porém com o aumento da velocidade, as acelerações verticais da carroceria a as forcas transmitidas ao veiculo diminuem. Com o veiculo parado verifica-se três modos de vibração, um no sentido vertical, no sentido longitudinal e o outro no sentido transversal, onde se pode constatar que o veiculo oscila mais intensamente no sentido vertical, isto é, para cima e para baixo. |
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