Análise do comportamento dinâmico e vibratório da suspensão de um veículo de pequeno porte "minibaja".

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Lúcio Stefano Valença.
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/11467
Resumo: Neste trabalho apresenta-se um estudo sobre o comportamento dinâmico e vibratório da suspensão veicular de um minibaja, sendo este, projetado para trafegar em quaisquer condições de tempo e terreno. Para esta análise, são feitos dois modelos matemáticos para a suspensão, o primeiro possuindo um grau de liberdade com o veiculo em movimento sobre um perfil de estrada cossenoidal, e o segundo com três graus de liberdade com ele parado, esse sistemas são simulados em um processo digital que cria um sinal de excitação, podendo ser aplicado nos modelos matemáticos. Os resultados obtidos para a primeira situação mostram que, aumentando-se o comprimento de onda da estrada os deslocamentos verticais da carroceria diminuem, porém com o aumento da velocidade, as acelerações verticais da carroceria a as forcas transmitidas ao veiculo diminuem. Com o veiculo parado verifica-se três modos de vibração, um no sentido vertical, no sentido longitudinal e o outro no sentido transversal, onde se pode constatar que o veiculo oscila mais intensamente no sentido vertical, isto é, para cima e para baixo.
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