Cisternas de placas para a captação e armazenamento das águas: uma abordagem matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: COSTA, Norma Margarete de Sousa.
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCG
Texto Completo: https://dx.doi.org/10.52446/espensciendanaturezaCDSA.2018.tccmon.costa3
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Resumo: O presente trabalho resulta de pesquisa sobre a abordagem dos conteúdos matemáticos presentes na cisterna de placas, na perspectiva dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, da Escola Cônego João Marques-Sucursal3 Capoeiras, localizada na Zona Rural de Serra Branca-PB no Cariri Ocidental. Esta pesquisa teve por objetivo abordar o estudo da matemática presente nas cisternas de placa e sua importância na captação e aproveitamento de água de chuva no semiárido paraibano. Abordamos a pesquisa exploratória para proporcionar maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito, onde a mesma pode ser considerada qualitativa e quantitativa, no qual os dados da pesquisa de campo foram obtidos a partir de entrevistas junto aos alunos, complementadas com dados secundários e a observação não participante semiestruturado. Logo ao abordarmos a construção de cisternas, que além de consistir em uma atividade de preservação e conservação dos recursos naturais, partimos da realidade dos indivíduos que vivem e convivem no semiárido, ressaltando a importância dos conceitos matemáticos, nesse desenvolvimento, abordando atividades que levaram os alunos a perceberem conteúdos que permeiam o cotidiano de forma significativa.
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Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4663O presente trabalho resulta de pesquisa sobre a abordagem dos conteúdos matemáticos presentes na cisterna de placas, na perspectiva dos alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental, da Escola Cônego João Marques-Sucursal3 Capoeiras, localizada na Zona Rural de Serra Branca-PB no Cariri Ocidental. Esta pesquisa teve por objetivo abordar o estudo da matemática presente nas cisternas de placa e sua importância na captação e aproveitamento de água de chuva no semiárido paraibano. Abordamos a pesquisa exploratória para proporcionar maior familiaridade com o problema, tornando-o mais explícito, onde a mesma pode ser considerada qualitativa e quantitativa, no qual os dados da pesquisa de campo foram obtidos a partir de entrevistas junto aos alunos, complementadas com dados secundários e a observação não participante semiestruturado. Logo ao abordarmos a construção de cisternas, que além de consistir em uma atividade de preservação e conservação dos recursos naturais, partimos da realidade dos indivíduos que vivem e convivem no semiárido, ressaltando a importância dos conceitos matemáticos, nesse desenvolvimento, abordando atividades que levaram os alunos a perceberem conteúdos que permeiam o cotidiano de forma significativa.The present work results from a research on the approach of the mathematical contents present in the plate cistern, in the perspective of the students of the 9th Year of Primary Education, of the João Marques-Capoeira Branch College, located in the Serra Branca-PB Rural Zone in Western Cariri. The objective of this research was to study the mathematics present in plate cisterns and their importance in the capture and utilization of rainwater in the semi - arid region of Paraíba. We approach the exploratory research to provide greater familiarity with the problem, making it more explicit, where it can be considered qualitative and quantitative, in which the data of the field research were obtained from interviews with the students, complemented with secondary data and non-participant observation semistructured. As soon as we approach the construction of cisterns, which in addition to constituting an activity of preservation and conservation of natural resources, we start from the reality of individuals living and living in the semi-arid region, emphasizing the importance of mathematical concepts in this development, addressing activities that led the students to perceive content that permeates everyday life in a meaningful way.Submitted by Deyse Queiroz (deysequeirozz@hotmail.com) on 2019-07-03T14:29:12Z No. of bitstreams: 1 NORMA MARGARETE DE SOUSA DA SILVA - TCC ESP. ENS. 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CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018..pdf: 952688 bytes, checksum: 91d0696da8413b6c577ea8956b4ae328 (MD5) Previous issue date: 2018-04-30Universidade Federal de Campina GrandeUFCGBrasilCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSACisternas de placas para a captação e armazenamento das águas: uma abordagem matemática.Plate cisterns for capturing and storing water: a mathematical approach.2018-04-302019-07-03T14:29:13Z2019-07-032019-07-03T14:29:13Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação matemáticaCisternas de placasConvivência com o semiáridoMathematics educationPlate CisternsLiving with the semi-aridporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFCGinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGORIGINALNORMA MARGARETE DE SOUSA DA SILVA - TCC ESP. ENS. CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA 2018.pdfNORMA MARGARETE DE SOUSA DA SILVA - TCC ESP. ENS. 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